Instalação do Tribunal do Inquérito Diocesano sobre o Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò

Instalação do Tribunal do Inquérito Diocesano sobre o Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò

Era o dia 17 de abril de 1973. A cidade de Frutal (MG) estava reunida diante da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Assis, acompanhando os últimos passos daquele homem que, há 37 anos no Brasil, havia de desdobrado no cuidado de tantos e na construção de tantas obras sociais e religiosas. “Irmão de todos”, como foi chamado, morreu rodeado pelos médicos do hospital que ele mesmo construíra, ladeado por quem viera de perto e de longe para saudá-lo, chorado pelos pequenos e pelos pobres, aqueles a quem mais amara e a quem mais servira. Desde então, o nome de Frei Gabriel de Frazzanò seria sempre lembrado, em Frutal e em tantos lugares por onde passam os capuchinhos mineiros, como uma inspiração à doação da vida pelo Evangelho de Jesus, estampado sobretudo no serviço aos empobrecidos e na acolhida de quem quer que seja.

Hoje, o frade italiano é patrono do Instituto Social Frei Gabriel, mantido pelos capuchinhos para as ações sociais, em todo o estado. Desde 2019, as ações do Instituto têm sido retomadas e incrementadas e, em breve, espera-se estendê-las a todos os lugares onde atuam os capuchinhos, em Minas. Também a Fraternidade de Almenara carrega do nome de Frei Gabriel de Frazzanò, como apelo missionário e pastoral no cuidado daquela paróquia tão grande e desafiadora.

Frutal, 16 de julho de 2021.

Na última sexta-feira, dia 16 de julho, os frades espalhados por minas e os fiéis de diversas cidades onde nos fazemos presentes se uniram em oração pela abertura da Fase Diocesana da Causa de Beatificação do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò. A abertura do inquérito foi realizada às 9h na Paróquia Nossa Senhora do Carmo na Cidade de Frutal. Abaixo você pode assistir na íntegra a transmissão da Abertura do Inquérito seguida de Missa Solene celebrada por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba. Diversos frades estiveram presentes durante esse momento em que instalou o Tribunal do Inquérito sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Frei Gabriel.

Continuemos a rezar por essa causa. Caso deseje saber mais sobre a vida do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò, você pode adquirir o livro com sua história clicando no link abaixo. Paz e Bem!

Loja Espaço Frater - Clique aqui

Autor:
Frei Douglas Leandro de Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente