Encontro de jovens com Capuchinhos no Chile

Encontro de jovens com Capuchinhos no Chile

O Espírito Santo é a essência do fundamento cristão, isto é, o princípio fundante da unidade eclesial, da comunhão entre os diferentes. Desse modo, ao nos aproximarmos da solenidade de Pentecostes, a Liturgia da Palavra reiteradamente nos leva a escutar do Senhor que a sua Presença permanecerá junto à Igreja mediante o envio do “Paráclito”, da Presença que revigora, anima, defende, consola e torna presente e atuante, na comunidade, os mistérios salvíficos. Ao celebrar essa solenidade, estamos como entrando no núcleo de força da Igreja, pois se não houvesse a atuação do Espírito no tempo e na história não se sustentaria o Corpo Místico de Cristo, a sua Presença constante, logo, seríamos vítimas da orfandade, não seríamos as testemunhas da semente de eternidade no tempo. Por isso, podemos dizer que a Igreja, a comunidade dos discípulos do Senhor, permanece una e santa porque revive continuamente a efusão do Espírito, o rejuvenescimento de sua missão salvífica.

Imbuídos desse mesmo Espírito, que concede à Igreja a multiformidade de carismas e que, há oitocentos anos, chamou um jovem de Assisa seguir as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo, pobre, crucificado e servo, em fraternidade, a Pastoral Juvenil de Hualpén, Região de Bio-Bio, Chile, realizou um encontro com alguns jovens daquela cidade, compartilhando um pouco do carisma franciscano e de suas principais características. O encontro ocorreu na Casa Pastoral São Francisco de Assis, pertencente à Paróquia Jesus de Nazaré, a qual, juntamente com a Paróquia São Miguel, está sob os cuidados dos frades capuchinhos. Durante toda a tarde do dia 13 de maio, os jovens presentes contaram com a presença de alguns frades, frei Maurício dos Anjos, frei José de Sá e frei Josué de Lima, os quais partilharam um pouco acerca da centralidade do Espírito Santo para a Igreja e para o carisma franciscano, haja vista ter sido Francisco de Assis um homem do Espírito, feito oração, ou, na expressão de São Boaventura, um Alter Christus.

A partir de reflexões, dinâmicas, partilhas, cânticos e muita animação, os jovens foram convidados a se aproximarem cada vez mais do carisma franciscano, participando de algumas das atividades promovidas pela Pastoral Juvenil. Dentre essas atividades, por exemplo, estão a Vigília de Pentecostes e os encontros de formação e convivência que ocorrem naquela cidade. Ao fim do encontro, houve um pequeno lanche, juntamente com danças e muita conversa.

Autor:
Frei José Alberto Sá, OFMCap
No items found.
Comente