Encontro virtual de Animadores Capuchinhos de JPIC
No dia 02 de dezembro aconteceu o Encontro virtual de Animadores Capuchinhos de JPIC da América Latina. Esta foi a primeira reunião após o Encontro Latino Americano de Justiça, Paz e Integridade da Criação que aconteceu em Bogotá, na Colômbia, no mês de outubro de 2023. Estiveram presentes os animadores da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) e Conferência dos Capuchinhos de Hispanoamérica (CCH).
O encontro iniciou com um momento de oração, trazendo presente a nossa vida e as realidades nas quais estamos inseridos. Na sequência, cada circunscrição apresentou como foi repassado aos freis aquilo que foi vivenciado na Colômbia e também o que se tem planejado para o próximo ano para animar o trabalho JPIC. Foi um momento profundo de reflexão e de iniciativas, que serão realizadas no decorrer do próximo ano, bem como apresentado e aprofundado sobre os desafios que o Serviço apresenta.
Para frei Marcelo Toyansk, animador de JPIC dos Capuchinhos do Brasil, este encontro é significativo, pois no Encontro na Colômbia vivemos em um kairós, como muitos irmãos afirmam, uma vez que, em uma profunda espiritualidade, dialogamos e compreendemos melhor os valores e a missão importante da JPIC nas nossas circunscrições hoje. Percebe-se, todavia, que o serviço ainda é pouco compreendido e encontra muita resistência, por vezes, alguns que o relegam como desnecessário ou opcional.
JPIC está no DNA franciscano: São Francisco, santo da paz, patrono dos ecologistas e vive sua vida em relação com a justiça aos mais empobrecidos. São valores centrais do carisma, mas que pedem de nós uma acolhida fiel do carisma: A vivência da paz, justiça e cuidado da vida e da criação, tem em Francisco relações profundamente evangélicas, por exemplo, na mediação entre o bispo e o podestà, no encontro com o sultão e os leprosos, na contemplação fraternal de toda a criação...
Já frei Laércio Ferreira, secretário de JPIC da CCH disse que: “No encontro virtual de novembro, os irmãos que participaram em Bogotá expressaram a alegria pelo próprio encontro, momentos de intensa fraternidade e formação. Muitos irmãos são novos nesse serviço e estão bastante entusiasmados. Como CCH estamos montando o calendário de atividades para o próximo ano. Há um clima de grande alegria e esperança”.
Durante o próximo ano, outros encontros acontecerão visando pensar e partilhar atividades de Justiça, Paz e Integridade da Criação.