Novos postulantes de Minas Gerais e Rio de Janeiro/Espírito Santo são admitidos em Patos de Minas

Novos postulantes de Minas Gerais e Rio de Janeiro/Espírito Santo são admitidos em Patos de Minas

Na tarde de 29 de janeiro, uma nova turma foi admitida ao Postulado das Províncias de Nossa Senhora da Piedade (MG) e Nossa Senhora dos Anjos (R/ES)  para o ano de 2024 e farão sua experiência na Fraternidade Santa Terezinha, em Patos de Minas (MG).

Frei Antônio Caixeta e Frei Adilson Gonçalves abençoam Tau que foi entregue aos postulantes

A Admissão ao Postulado é um pedido realizado pelo candidato para fazer parte da Fraternidade e dela aprender o modo de vida franciscano-capuchinho. Os candidatos são recebidos pelo Ministro Provincial, conforme a Regra dos Frades Menores. Os que querem assumir esta vida e como devem ser recebidos

²Aqueles que quiserem assumir esta vida e vierem procurar nossos irmãos, estes os enviem a seus ministros provinciais, aos quais unicamente, e não a outros, seja concedida a licença de receber irmãos. ³ Os ministros, no entanto, examinem-nos diligentemente sobre a fé católica e sobre os sacramentos da Igreja. (Regra Bulada 2, 2-3).

Admitidos a esta primeira etapa, o postulante se torna parte da Ordem e da Fraternidade. Foram admitidos sete candidatos de Minas Gerais e um candidato de Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo, representada na Admissão pelos frades Frei Adriano, Frei Renato e Frei Ney. Os novos postulantes são: José Luiz, Paulo Henrique, Aeliton Martins, Adailton Alves, José Henrique, Michel Lucas, Gustavo Henrique e Gabriel Humberto.

O Ministro Provincial, Frei Adilson Gonçalves, deu as boas-vindas à Província e à Ordem a cada um dos irmãos e o mestre de postulantes, Frei Luiz Mendes, exortou aos irmãos quanto a dignidade de seu chamado,

“cada um foi chamado por Jesus e está aqui para construir o Reino de Deus, em fraternidade e minoridade.”

Assim, se faz necessária uma intensa vida interior nutrida pela vida em Fraternidade, o empenho no trabalho, e nos estudos, aspectos essenciais do modo de vida fraterno-capuchinho.

Símbolos entregues aos irmãos que iniciaram a etapa do Postulado

Na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Constituições 30, 1-2, o postulado é o primeiro período da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, o postulante conhece nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação. A Fraternidade, por sua vez, conhece melhor o postulante e certifica-se quanto ao desenvolvimento de sua maturidade humana, principalmente afetiva, e quanto à capacidade para discernir sua vida e os sinais dos tempos segundo o Evangelho:

O postulante, portanto, deve ser ajudado de modo particular no aprofundamento da vida de fé. Para esse objetivo, a formação dos postulantes tende sobretudo a completar a catequese da fé, a introduzir na vida litúrgica, no método e na experiência da oração, no estudo do franciscanismo, na vida fraterna e numa primeira experiência de atividade apostólica. (Constituições 30, 3).

Roguemos ao Altíssimo que conceda perseverança a esses novos irmãos e aos três irmãos já postulantes do segundo ano, Hércules Werneck e Arnaldo Lobato da Província de Minas Gerais e o irmão Willian Oliveira da Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Que Maria Imaculada, padroeira da Ordem, caminhe com cada um dos irmãos e o Espírito Santo, nosso Ministro Geral, os conduza no caminho do discipulado de Jesus, pelas pegadas de Francisco de Assis.

Autor:
Frei Adriano Cézar de Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente