Encontro Panamericano Capuchinho de JPIC

Encontro Panamericano Capuchinho de JPIC

No sábado, 10 de abril, aconteceu o Encontro Panamericano de animadores capuchinhos de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), reunindo, de modo virtual, cerca de 80 participantes, na grande maioria capuchinhos animadores de JPIC de toda a América, alguns leigos e religiosas que atuam junto com os frades neste serviço, bem como alguns ministros provinciais, conselheiros gerais e frades de diversos serviços da Cúria Geral.

           Este Encontro é fruto de um intercâmbio e encontros on-line entre os animadores nacionais de JPIC das Conferências dos capuchinos do Brasil (CCB), da América Andina (CCA), da América Central e Caribe (CONCAM) e da América do Norte e Pacífico (NAPCC).Desde meados de 2020, os animadores nacionais têm se reunido para trocar experiências e somar esforços, motivados pelo animador de JPIC da Ordem, fr. Joel de Jesus. Este Encontro ocorre dentro do processo que a Ordem vem motivando de renovação do carisma em todo continente americano, num processo de interajuda e maior intercâmbio entre as circunscrições, com a futura realização de um Encontro Panamericano com os ministros provinciais e custódios para traçar caminhos conjuntos às presenças capuchinhas nas Américas.

           Deste modo, este Encontro buscou um maior contato entre os frades do serviço JPIC, como também troca de experiências, percepções e desafios entre os participantes, com um primeiro momento de diálogo em grupos (divididos em “salas virtuais” no sistema zoom utilizado), compartilhando as iniciativas e propostas da atuação da JPIC dos capuchinhos. Foram 14 grupos, que em seguida partilharam brevemente, em plenário, os principais pontos dos diálogos. Após, frei Aldir Crócoli, capuchinho brasileiro, especialista em franciscanismo e missionário no Haiti há anos, proferiu uma conferência sobre a “JPIC e o compromisso com os pobres”. Ele iluminou com um aprofundamento, à luz de São Francisco de Assis, nossa vocação cristã e franciscana, que comporta intrinsecamente a opção preferencial pelos pobres. A seguir, houve um breve tempo ainda em grupos para ressoar a conferência em diálogos.

           Assim, estas três horas de Encontro foram muito significativas e marcantes, uma vez que os frades puderam escutar uns aos outros, conhecendo experiências em locais tão diversos ao longo do continente, e perceber as luzes do carisma franciscano-capuchinho com seu irrenunciável valor da justiça, da paz e do cuidado com a criação. O Encontro tem sua continuidade no sábado, 17 de abril, no modo virtual também, com três horas de duração, e aprofundando a JPIC e as dimensões da contemplação, missão e formação, com pequenas conferências, intercaladas com grupos para diálogos.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente