Formandos se reúnem na Serra de São Pedro-SP e celebram São Fidélis

Formandos se reúnem na Serra de São Pedro-SP e celebram São Fidélis

A caminhada formativa em uma ordem religiosa é um processo de intenso discernimento e amadurecimento. Diversas são as alegrias de se viver em fraternidade. Mas também enfrentamos desafios no dia a dia. Essa foi a principal motivação que guiou o primeiro encontro de formandos de 2022.

No dia 22 de abril, participamos da Ordenação Diaconal do Frei Maycon e, no dia seguinte, partimos para o Seminário Santo Antônio, na Serra de São Pedro. A presença do noviciado interprovincial de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo foi uma grande alegria para todos nós.

Após o café da manhã, nos reunimos para uma roda de conversa com o intuito de partilharmos nossa vida enquanto formandos. Foi um ótimo momento para revermos nossa caminhada vocacional e confrontarmos nossa visão de formação com a visão dos demais irmãos.

Também pudemos nos ajudar e revigorar nosso o ânimo para nos mantermos firmes no propósito que optamos por seguir. Também foi muito frutuosa a partilha dos noviços que puderam nos contar como tem sido os primeiros meses na Fraternidade de Nossa Senhora de Lourdes, em Botucatu, que, desde o final do ano passado, tornou-se a casa do noviciado interprovincial.

A parte da tarde contou com uma gincana, na qual pudemos interagir com todos os irmãos de formação. Em seguida, rezamos as Primeiras Vésperas do Terceiro Domingo da Páscoa na capela do Seminário. E, para finalizar o dia, foi preparada uma festa de Carnaval fora de época, com diversos acessórios e fantasias, muita música e deliciosos salgadinhos preparados pelos colaboradores do Seminário da Serra.

No domingo, dia 24 de abril, logo pela manhã, fomos para o Seminário São Fidélis, em Piracicaba. Celebramos, junto com a comunidade, o dia de seu padroeiro em Celebração Eucarística presidida por nosso Ministro Provincial, Frei Arcanjo.

Após a celebração, tivemos um momento de conversa com Frei Arcanjo, que partilhou conosco a experiência com os frades do Chile e nos motivou a sermos autênticos seguidores de Francisco de Assis. Após a conversa, resgatando uma antiga tradição, os formandos da Província de São Paulo realizaram uma prévia para as Eleições do Capítulo Provincial que acontecerá no final do ano.

Por fim, fomos recebidos na fraternidade, pelo Frei Caetano, para um almoço no qual pudemos celebrar o término deste encontro de formandos. Com as forças renovadas, retornamos às nossas fraternidades, com a certeza de que nossos irmãos estarão sempre disponíveis para nos ajudarem.

 

 

 

Autor:
Suellen Valente, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em São Paulo
No items found.
Comente