E agora, o que acontece depois do Capítulo Provincial?

E agora, o que acontece depois do Capítulo Provincial?

A vida itinerante dos Frades

Sempre que se encerra um Capítulo, é comum as pessoas que frequentam nossas casas e paróquias questionarem: os frades irão se mudar?

Por muitas vezes, devido ao nosso jeito de viver, alguns irmãos passam muito rapidamente por algumas Fraternidades e acabam precisando ser transferidos para poder auxiliar outra comunidade mais necessitada.

Pois bem: Os frades vão mudar ou não? A resposta não é tão simples assim.

Os frades não se apropriem do próprio trabalho, mas a ele se dediquem com abertura para as necessidades da fraternidade local, da circunscrição e da Ordem, e estejam sempre disponíveis para a itinerância. (CC 79,4)

Desde o início do movimento franciscano, os irmãos foram orientados a entregar todos os seus bens aos pobres, ser despojados e estar sempre junto ao povo. Estar aberto à necessidade da Ordem é fundamental para o desenvolvimento de uma vida missionária. Os capuchinhos, desde sua origem, estiveram junto ao povo, pregando com honestidade e auxiliando o povo em suas necessidades.

A partir da profissão dos nossos votos, escolhemos não ter nada de próprio, sem nos apropriarmos de nada, nem de pessoas e nem de lugar algum. Nessa perspectiva, podemos entender que a itinerância dos frades faz parte integrante de sua vida e que a experiência e vivência do apostolado em diversos lugares é essencial para a formação franciscana. Nesse sentido, todos os frades são convidados a residirem em diversos locais diferentes no decorrer de sua caminhada.

Atualmente, na Província de Minas Gerais, os frades são enviados para as devidas Fraternidades e paróquias para exercerem seus trabalhos por 3 anos, salvo exceções. Após o término desse período, um novo Governo Provincial é eleito e realiza as novas transferências.

Sendo assim, quando um frade passa pelo processo de transferência de Fraternidade ou paróquia, ele está ciente que isso faz parte integrante de nossa forma de ser. Afinal, esta foi a vida que ele escolheu: viver a partir do carisma franciscano, em obediência, em castidade e sem nada de próprio.

E agora?

Tendo acontecido as eleições para o novo Governo Provincial, o Provincial eleito, Frei Adilson Gonçalves, irá visitar todas as Fraternidades, para conversar particularmente com os frades. Após esse processo, o Provincial e seu conselho realizarão diversas reuniões para reconstrução das fraternidades e encaminhamentos das atividades para esse triênio. E concluídos os diálogos a Província de Minas Gerais comunica a todos os nossos amigos e paroquianos como ficarão compostas as fraternidades para o triênio 2022-2025.

Franciscanos Capuchinhos - Minas Gerais
Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente