Frei David Naime Fioravante emite os Votos Perpétuos

Frei David Naime Fioravante emite os Votos Perpétuos

No dia 19 de março de 2022, sábado, Solenidade de São José, fr. David Naime Fioravante emitiu os Votos Perpétuos na Igreja Nossa Senhora das Mercês, durante a missa das 10 horas. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso Ministro Provincial fr. Pedro Cesario Palma, com a presença de todos os freis do Governo Provincial, das fraternidades de Botiatuba, Almirante Tamandaré, Mercês, Cúria Provincial, Ponta Grossa (Convento e Paróquia Bom Jesus, Paróquia Imaculada), Siqueira Campos, Londrina, Umuarama, Céu Azul, Florianópolis, Joinville, Paraguai ... dos Aspirantes, Noviços e Pós-noviços, religiosas, pais e familiares, amigos de vários lugares e paroquianos.

Fr. João José dos Santos, o pároco, fez a acolhida dos presentes, por lugares (além dos acima citados, acrescentando Bandeirantes e Maringá).

Fr. Kleber Moresco foi o mestre de cerimônias; fr. Rogério Goldoni Silveira, o comentarista; animaram a liturgia os freis formandos; os cantos foram conduzidos por Guilherme Almeida e seu coral 'Arranjo de Terça' (da paróquia), com participação especial dos freis Carlos Alberto David, Marco Aurélio de Lara e Kater Vinícius dos Santos (cantos bem escolhidos, executados com maestria, leveza e unção). Thaís Naime (de Maringá e prima do professando) fez a 1a. Leitura; fr. Rondinele Augusto Teixeira Passos cantou o Salmo; fr. Fidel Acosta Paez (noviço) fez a 2a. Leitura; fr. João José proclamou o Evangelho e o casal Wagner e Noemi (das Mercês) fez as preces dos fiéis; fr. Alessandro M. Farinasso foi o solista da Ladainha. A celebração seguiu basicamente a da Solenidade de São José, com adaptação ao rito de Profissão Religiosa.

Na homilia fr. Pedro saudou o guardião fr. Daniel Heinzen, o pároco fr. João José, aos freis do Governo Provincial, os concelebrantes, os que acompanhavam esta celebração pelos MCS, os participantes de outros lugares (acima citados), os das Mercês, os pais e familiares e fr. David Naime. Elogiou o professando por emitir os Votos Perpétuos na Solenidade de São José (encerramento do Ano dedicado a ele, iniciado em dezembro de 2020). Destacou as tantas belas qualidades do Santo, esposo de N. Senhora, muito querido e respeitado pela Igreja. Em seguida discorreu sobre as leituras desta Solenidade. Depois falou sobre a Vocação Religiosa e os recursos para mantê-la sempre viva, sobre os Votos Religiosos ... Concluiu louvando a Deus pelo sim definitivo do nosso querido fr. David.

A celebração prosseguiu com o Rito da Profissão Religiosa e o canto da Ladainha, destacando a galeria dos numerosos Santos Capuchinhos. O clima neste precioso momento é todo especial. Parecia que todos os Santos estavam ali presentes conosco! Logo após fr. David pronunciou os votos nas mãos do Ministro Provincial, assinou a Ata e o Livro próprio. Depois foi o momento do abraço (somente de alguns freis devido à pandemia) e dos pais e familiares (forte salva de palmas).

Após a comunhão houve os agradecimentos: a) do Ministro Provincial; b) do Pároco; c) do Guardião; d) do Professando, que o concluiu com o canto 'Cubra-me com teu manto de amor, Nossa Senhora', de Roberto Carlos, com participação do povo, no refrão.

Após a missa os convidados se dirigiram ao Ginásio de Esportes do Colégio Nossa Senhora das Mercês, das Irmãs Vicentinas, para o saboroso almoço: o ambiente acolhedor foi preparado pelos Freis e as Irmãs; o almoço, pelas equipes da Paróquia das Mercês.

Dados Biográficos:

Fr. David, filho de Pedro Moisés Fioravante e Isabel Cristina Naime nasceu aos 18.07.1996, em Bandeirantes-PR. Foi bati¬zado dia 15.09.1996, na paróquia Santa Teresinha, cidade de Bandeirantes. Foi crismado no dia 24.10.2010 no Santuário Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos-PR, pelo bispo diocesano de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente. Recebeu a 1ª eucaristia dia 30.11.2008, neste mesmo Santuário, das mãos de fr. Marcus Augusto Garcia Miranda.  

Fez acompanhamento vocacional com os freis Cláudio S. de Abreu, Nelson José Camello e Manoel Braz da Silva Noite, em Siqueira Campos.

Ingressou na Escola Vocacional de Céu Azul em 2013, sendo diretor fr. Pedrinho Basso. Nesta cidade concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Monteiro Lobato.

Fez o Aspirantado em 2014, sendo mestre fr. Alessandro Mário Farinasso, iniciando no Convento Bom Jesus e concluindo no Convento Santo Antônio, em Butiatuba.

Fez o Postulado no Convento São Francisco de Assis, em Ciudad del Este, no Paraguai, no ano 2015, sendo mestre fr. Walter Daniel Brignardello.

Recebeu o hábito capuchinho aos 06.01.2016, no Convento São Francisco de Assis, em Joinville-SC, sendo mestre fr. Benedito Félix da Rocha.

Emitiu os votos temporários aos 05.01.2017, no mesmo convento, sendo Provincial fr. Cláudio Sérgio de Abreu.

Nesse mesmo ano foi transferido para o Convento Bom Jesus, em Ponta Grossa e cursou Filosofia no IFITEME (Instituto de Filosofia e Teologia Mater Eclesiae) daquela diocese.

A partir do ano 2019 passou a residir no Convento N.Sra. das Mercês e atualmente está cursando o 3º ano de Teologia no Studium Theologicum.

Autor:
No items found.
Comente