SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDA 2022

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDA 2022

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – 12/06/2022

O Deus trindade em seu amor, gera a comunidade cristã.

 

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, reunidos no amor da Trindade Santa: Paz e Bem! Somos chamados, amados, acolhidos e convidados a fazer parte da Família de Deus, a fim de tornar a família humana uma comunidade inflamada pelo amor divino. Por essa graça, bendigamos o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santificador. Celebremos com fervor e acompanhemos a procissão de entrada cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: A Trindade Santa, perfeita comunidade de amor, é misericórdia e compaixão. Agradecidos e com humildade, pela nossa falta de unidade, peçamos perdão.

- Por não testemunharmos a beleza e a alegria da fé em comunidade, Senhor, tende piedade de nós.

- Por não iluminarmos o caminho dos irmãos com a luz da verdade e da fraternidade, Cristo, tende piedade de nós.

- Por não vivermos em comunhão com a Trindade que a todos vem iluminar com sua luz divina, Senhor, tende piedade de nós.

 

GLÓRIA

Animador: Em comunhão com Deus Trindade, elevamos nosso hino de louvor pela alegria da convivência fraterna na construção de um mundo mais humano e feliz. Cantemos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Pr 8,22-31

Salmo Responsorial: Ó Senhor, nosso Deus, como é grande o vosso nome por todo o universo!

Segunda Leitura: Rm 5,1-5

Evangelho: Jo 16,12-15

 

REFLEXÃO

           Certamente, são incontáveis as vezes que já fizemos o sinal da cruz e invocamos a Santíssima Trindade. É pertinente fazermo-nos a pergunta: com que motivação, com que sentimentos, com que consciência invocamos a Santíssima Trindade? A Festa da Santíssima Trindade revela-nos que nosso Deus não é um indivíduo, um ser solitário, mas é a perfeita comunidade, três pessoas distintas, mas um único Deus. É muito difícil entender este grande mistério. Ele não cabe em nossa pequena cabeça, em nossos critérios racionais. Só temos condições de assimilar este grande mistério a partir do nosso coração, de nossa vivência, de nossa experiência de fé, de nossa intimidade com Deus e de nosso compromisso e engajamento na vida da comunidade cristã. Uma pessoa egoísta, individualista, materialista, fechada em si mesma jamais compreenderá Deus, dificilmente sentirá e experimentará o amor e a misericórdia do Deus comunidade.

           A Santíssima Trindade é a base de nossa comunidade missionária, de onde partem nossas ações missionárias. Por isso somos convidados a olhar para o interior de nossas comunidades eclesiais e da nossa vida de família e avaliar como andam nossa unidade e nossas ações comuns em favor de todos, em favor dos mais necessitados.

           As três pessoas, sendo um só Deus, nos ensinam a viver a unidade na diversidade de nossas comunidades, com a variedade de nossos dons e carismas. Pensemos mais naquilo que nos une, nos nossos dons particulares, nas coisas que fazem a riqueza de nossa comunidade. Ela será cada vez mais perfeita se colocarmos em comum nossas diferenças, nossos dons e talentos, pois eles só permanecerão dons, se doados com generosidade e gratuidade a serviço, em favor da vida e da dignidade, na construção de um outro mundo possível, um mundo sem senhores e sem escravos, um mundo de irmãos.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Irmãos e irmãs, apresentemos nossas preces à Santíssima Trindade, pedindo: Trindade Santa, atendei-nos!

1-Pelo Papa Francisco, para que, iluminado pelo Espírito da verdade, possa continuar conduzindo a Igreja e toda a humanidade no caminho do diálogo, do entendimento e da paz, pedimos.

2-Pelos nossos governantes, para que promovam e apoiem ações em favor da vida e da dignidade de todo o povo, em especial, dos mais pobres, pedimos.

3-Pelas nossas comunidades, em sintonia com toda Igreja caminhem juntos e trabalhem unidas na promoção da fé e na prática da partilha, pedimos.

4-Por todos nós, para que assumamos com alegria a missão de levar a luz que ilumina, fortalece e orienta na vivência do Evangelho, pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Ao Senhor oferecemos tudo o que está sendo construído com o testemunho do amore a vivência da fraternidade. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: O Deus da vida, que se fez comunhão na Trindade, nos renova na alegria de servir. Vamos ao seu encontro cantando.

Autor:
No items found.
Comente