Nos despedimos de frei Martinho Rigotto aos 94 anos

Nos despedimos de frei Martinho Rigotto aos 94 anos

Depois de 94 anos de vida, sendo 73 de Vida Consagrada como Religioso Franciscano Capuchinho e outros 68 anos como Presbítero, frei Martinho Rigotto combateu o bom combate (cf. 2Tm 4, 7). Na última quarta-feira, dia 4 de janeiro, estando em casa, frei Martinho se despediu desse mundo, finalizando sua missão de filho de Deus e de Frade Capuchinho, chamado a ser homem de misericórdia.

Frei Martinho nasceu, no dia 17 de abril de 1928 em Caxias do Sul (RS) e foi batizado com o nome de Mário Rigotto. Filho de Delvige Tomazzoni e Abramo Rigotto. Emitiu sua Profissão Temporária em 06 de janeiro de 1949, em Flores da Cunha (RS) e sua Profissão Perpétua foi no dia 06 de janeiro de 1952 em Marau (RS). Foi ordenado Diácono no dia dia 05 de dezembro de 1954 em Caxias do Sul (RS) e Presbítero no dia 08 de dezembro do mesmo ano, também em Caxias do Sul.

Em meados de 2022, frei Martinho foi transferido da Fraternidade da Cúria Provincial, em Brasília, para a Fraternidade de Campo Grande com o objetivo de ter uma melhor assistência médica. No final do ano viu sua saúde se agravar, por conta da idade avançada, e passou um longo período internado. Retornando à fraternidade viveu seus últimos dias com os devidos cuidados.

A Missa de Corpo Presente foi presidida por Dom Frei Janusz Marian Danecki, OFMConv (Dom Mariano), Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS), e concelebrada pelos frades que residem naquela região. Vários fiéis leigos e outros religiosos também prestaram suas últimas homenagens e dirigiram suas preces a Deus pelo descanso eterno do nosso irmão.

"Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, a fim de que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e ouvida por todas as nações." (2Tm 4, 17)

Autor:
Departamento de Comunicação GO, MS, TO e DF
No items found.
Comente