DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DÉCIMO OITAVO DOMINGO DOTEMPO COMUM – 31/07/2022

O essencial na vida é o amor, a solidariedade, a fraternidade.

ACOLHIDA

Animador: Sejam todos bem-vindos a esta celebração. Saudamos a todos, desejando-vos Paz e Bem. A liturgia de hoje nos motiva a suplicar ao Senhor o auxílio da sua sabedoria, para evitarmos os riscos de uma vida ilusória, pautada nas falsas seguranças, na ganância, na vaidade, nos bens que passam, a buscarmos refúgio no Senhor da vida e da história, e acolhermos em nosso coração as coisas do alto: o amor, a justiça e a solidariedade. Iniciemos nossa celebração, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: O Senhor nos interpela a abrirmos o coração à sua graça, ao seu amor incondicional, à sua misericórdia infinita, à gratuidade do seu perdão.

-Pelas vezes que deixamo-nos seduzir pelas vaidades desse mundo, a riqueza, o orgulho e o poder, Senhor, tende piedade de nós.

-Pelas vezes que cultivamos em nosso coração maus desejos, paixões desordenadas, cobiça, que é idolatria, Cristo, tende piedade de nós.

-Pelas vezes que gastamos nosso tempo nas falsas seguranças desse mundo e esquecemos das coisas do alto e que o Senhor é nosso auxílio e segurança, Senhor, tende piedade de nós.

 

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Trindade Santa pelas incontáveis bênçãos que gratuitamente recebemos, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Ecl 1,2;2,2-23.

Salmo Responsorial: Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.

Segunda Leitura: Cl 3,1-5.9-11

Evangelho: Lc 12,13-21

REFLEXÃO:

-A liturgia deste final de semana nos leva a refletir sobre questões fundamentais e os valores que devem nortear nossa vida, Quais são os valores que temos? O que consideramos como valor? As coisas que nós valorizamos são realmente valores? Pode acontecer que nós gastamos nossa vida só adquirindo valores que diante de Deus não tem nenhum valor, como: bens materiais, status, beleza física... coisas efêmeras, passageiras, descartáveis ou de pouca duração, e esquecemos de nos preocupar com o que realmente tem valor, que são as coisas eternas.

- Jesus nos diz: “onde está o seu tesouro, aí estará também seu coração”. Ou seja, se nosso tesouro consistir apenas em bens materiais, aí estará nosso coração, nossa preocupação, nossa atenção, e facilmente esquecemos de Deus e de nossos irmãos. Por outro lado, quando encontramos os verdadeiros valores, nossa vida, nosso comportamento muda e tudo o mais passa a ser relativo. Quando trabalhamos focados apenas no lucro, no dinheiro, nos bens materiais, sem tempo para Deus e para os irmãos, tudo se torna vazio, nos desumaniza e nos escraviza, pois não há riqueza no mundo que nos satisfaça verdadeiramente se nós não praticarmos obras de amor, caridade, solidariedade, misericórdia e compaixão, se não amarmos a Deus e ao próximo.

- O livro do Eclesiastes mostra que gastar a vida apenas pensando em ajuntar dinheiro, ter bens, é um dos grandes erros do ser humano, pois ao morrer, nada levamos. Se trilharmos este caminho, nossa vida não passará de vaidade, fugacidade, banalidades, pois em nada contribui para a sua edificação e a edificação da vida dos outros. A nossa vida, por mais longa que possa parecer, é “qual vigília de uma noite que passou, pois mil anos para Deus é como ontem” (Sl  90,4). Se a vida é tão curta, tão passageira, porque nos desgastamos com coisas fúteis? Se a vida é tão veloz, devemos aproveitar o tempo com coisas boas, que promovem a vida. O salmo pede que Deus nos ensine a contar nossos dias, isto é, que saibamos que nossos dias estão contados, e que, por isso, deveríamos viver como se fosse o último, perdoando, partilhando, enfim, fazendo o bem, buscando sempre as coisas do alto, como nos recomenda São Paulo, aspirando as coisas celestes, mais que as terrestres. Ele nos faz um forte apelo à conversão. Fazer morrer essas atitudes, esses procedimentos gananciosos, a imoralidade, as impurezas, a paixão cega, os maus desejos, a cobiça que é idolatria. São coisas que tornam o ser humano insensível e o afastam do caminho de Deus.

- O evangelho nos apresenta uma briga por causa de herança. Essa situação não nos é estranha. São muitos os irmãos que se tornam verdadeiros inimigos por causa de herança. Jesus faz uma forte advertência: “A vida de um homem não consiste na abundância de bens”. “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância”. Pessoas gananciosas não se importam com os outros. Elas fazem trapaças e prejudicam o próximo para obter vantagens, para ganham, não se importando se o outro precisa mais. Ou sem terem conta a caridade cristã, o amor ao próximo. Para ilustrar isso, Jesus conta a parábola da abundante colheita do homem rico. A preocupação do homem era onde guardar a colheita. Jamais cogitou a possibilidade de dividir, partilhar, deixar que seus funcionários participassem nos lucros da terra, da sua empresa. Ele pensou apenas nele. Mas Deus o chama de louco, porque não sabia que iria morrer nesta noite. Voltaria para o pó como qualquer outra pessoa, com a diferença de que diante de Deus, era a pessoa mais pobre, mais miserável, porque sua vida consistia nos seus bens. “Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. Pensemos bem nas preciosas e vitais mensagens das leituras deste dia.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Irmãos e irmãs, apresentemos a Deus Pai nossos pedidos de filhos e filhas, dizendo:

Senhor, vinde em nosso auxílio.

1 – Pai celeste, vós que sois nosso refúgio, concedei à Igreja percorrer frutuosa caminhada sinodal em vista decrescer na participação, na comunhão e na missão, nós vos pedimos.

2 – Vós que criastes todas as coisas para o bem da humanidade, livrai-nos da ganância e dai-nos um coração solidário e justo e saibamos partilhar o que de vós recebemos, nós vos pedimos.

3 – Vós que vos ofereceis com nossa verdadeira riqueza, fortalecei as famílias contra a idolatria do dinheiro e ajudai-nos a usá-lo sempre para aumentar a comunhão fraterna em favor da vida e da dignidade de todos, nós vos pedimos.

4 – Vós que dais as coisas do alto, fazei morrer em nós as vaidades, ilusões mundanas e falsas seguranças, e tornai-nos mulheres e homens novos em Cristo, nós vos pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Reconhecer que tudo é dom de Deus e partilhar com os irmãos e irmãs, sobretudo com os mais necessitados, é a oferta que agrada a Deus e edifica a humanidade. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Jesus não retém nada para si, se dá todo a nós como alimento que dá vida ao mundo. Recebamo-lo com gratidão e alegria, cantando.

Autor:
No items found.
Comente