Franciscanos Capuchinhos do Brasil no encontro JCoR em Brasília
Entre os dias 29 de abril e 5 de maio, na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília/DF, aconteceu o encontro chamado Taller Presencial JCoR Brasil. O encontro foi promovido pela CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – e teve como tema “rumo à mudança sistêmica e incidência política”. Reuniu religiosos e leigos do Brasil e também de outros países da América Latina.
Os Franciscanos Capuchinhos do Brasil foram representados pelos freis Clézio Menezes (presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil), José Bernardi e Matheus Fernandes da Silva (Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul); Marcelo Toyansk (Franciscanos Capuchinhos de São Paulo e animador do Serviço JPIC dos Capuchinhos do Brasil); Edimilson Jesus e Junio César Roza (Franciscanos Capuchinhos do Brasil Central) e Vanildo Zugno (Franciscanos Capuchinhos do RS e atual assessor executivo de formação da CRB).
A JCoR (Justice Coalition of Religious) tem como principal tema a Justiça no centro da transformação global e é uma coligação de organizações religiosas católicas credenciadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Reúnem-se logo após os Estados adotarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um programa vasto que visa minorar o sofrimento humano e ambiental de 2015 a 2030.
A missão da JCoR é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em condições de pobreza. O principal objetivo da coligação é, portanto, melhorar a colaboração entre os membros, na sede da ONU e no mundo inteiro, no trabalho de combate às causas profundas da pobreza, à destruição do ambiente natural e ao desenvolvimento insustentável.
Busca fortalecer a capacidade dos membros das congregações religiosas católicas, que trabalham na base e daqueles que os representam nas Nações Unidas para: petição de justiça para as pessoas que vivem na pobreza através de fóruns internacionais, nacionais e regionais; abordar as causas profundas do desenvolvimento insustentável; e promover um desenvolvimento justo, equitativo e baseado em direitos por meio de uma implementação justa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Durante o encontro, diversas temáticas foram apresentadas, bem como a realidade brasileira, a partir dos 15 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que consistem em: Erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.
Coordenou o encontro o padre Gabriel Naranjo Salazar, CM, coordenador regional para a América Latina e Caribe, a Irmã Veronica Brand, do conselho de membros da JCoR, e Teresa Blumenstein, ambas de Nova York.
Houveram mesas de apresentação da realidade e também trabalhos em grupo para analisar os problemas existentes e pensar projetos a serem apresentados, buscando garantir vida digna para todas as pessoas. Cabe destacar ainda os momentos de espiritualidade trazendo as realidades do povo brasileiro.
Segundo frei Marcelo Toyansk, “com momentos renovadores, desde relatos fortes de irmãos mais marginalizados até o testemunho da irmã que foi postulante da Irmã Dorothy, o Encontro contribuiu para a visão sistêmica e a incidência política. Através das partilhas e reflexões, avançamos para serviços conjuntos na Igreja em saída às periferias. Destacando a desigualdade social como situação crítica estrutural a ser enfrentada com nossas ações conjuntas e com profecia”.