Província do Brasil Central assume a Custódia do Panamá, Costa Rica e Nicarágua
Desde a realização do primeiro Encontro Pan-americano dos Capuchinho, em 2022, a Ordem nas Américas passou por algumas mudanças, a partir do que foi proposto no encontro. Uma dessas ações ficou concretizada neste dia 18 de maio, dia de São Félix de Cantalice, primeiro Santo Capuchinho.
Neste dia, duas Custódia da América Central deixaram de estar sob a tutela da Cúria Geral para estarem sob os cuidados de outras duas Províncias que estão nas Américas. Uma dessas transições foi da Custódia São Félix de Cantalice (Panamá, Costa Rica e Nicarágua) que a partir de agora será Custódia Provincial do Brasil Central (GO, MS, TO e DF).
Na celebração que aconteceu em Roma, durante o encontro dos novos Ministros Provinciais, estiveram presentes, entre tantos outros, Frei Moacir Casagrande, OFMCap, Ministro Provincial do Brasil Central e Frei Cristian Mauricio Monge Rivera, OFMCap, Custódio do Panamá, Costa Rica e Nicarágua.
Durante a cerimônia, além da leitura do Decreto de Transição Jurídica, Frei Roberto Genuin, OFMCap, Ministro Geral, agradeceu o empenho das circunscrições para que esse momento acontecesse e desejou uma caminha frutífera a todos os frades.
Além dessa transição, a Custódia da Guatemala, Honduras e El Salvador que também, até então estava sob os cuidados da Cúria Geral, passou a ser Custódia da Província de Nova Iorque e Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.