Frades Pós noviços renovam votos temporários e Frei Irineu Lucion celebra 40 anos de vida sacerdotal.

Frades Pós noviços renovam votos temporários e Frei Irineu Lucion celebra 40 anos de vida sacerdotal.

No dia em que celebramos o trânsito de nosso Pai Seráfico Sâo Francisco de Assis, dia 03 de outubro, os frades da etapa da Filosofia que residem no Convento São Francisco de Assis em Cuiabá-MT.

Na oportunidade, celebrou também os 40 anos de vida sacerdotal do Frei Irineu Lucion, ele que foi um dos pioneiros no ínicio da missão da custódia.

"Na cruz, Francisco descobriu a pobreza e a nudez de Jesus, e concebeu sua própria vida uma tentativa de viver de modo cada vez mais pobre e desnudo. O pós-noviciado, último estágio da formação inicial, deve servir para que os irmãos conformem suas vidas segundo aquela do Mestre." (Ratio, nº 275)

A celebração dos votos aconteceu num sítio localizado no condomínio Vivendas Primavera, contando com a presença de toda Fraternidade. Os frades pós noviços renovam os votos de pobreza, obediência e castidade por mais um ano. Frei Gilberto Bedin, custódio, é quem acolhe os votos dos frades.  

"O pós-noviciado, que começa com a profissão temporária e termina com a profissão perpétua, é a terceira etapa da iniciação. Nesse período, os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem." (Constituições, nº 32)

Nesta etapa da formação os frades vivendo os conselhos, a cada ano renovam os votos que são temporários, tendo em vista a profissão perpétua. Renovam os votos:

Frei Ericles Silva Lopes
Frei Hítalo Roan de Jesus Gomes
Frei Lucas Rafael Ferreira de Lima
Frei Ronaldo Alves Barboza
Frei Rubenil de Castro Oliveira

Clique aqui e veja demais fotos

Referências:

RATIO Formationis: viver segundo a forma do Santo Evangelho / Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Porto Alegre: Estef, 2020. 150 p.

CONSTITUIÇÕES da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e ordenações dos capítulos gerais: com regra e. Porto Alegre: Estef, 2014. 304 p. Tradução Oficial da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.

Autor:
Frei Rubenil de Castro Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente