VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO COMUM – 05/09/2021

VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO COMUM – 05/09/2021

VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO COMUM – 05/09/2021

Mês da Bíblia: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! Neste início do mês da Bíblia, que tem como o lema: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), queremos abrir nossos ouvidos para acolher a Palavra de Deus, testemunhá-la e anunciá-la com alegria, na busca de sermos UM só em Cristo Jesus. O Deus fiel nos adotou como filhos e filhas, fez-nos herdeiros do seu Reino e nos ajuda a superar toda prostração e desânimo. Celebremos aquele que faz justiça aos pobres e oprimidos e nos chama à comunhão com eles, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos nosso Deus que, por sua Palavra e presença entre nós, fazendo-nos ver, ouvir e sentir suas maravilhas. Cantemos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: No início do mês da Bíblia, acolhamos a Palavra de Deus que é luz de nossos passos, nos liberta e salva, cantando.

Primeira Leitura: Is 35,4-7ª

Salmo Responsorial: Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida! 

Primeira Leitura: Tg 2,1-5

Evangelho: Mc 7,31-37

REFLEXÃO 

- A Liturgia deste domingo nos adverte sobre as diversas formas de alienação que nos impedem de ver a realidade e transformá-la. Uma pessoa livre é uma pessoa que enxerga a realidade e sabe discernir os sinais dos tempos, sobretudo discernir entre o bem e o mal; é livre quando tem opiniões próprias, fruto do seu raciocínio, da sua inteligência; é livre quando não depende de outras, não é submissa aos caprichos de outras pessoas, sobretudo das que querem apenas usá-las para o seu próprio benefício.

- A primeira leitura nos coloca diante da situação de sofrimento de muitos cegos, surdos e aleijados, no sentido figurado do termo, e, por causa disso, há muita gente desanimada, sem esperança, totalmente dominada. É dentro desse contexto que surge o profeta com uma mensagem de esperança. O anúncio profético fala do fim desse tempo doloroso, enchendo de coragem e esperança esse povo maltratado pela dor. O profeta diz aos corações desanimados: “sejam fortes! Não tenham medo!”. Para ser forte é preciso ter fé, é preciso acreditar num Deus libertador, que está presente e não ignora o sofrimento, é preciso acreditar que não se está só. O profeta anuncia um Deus que vem para fazer justiça, para salvar do sofrimento e das injustiças sofridas que os tornavam cegos, ou seja, alienados. Diz o profeta: “os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará”. Ou seja, havia muitas pessoas sendo dominadas, enxergando somente aquilo que alguns queriam que elas enxergassem, ouvindo somente aquilo que os poderosos queriam que elas ouvissem, tendo procedimentos que outros lhes impunham, enfim, sem voz e sem vez, manipuladas. A realidade retratada por Isaías não está muito distante de nós. Há muita alienação ainda hoje, muita gente dominada, cega para seus direitos, surda para as vozes dos profetas, manipuladas como massa de manobra.

- A transformação anunciada pelo profeta não acontece de forma mágica. É imprescindível o compromisso, o envolvimento dos atingidos por este sistema perverso. Precisamos ser fortes e corajosos para lutar contra as injustiças e as forças da morte. Assim a esperança anunciada por Isaías pode tornar-se realidade.

- Jesus está atravessando a região da Decápole, uma região de miseráveis, ou de pessoas que foram jogadas na miséria pelos desmandos da elite dominante. Passar por aquela região significa coloca-la na sua rota, no seu caminho, entre suas prioridades. A prioridade de Jesus é estar com os que sofrem para ajuda-los a libertar-se dos sofrimentos. Jesus encontra um homem surdo que falava com dificuldade. Esse homem simboliza uma categoria, um povo e não apenas um indivíduo. Jesus impõe as mãos, é solidário, faz algo para mudar aquela situação, aquela realidade. Jesus o afasta da multidão, mostrando-nos que a libertação só vai acontecer se rompermos com determinada realidade, se nos afastarmos de certas situações alienantes. A pedagogia de Jesus mostra que é preciso se afastar de certas coisas, romper com certos sistemas, se queremos de fato ser livres, ouvir, falar, enxergar e andar com as próprias pernas. Quem é agraciado pelo toque de Jesus Cristo e recebe uma missão profética não pode se calar. Mais do que recuperar a audição e a voz, esse homem recupera sua consciência e, consciente de sua condição, da sua realidade, clama em voz alta a todos, para que outros também possam ouvir e falar. Quando todos os alienados se libertarem de sua situação, haverá muitas vozes clamando por justiça, e não haverá mais tanto sofrimento, tanta gente enganada e tantas pessoas manipuladas. Para que isto aconteça, é preciso acabar com os favoritismos e as regalias, o preconceito, com as desigualdades, com o tratamento desigual, discriminatório que as pessoas recebem nas diversas instâncias da sociedade tendo como critério a mera aparência. Só assim, haverá um “novo céu, uma nova terra”, um mundo sem senhores e escravos, mas um mundo de irmãos.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Supliquemos ao Senhor com toda a fé, que venha em nosso socorro e escute nossas orações: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

  1. Dai perseverança à vossa Igreja, Senhor, para que, iluminada pela vossa Palavra, seja sinal de esperança, coragem e fé para o vosso povo cansado, nós vos pedimos. 
  2. Abri os olhos dos cegos, restaurai o ânimo dos cansados, iluminai os caminhos dos que erram, abri os ouvidos dos surdos e enchei-nos de vossa graça, nós vos pedimos.
  3. Fazei justiça aos oprimidos, dai alimento aos famintos, comprometei-nos todos no empenho da promoção da vida e dignidade dos mais necessitados da nossa sociedade, nós vos pedimos.
  4. A fé em Jesus Cristo não deve admitir acepção de pessoas: ajudai-nos a superar o espírito de julgamento e discriminação e tornai-nos ais tolerantes e respeitosos com as diferenças, nós vos pedimos.

OFERTÓRIO

Animador: Junto com o pão e o vinho colocamos no altar do Senhor o nosso coração aberto para acolher, encarnar, testemunhar e irradiar a luz da Palavra de Deus, cantando. 

 

COMUNHÃO

Animador: Ouvindo a vossa palavra e recebendo vosso pão eucarístico, fortalecei nossa caminhada e transformai o nosso agir. Cantemos.

Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach
No items found.
Comente