DECIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DECIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPOCOMUM – 19/06/2022

Da Cruz brota a Libertação e a Vida!

 

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, desejando um feliz encontro de fé, acolhemos a todos para esta celebração. Partilhando o Pão da Palavra e da Eucaristia, e assim nos fortalecemos no caminho do amor doação que dá verdadeiro sentido à vida. Quando existe amor, nada é pesado. Jesus nos orienta que o caminho da cruz é o único que leva à realização e à vida plena. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: A morte violenta de Jesus tem duas faces: por um lado revela a força do pecado e, por outro, a força do amor mais forte do que a morte. Agradecidos pelo amor incondicional de Deus, façamos nossos pedidos de perdão.

- Por pensar que a vida fácil e sem sacrifício é o caminho da felicidade, Senhor, tende piedade de nós!

- Pela indiferença e acomodação diante das necessidades dos irmãos, Cristo tende piedade de nós.

- Pelas vezes que vemos que confessamos Jesus como o Messias, Filho do Deus vivo, mas não abraçamos a cruz, seguindo suas pegadas, Senhor tende piedade de nós.

 

GLÓRIA

Animador: Pelo amor incondicional de Jesus, dom de Deus, que nos dá seu Espírito de vida, demos glórias à Trindade Santa, cantando.

 

LITURGIADA PALAVRA

Primeira Leitura: Zc 12,10-11; 13,1

Salmo Responsorial: A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!

Segunda Leitura: Gl 3,26-29

Evangelho: Lc 9,18-24

 

REFLEXÃO

- A igreja de Jesus deveria ouvir sempre de novo a pergunta que Jesus fez um dia aos discípulos na proximidade de Cesareia de Felipe: “E vós, quem dizeis que eu sou”? Se nas comunidades cristãs deixamos apagar-se nossa fé em Jesus, perdemos nossa identidade. Não conseguiremos viver com audácia criativa a missão que Ele nos confiou; não nos atreveremos a enfrentar o futuro, abertos à novidade de seu Espírito; nos asfixiaremos na mediocridade. Quem é hoje Jesus para nós?

- Nós confessamos, como Pedro, que Jesus é o “Messias de Deus”, o Enviado do Pai. É verdade: Deus tanto amou o mundo que nos presenteou Jesus. Será que nós cristãos sabemos acolher, cuidar, desfrutar e celebrar este grande dom de Deus? É Jesus o centro de nossas celebrações, encontros e reuniões? Confessamo-lo também como “Filho de Deus”. Ele pode ensinar-nos conhecer melhor a Deus, a confiar mais em sua bondade de Pai, a ouvir com mais fé o seu chamado a construir um mundo mais fraterno e justo para todos. Estamos descobrindo em nossas comunidades o rosto de Deus encarnado em Jesus? Sabemos anuncia-lo e comunica-lo como a grande notícia para todos? Chamamos Jesus de “Salvador”, porque Ele tem força para humanizar nossa vida, libertar nossas pessoas e encaminhar a história humana para a sua salvação definitiva. Ele é essa esperança que se respira entre nós? É essa a paz que se transmite a partir de nossas comunidades? Confessamos Jesus como nosso único “Senhor”. Não queremos ter outros senhores nem submeter-nos a ídolos falsos. Mas, ocupa Jesus realmente o centro de nossa vida? Damos-lhe primazia absoluta em nossas comunidades? Somos de Jesus? É Ele quem nos anima e faz viver?

- “Quem dizeis que eu sou”? Aquilo que professamos sobre Ele, infelizmente, muitas vezes são fórmulas aprendidas, aceitas de maneira mecânica, repetidas de forma leviana e afirmadas mais que vividas. Confessamos Jesus por costume, por piedade ou por disciplina. Adoramos Jesus como “Deus”, mas ele não é o centro de nossa vida. Confessamo-lo como “Senhor” mas vivemos de costas para Ele, sem saber muito bem como Ele era e o que queria. Chamamo-lo de “Mestre”, mas nos comportamos como membros de uma religião, e não como discípulos seus. Não devemos enganar-nos. Precisamos colocar-nos diante de Jesus, deixar-nos olhar diretamente por Ele e ouvir do fundo de nosso ser suas palavras: “Quem sou eu realmente para vós”? A esta pergunta responde-se mais pela vida do que com palavras sublimes.

- Muitas vezes acreditamos ter uma fé inabalável em Jesus, porque o temos perfeitamente definido com fórmulas precisas, e não nos damos conta de que, na vida diária, o estamos desfigurando continuamente com nossos interesses e covardias. Confessamo-lo abertamente com nosso Deus e Senhor, mas às vezes Ele não significa quase nada nas atitudes que inspiram nossa vida.

- Jesus, “o Messias de Deus”, nos coloca diante de nossa última verdade e se transforma, para cada um de nós, em convite prazeroso à mudança, à conversão constante, à busca humilde, mas apaixonada, de um mundo melhor para todos. Para alguns, Jesus é perigoso. Nele descobrimos uma entrega incondicional aos necessitados, entrega essa que põe a descoberto nosso radical egoísmo. Uma paixão pela justiça que sacode nossas seguranças, covardias e servidões. Uma fé no Pai que nos convida a sair de nossa incredulidade e desconfiança. Jesus é a coisa maior que nós cristãos temos. Ele infunde outro sentido e abre outro horizonte à nossa vida. Ele nos transmite outra lucidez e outra generosidade. Ele nos comunica outro amor e outra liberdade. Ele é nossa esperança.

 

PRECES DACOMUNIDADE

Presidente: Da cruz brota a verdadeira vida. Depois de cada prece pedimos: Senhor, escutai a nossa prece.

1-Para que o Papa Francisco com toda a igreja saiba conduzir o povo para a alegria de servir e amar, pedimos.

2-Para que, diante dos desafios que a vida apresenta, saibamos nos apoiar em Deus e assim caminharmos com esperança e fé, superando as cruzes do dia-a-dia, pedimos.

3-Para que eduquemos nossa mente e coração a servir e amar e não levar vantagem em tudo, pedimos.

4-Para que possamos carregar nossa cruz e sermos solidários com os que carregam cruzes mais pesadas que as nossas, pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Quem vive para si empobrece seu viver, quem doar a própria vida, vida nova há de colher. No pão e no vinho, entregamos nossa vida nas mãos de Deus para que Ele faça em nós Sua vontade, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: A Eucaristia é a maior prova devida doada para que todos tenham vida plena. Este gesto nos ensina a fazer o mesmo.

Autor:
No items found.
Comente