Missa de abertura do Ano Jubilar

Missa de abertura do Ano Jubilar

Ao concluir o Capítulo Extraordinário foi realizada a Missa de Abertura do Ano Jubilar em que se celebra os 125 anos de Presença e Missão no RS e os 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus, presidida por frei Silvio de Almeida, Conselheiro Geral da Ordem e concelebrada pelo Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS frei Nilmar Gatto, por frei Gilberto Bedin da Custódia Brasil Oeste MT/RO e pelo padre Álvaro Pinzeta que representava a Diocese de Caxias de Sul.  

No início da Missa foi motivado a fazer memória da história da Província, frei Carlos Rockenbach conduziu o momento dizendo: “Recordar o momento do ano jubilar, Júbilo é alegria, porque evocamos uma memória, memória preciosa, um legado de inestimável valor, que teve seu início no dia 18/01/1896. Por isso somos convidados agora a fazer esta viagem, lá nos encontrando com os primeiros frades que aqui chegaram, frei Bruno de Gillonnay, frei Leão de Montsapey e frei Rafael de La Roche e do povo daquele tempo e dos que se somaram a eles, do seu início, do seu vigor missionário, expandindo a missão em situação difícil e de longas distâncias”.

Disse ainda: “Lembrar-se dos primeiros vocacionados. Celebramos há poucos dias os 73 anos de abertura do Seminário Santo Antônio de Vila Flores/RS e através desta lembrança queremos recordar todos aqueles que passaram por nossas casas de formação e ainda hoje estão, nossos formandos. Recordar os mestres do passado e de hoje, queremos também viajar até o dia 24/07/1942 quando veio a notícia da criação da primeira Província do Brasil e da América Latina. Queremos trazer e evocar toda essa história, com muita gratidão, porque a gratidão é a memória do coração e gratidão e memória são expressões de ação de graças e a melhor forma de render graças a Deus por todo esse belo legado, é sim através de nossa voz, nossos lábios, de nossas palavras e canções que brotam do coração, mas, sobretudo não perder de vista a esperança que eles nos deixaram e com maior vigor, entusiasmo e esperança, reassumir nossa missão. Que seja esta a expressão de nosso júbilo”.

Ao final da Missa, frei Nilmar declarou aberto o ano jubilar e disse que será celebrado com muita alegria, entusiasmo e com muito carinho, recordando o passado, o presente e olhando com esperança para o futuro. Ao decorrer do ano diversas atividades serão realizadas e a programação será divulgada nas mídias sociais dos Freis Capuchinhos. Desde já pedimos as orações para este momento muito importante de celebração da Província do RS. 

Autor:
Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Sul
No items found.
Comente