QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA 2022

QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA 2022

QUARTO DOMINGO DAPÁSCOA –  08/05/2022

Jesus, o Bom Pastor,  conhece e ama suas ovelhas.

(Preparar um ramalhete de flores rosas brancas, para apresentar no momento da oração pelas mães falecidas)

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, acolhemos e saudamos a todos desejando-vos paz e bem. Hoje, a Igreja celebra o quarto domingo da Páscoa e nos apresenta Jesus, o Bom Pastor que nos acolhe em seu amor. Suas palavras nos motivam a prosseguir iluminados pelo Espírito Santo. Celebramos, também hoje, às nossas mães, por elas e com elas agradeçamos a Deus por esta santa e nobre missão. Acolhemos a procissão de entrada cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Jesus, o Bom Pastor nos convida a segui-lo para alcançarmos a salvação. Entretanto, movidos por nossos interesses materiais, pelo nosso egoísmo e pela falta de interesse na promoção da vida dos irmãos, ignoramos os ensinamentos de Jesus e deixamos de pertencer ao seu rebanho. Por esta razão, pedimos perdão a Deus e aos irmãos. Confessemos os nossos pecados.

Confessos a Deus todo-poderoso...

 

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos o Senhor por tantas vidas doadas na promoção do encontro com a vida plena que nos é oferecida pelo Bom Pastor. Cantemos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: At 13,14.43-52

Salmo Responsorial: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

Segunda Leitura Ap 7,9.14-17

Evangelho: Jo 10,27-30

 

REFLEXÃO

           O quarto domingo da Páscoa enfatiza a figura do Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas, e que, por isso, é reconhecido a seguido por elas. A liturgia da Palavra nos coloca diante da missão de Jesus e da nossa missão de pastores e pastoras, missão de pessoas responsáveis em testemunhar Jesus Cristo. Paulo e Barnabé, ressuscitados com Cristo, enfrentando a perseguição e maledicência dos invejosos, anunciam com convicção e entusiasmo contagiante o Evangelho e atraem muitos adeptos ao cristianismo. Os Apóstolos agiam como verdadeiros pastores, sem medo dos lobos, iam ao encontro das ovelhas desgarradas e desviadas do caminho. Iluminados fortalecidos pelo Espírito Santo, enfrentavam os falsos pastores, que se apresentam com peles de ovelhas, enganando, ludibriando e manipulando muitas ovelhas, roubando-lhes os direitos, a dignidade, a própria vida. A exemplo de Paulo e Barnabé, seguindo fielmente Jesus Cristo, o Bom Pastor, como Igreja, somos convocados a cuidar do rebanho do Senhor, particularmente das ovelhas vulneráveis, ir ao encontro das ovelhas excluídas e abandonadas e defende-las dos lobos vorazes e insaciáveis deste sistema perverso que mata.

           O Evangelho fala do pastor que conhece suas ovelhas, que por sua vez ouvem e reconhecem sua voz, o seguem, identificando-se e configurando-se com ele. Jesus sabe quem são seus verdadeiros discípulos, que o seguem fielmente em todos os momentos, os que creem que um dia possuirão a vida eterna.

           Seguir Jesus Cristo, o Bom Pastor e continuar a sua missão, nos leva a passar por grandes tribulações, incompreensões, desavenças, traições, trapaças, depressões, que nos molestam e causam dor e por vezes desânimo. Necessitamos deum alívio, às vezes imediato, para não perecermos. O Bom Pastor nos conduz às fontes da água viva, e Deus enxuga as lágrimas de nossos olhos. Quem faz a bela experiência de conviver com o Bom Pastor, sente-se convocado, impelido a também ser bom pastor, inserindo-se na diversidade de pastorais e serviços das comunidades, indo ao encontro de tantas ovelhas desamparadas, abandonadas que clamam por misericórdia, ternura, amor e vida.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Irmãos e irmãs, a caminho da casa do Pai, peçamos a Cristo, Bom Pastor que nos guie nessa travessia, pedindo: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

1-Pelobispo de Roma, o Papa Francisco, para que exerça com constância e amor, a missão de ser bom pastor para a Igreja e toda a humanidade, pedimos.

2-Portodos os servidores do Reino de Deus e das comunidades, para que escutem sempre a voz do Bom Pastor e o sigam com fidelidade, pedimos.

3-Pelosvocacionados ao serviço da Igreja nos diversos ministérios, para que estejam sempre atentos à voz do Bom Pastor e dispostos a acolhê-la como orientação da vida, pedimos.

4-Pelosgovernantes das nações, para que se deixem iluminar pelos valores do Evangelho e assumam o real compromisso com a justiça, a paz e o bem dos mais necessitados, pedimos.

 

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

(Oração pelos falecidos: Apresentar flores brancas simbolizando nossa homenagem e nossa oração pelas mães falecidas).

 

OFERTÓRIO

Animador: Oferecemos ao Senhora vida de nossas mães, sua dedicação na educação dos filhos e seu cuidado na orientação para a vivência da fé que conduz à salvação. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Somos convidados a seguir Jesus, o Bom Pastor para termos vida plena. Vamos ao seu encontro cantando.

Autor:
No items found.
Comente