QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 30/01/2022

Somos profetas do amor, da justiça e da paz.

ACOLHIDA

Animador: Com alegria e fé nos reunimos para celebrar e crescer no conhecimento da vontade de Deus. Ele nos convida a sermos profetas: anunciar o bem, o amor, tudo que promove a vida e denunciar o que desumaniza. Mesmo não sendo compreendidos, como aconteceu com Jesus em sua Terra, carregamos a certeza de que Deus ampara e caminha com aqueles que querem ver triunfar o amor. Iniciemos nossa celebração, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Jesus sentiu a dor da INDIFERENÇA. Duvidaram de sua mensagem e de sua origem divina. Coloquemo-nos nas mãos misericordiosas e no coração compassivo de Deus e supliquemos seu perdão.

- Pelas vezes em que somos indiferentes com quem anuncia o bem e a paz, Senhor, tende piedade de nós.

-Pelas vezes em que somos indiferentes à participação na comunidade e nos omitimos em anunciar a Boa Nova do Reino, Cristo, tende piedade de nós.

-Pelas vezes em que somos indiferentes aos clamores do povo sofrido e dos gemidos da Mãe Terra, deixando de ser profetas da justiça, da verdade e do amor, Senhor, tende piedade de nós.

 

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Deus pelo AMOR que existe no coração de tantas pessoas que trabalham em prol do bem e da paz. É o AMOR que vence a indiferença e faz abrir o coração e as mãos para construir um mundo melhor. Cantemos.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira leitura: Jr 1,4-5.17-19

Salmo Responsorial: Minha boca anunciará, todos os dias, vossas graças incontáveis, ó Senhor.

Segunda leitura: 1Cor 12,31-13,13  

Evangelho: Lc4,21-30

REFLEXÃO

- O projeto de Jesus agrada a uns e desagrada a outros. Tem os que se encantam por ele, por suas palavras e ações que libertam e salvam, e o seguem com fidelidade, e tem os que se sentem incomodados com suas palavras e sua ação em favor dos últimos, dos sobrantes, dos que estão privados e excluídos do banquete da vida, da dignidade e da paz. Esta rejeição ao Plano de Deus, já se manifesta fortemente no Antigo Testamento. O jovem Jeremias, chamado por Deus desde o ventre de sua mãe para ser profeta das nações, já experimenta essa forte oposição, se sente incapaz e com medo, mas Deus o encoraja, pois é Ele quem coloca as palavras na boca de quem Ele escolhe e envia.

- Hoje, a realidade não mudou muito. Como Jeremias, somos chamados a sermos profetas e profetisas. E o projeto de Jesus, seu Evangelho também provoca ruptura e divisão. As tentativas de silenciar a voz de Jesus Cristo que fala através da Igreja, a distorção de sua mensagem libertadora, a difamação e a perseguição aos porta-vozes da verdade do evangelho, é uma constante. Mas Deus não abandona os que Ele chama, concede-lhes uma diversidade de dons para a edificação de sua Igreja e a construção de um outro mundo possível.

- O dom de Deus por excelência é o Amor. O Amor é que dá sentido a tudo o que realizamos. A partir da experiência de Deus, que é amor, o apóstolo Paulo elenca algumas características do amor. “O amor é paciente”, persistente, perseverante; “o amor é prestativo”, está sempre de mãos estendidas para ajudar, para erguer, para afagar; ele não é invejoso, nem arrogante, não é orgulhoso nem interesseiro, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Se o alimentarmos continuamente na sua fonte que é Deus, o amor jamais acabará.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Vamos proclamar o nosso sim a Deus, cantando: “Vou te seguir Jesus, vou te seguir, pois sem Ti, não sei aonde ir”.

  1. Profeta é pessoa de esperança. Para que unidos ao nosso querido Papa Francisco, possamos irradiar luz, força, amor e esperança ao nosso redor, cantemos.
  2. Profeta é pessoa de paz. Para que, a exemplo de São Francisco, sejamos portadores de paz em todos os ambientes, cantemos.
  3. Profeta é pessoa de bondade. Para que, inspirados em Santa Dulce dos pobres, saibamos partilhar nossa vida, nossos dons e bens com os necessitados, cantemos.
  4. Profeta é pessoa de fé. Para que cultivemos a fé, alimentada na oração, que gera confiança no amparo e força de Deus diante das adversidades, cantemos.
  5. Profeta é pessoa de justiça. Para que não nos calemos diante das injustiças e possamos anunciar a verdade, a esperança, a bondade e a vitória do bem, cantemos.

OFERTÓRIO

Animador: Oferecemos nossa vida para que o Senhor fortaleça nossa fé e o nosso compromisso como profetas do amor, da justiça e da paz. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: A vida no amor nos liberta da tristeza. A Eucaristia é o alimento do amor que precisamos para sermos profetas. Enquanto recebemos esse alimento Sagrado, cantemos.

Autor:
No items found.
Comente