Para conhecer e viver os valores carismáticos da Ordem

Para conhecer e viver os valores carismáticos da Ordem

Nos últimos seis anos a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos contou com uma comissão, composta por diferentes frades, para discutir a formação franciscana nos tempos atuais. Esse trabalho desembocou na elaboração de uma Ratio Formationis. A Ratio é um documento a respeito da formação para a nossa vida de frade menor, visando nossa missão, carisma e espiritualidade.

Todas as grandes Ordens e Congregações religiosas dispõe de uma Ratio Formationis com o objetivo de assegurar os valores carismáticos essenciais das mesmas. Esse documento é uma abertura para que a linguagem formativa esteja em comum acordo na Ordem nos diferentes lugares e culturas onde vivemos. Não se trata de um documento normativo e burocrático, mas sim de uma frutuosa obra de reflexão sobre os pilares fundamentais do nosso ser franciscano.

Ratio Formationis foi publicada oficialmente no dia 08 de dezembro de 2019, Solenidade da Imaculada Conceição - Patrona da Ordem Seráfica. O Ministro Geral, frei Roberto Genuin, emitiu uma carta por conta da promulgação da Ratio, onde enfatizou que

[...] a Ratio vem para constituir um quadro de referência comum, que garante a transmissão dos valores que nos caracterizam como frades capuchinhos, e, ao mesmo tempo, favorece a criatividade e a flexibilidade quando se trata de encarná-los em diversos contextos culturais, valorizando tudo o que é bom e evidenciando aqueles aspectos que necessitam de um ulterior fortalecimento ou mesmo de uma correção. Estou convicto de que conhecer e viver os valores carismáticos da nossa Ordem de modo mais coerente nos ajudará a superar muitas das coisas que agora nos preocupam.


No site oficial da Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos é possível ter acesso a carta de promulgação do Ministro Geral e ao texto oficial da Ratio Formationis. Para tanto, basta clicar aqui. Esta é primeira vez que os capuchinhos aprovam um documento dessa natureza, que vem à luz com contribuições significativas:

Jesus e Francisco: a radicalidade do seguimento de Jesus e o itinerário da vida de Francisco, com todas as suas crises, são reafirmados como referência da vocação e da formação dos frades.

Personalização e Cooperação: cada vez mais, percebe-se a necessidade de respeitar os tempos e os ritmos de cada pessoa, por meio de acompanhamento personalizado. Ao mesmo tempo, oferecer aos frades a oportunidade de colaborarem outras frentes de missão, por meio de acordos de cooperação entre as unidades territoriais da Ordem, mostra-se um traço atual do carisma da fraternidade. Somos formados de maneira personalizada, mas para sermos frades disponíveis ao mundo.

Cultura: a compreensão e o respeito pelas culturas locais é uma decisão expressa da Ratio. Os traços fundamentais do carisma franciscano precisam encontrar expressões legítimas, em cada cultura. Com as palavras de Frei Jaime Rey: "será preciso encontrar um rosto de Jesus e de Francisco em cada cultura".

Contra o clericalismo e o provincialismo: na afirmação da identidade capuchinha, marcada pela Fraternidade, a Minoridade, a Contemplação e a Missão, assume-se uma postura clara contra dois grandes problemas do nosso tempo: o clericalismo e o fechamento dos frades apenas em seus territórios.

Verdadeiro processo: durante a formação (que dura toda avida), de maneira progressiva, deverão ser observadas as várias dimensões que compõem o itinerário formativo da Ordem - dimensão humana, dimensão espiritual, dimensão intelectual, dimensão missionário-pastoral - todas elas compreendidas e vividas a partir do carisma franciscano.

 

Saiba mais sobre a Ratio Formationis e acesse o documento clicando aqui.

Autor:
Frei Douglas Leandro de Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.