Igreja dos capuchinhos em São Paulo comemora 110 anos

Igreja dos capuchinhos em São Paulo comemora 110 anos

Neste sábado (21) a Igreja Imaculada Conceição, dos frades capuchinhos, na Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo – SP, comemorará 110 anos de inauguração. O cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, celebrará, com os frades, a eucaristia das 15h.

A movimentada Av. Brigadeiro Luís Antônio pouco se parece com o cenário que os capuchinhos encontraram quando compraram o terreno em 1901. “A importância desse templo para a cidade de São Paulo é muito grande. Podemos pensar na influência que a igreja teve para o desenvolvimento arquitetônico e de loteamento da região”, conta Danilo Brás, artista que trabalhou na restauração da igreja nos anos 2000 e pesquisa há muitos anos a história artística dos capuchinhos de São Paulo.

Nestes 110 anos, a igreja mudou muito: finalizada em 1911, ao lado do grandioso convento que os frades haviam construído (onde hoje localiza-se um hipermercado), já teve uma torre sineira na parte de trás. Essas transformações ocorreram ao mesmo tempo em que a cidade se transformava ao redor.

Na celebração dos 110 anos, após a missa, será inaugurada uma exposição aberta ao público (no pórtico da igreja) que retrata justamente essas transformações que a Imaculada e a cidade de São Paulo sofreram nesse período: “[...] vamos expor fotos do nosso arquivo que mostram a igreja original, branquinha. Quando pintada pelos irmãos Gentili, os frades foram criticados pois algumas pessoas acreditavam que a simplicidade franciscana havia se perdido com a decoração da igreja”, conta Frei Pedro Cesar, coordenador da comissão de comunicação dos frades. Depois do circuito da exposição, no lado externo, os visitantes são convidados a entrar no templo, guiados por um áudio que explica os detalhes de cada altar.

Autor:
No items found.
Comente