Imagine chegar em uma cidade e ver vários freis celebrando seus 150 anos!

Imagine chegar em uma cidade e ver vários freis celebrando seus 150 anos!

Itambacuri, município localizado no estado de Minas Gerais, está celebrando um marco significativo em sua história: seus 150 anos de fundação. Essa data especial é uma oportunidade para destacar a rica cultura, tradições e conquistas dessa comunidade ao longo de sua trajetória.

A cidade foi fundada em 1873 os capuchinhos Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato, com pequena comitiva dos povos originários sobre a proteção de Nossa Senhora dos Anjos e ao longo dos anos tem desempenhado um papel importante na região, com sua economia baseada principalmente na agricultura, pecuária e indústria. A cidade é conhecida por sua hospitalidade, suas belezas naturais e sua população acolhedora.

Assim a assembleia dos Franciscanos Capuchinhos da Provincia do Rio de Janeiro e Espírito Santo teve início na noite de terça-feira 11 de abril, para celebrar os 150 anos da presença Franciscana Capuchinha no leste de Minas Gerais. Cerca de 40 freis encontram-se reunidos no Convento Capuchinho de Nossa Senhor dos Anjos, na cidade mais linda do Vale do Mucuri.

A Assembleia Provincial acontece todos os anos no mês de fevereiro, mas por se tratar de uma data tão especial esse ano foi realizada em abril. A intenção desse encontro, entre outras coisas, é de proporcionar uma reflexão sobre a Carta do ministro Geral aos freis e tratar de assuntos relevantes da nossa vida e de questões estruturais e organismos da Província.

O encontro possibilita a troca de experiência e de saberes, além de nos convidar a uma oração mais centrante e um estudo mais aprofundado do nosso carisma de menores. A assembleia deste ano teve uma peculiaridade a mais, pois no dia 13 de abril às 18:30h foi celebrada uma missa festiva no centro da cidade comemorando os 150anos de Itambacuri, "estamos nos preparando para a realização de uma grande celebração religiosa no mês de julho e agosto com missão popular com os pós-noviços e a novena e a festa que acontecerá em dia 02 de agosto.

Os 150 anos de Itambacuri representam um momento especial para a cidade e sua população, destacando a importância de sua história, cultura e conquistas ao longo dos anos. É uma ocasião para celebrar a identidade local e olhar com esperança para o futuro. Que essa data seja comemorada com alegria, orgulho e memórias inesquecíveis para toda a comunidade de Itambacuri e região.

Autor:
Frei Anderson Teodoro Aguiar da Silva, OFMCap
No items found.
Comente