Paróquia Nossa Senhora da Luz - Despedida

Paróquia Nossa Senhora da Luz - Despedida

No dia 13 de fevereiro de 2022 houve a Missa de despedida dos nossos Freis na Paróquia N. Sra. da Luz, CIC, Curitiba. Presidiu a celebração fr. Marcos Reginaldo Forcato, o último pároco e concelebraram os freis Pedro Cesario Palma, Ministro Provincial, Evandro Aparecido de Souza, Vigário Provincial, João Daniel Lovato, Valdir Possamai, Émerson José Orane, Pe. Dilsomar Bombazar, pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima, ex-capela da Vila N. Sra. da Luz. Participaram também os freis Juarez De Bona, Secretário Provincial, Luiz Felipe Camargo, diácono e os sete pós-noviços de Botiatuba. A liturgia foi do 6º Domingo do Tempo Comum. Não obstante a pandemia, havia considerável número de fiéis. Durante a procissão de entrada trouxeram várias imagens, destacando-se as de N. Sra. de Fátima e da Sagrada Família, padroeiras das ex-capelas desta paróquia, elevadas a paróquia. Bastante comovido fr. Forcato iniciou a celebração saudando os concelebrantes e agradecendo a todos os presentes. A equipe de cantos, muito bem preparada, cantou cantos franciscanos. Fr. Felipe, diácono, cantou o Evangelho com bela voz e muita unção. Na homilia fr. Forcato falou sobre o tema da liturgia, destacando que aqui, tudo é provisório, que nossos dons são meios e que devem estar a serviço de todos.  

Após a comunhão houve os avisos, entre os quais fr. Forcato convidou a todos para a missa de quinta-feira próxima, às 19h30, para tomada de posse do novo vigário, Pe. Eder Szpata Meiga. A seguir houve as homenagens de despedida. O senhor Cláudio Cardoso da Silva, da Pascon (Pastoral da Comunicação), falou em nome da comunidade, com emoção, recordando os dons de vários freis que lá residiram, especialmente dos que estavam ali presentes. Lembrou do trabalho que nestes 54 anos de presença os capuchinhos os marcaram profundamente, iniciando pelo saudoso Fr. Miguel de Loreggiola (Ilário Bottacin). Foram, ao todo, 59 freis que atuaram naquela paróquia. E também dali surgiram muitas vocações. A seguir, uma procissão de fiéis entregou rosas brancas aos freis, com canto apropriado e salva de palmas, num clima de intensa emoção.  

A seguir houve três falas:

1. Pe. Dilsomar lembrou que esta paróquia amou tanto os capuchinhos sobretudo pelo anúncio da Palavra de Deus e a partir disto, o grande bem que a ela dispensaram.

2. O Ministro Provincial, Fr. Pedro Cesario saudou a todos os presentes e disse estarmos sentidos em deixar esta paróquia. Lembrou que 59 freis aqui residiram nestes 54 anos de presença capuchinha.  Agradeceu pela fraterna acolhida que sempre esta paróquia dispensou aos freis. Explicou que o motivo principal da saída é que nossas Constituições pedem que em cada fraternidade haja pelo menos três freis e, como duas capelas se tornaram paróquia (N. Sra. de Fátima e Sagrada Família), há trabalho somente para um sacerdote. Lembrou que os freis saem, mas a Igreja continua e os freis irão servir esta Igreja em outros lugares. Pediu ao povo para acolher muito bem o novo pároco como sempre nos acolheu e procurem evitar as comparações. Concluiu dizendo que continuarão as conversações sobre relações  entre o Santuário São Leopoldo e a Paróquia (os freis continuarão no Santuário, que está no território desta Paróquia).  

3. Fr. Forcato falou brevemente sobre dois temas: pedido de perdão pelas imperfeições de todos os freis e ação de graças a Deus por todo o bem que aconteceu nestes 54 anos, tanto com os freis quanto com os paroquianos.

A celebração encerrou com o canto da Salve Regina, todos voltados para a imagem de N. Sra. da Luz e a Bênção atribuída a São Francisco de Assis, seguida de um forte Paz e Bem.

A seguir houve o saboroso almoço no Salão Paroquial, aos freis e convidados, muito bem preparado pela equipe da paróquia.  

Notas históricas:

Aos 30 de dezembro de 1967 Dom Manuel da Silveira D’Elboux, arcebispo de Curitiba, pediu aos capuchinhos para aceitarem essa paróquia que “será um exemplo edificante para o clero e fiéis da Arquidiocese...”.

No dia 11 de fevereiro de 1968 nossos freis tomaram posse daquela paróquia, estando presente o arcebispo de Curitiba e o Comissário Provincial, Fr. Agostinho de Capinzal.

O primeiro pároco foi Fr. Otávio de Araucária que teve como auxiliar Fr. Miguel de Loreggiola, religioso irmão (foi ordenado sacerdote aos 08.12.1973).

No dia 24 de fevereiro de 1974 foi inaugurada a atual igreja matriz. (cf. Crônicas da Província, Vol. 7, p. 108ss). A totalidade da sua construção foi dirigida por fr. Miguel, neste dia, pároco.

Em 1979 foi construída uma casa ao lado da Igreja que alojou vários freis e também alguns seminaristas diocesanos para estudar Teologia no Studium Theologicum dos Padres Claretianos. Normalmente aos fins de semana estes freis estudantes prestavam serviços pastorais nesta paróquia.

Mais tarde fr. Miguel construiu a capela São Leopoldo Mandic, inaugurada em 1982 e neste ano passou a residir lá até sua morte, ocorrida em 1997. Junto a esta capela fr. Miguel construiu uma creche, sustentada pela comunidade São Leopoldo. Aos 21.05.2010 esta capela foi elevada a Santuário pelo arcebispo metropolitano Dom Moacyr José Vitti. A partir de 2003 o Santuário passou a ter fraternidade própria (antes os freis que ali atendiam faziam parte da fraternidade da Paróquia N. Sra. da Luz).

Nesta paróquia os freis construíram a Casa Paroquial, Salas de Catequese e o Centro Comunitário.

Durante estes 54 de presença capuchinha nesta paróquia (1968-2022), 59 freis prestaram seus serviços pastorais.

No dia 13 de fevereiro de 2022, domingo, Fr. Marcos Reginaldo Forcato, até então pároco, celebrou às 10h a missa de Ação de Graças e despedida dos Freis naquela paróquia (Sidney Damasio Machado, Luiz Felipe Camargo e Kater Vinicius dos Santos). A paróquia foi assumida pela Arquidiocese e a missa de posse do novo pároco Pe. Eder Szpak Meiga foi na quinta-feira seguinte, às 19h30, dia 17 de fevereiro

Autor:
No items found.
Comente