A pouco conhecida tradição de São José difundida pelos Capuchinhos

A pouco conhecida tradição de São José difundida pelos Capuchinhos

Há santos da igreja cuja relação com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos é direta: de frades que, com sua admirável passagem terrena, fizeram a diferença na história da Igreja e do mundo sendo considerados santos, a outros de “fora” da Ordem, como Nossa Senhora da Imaculada Conceição, escolhida para ser a patrona da Ordem Franciscana. Mas também há em São José, cujo ano celebramos em 2021, uma relação com os capuchinhos.

Tornou-se novamente falada, devido pesquisas em virtude do ano de São José, uma tradição pouco conhecida, vinda de 1880, inventada pelos capuchinhos franceses: a criação de um escapulário de São José. Inicialmente branco, ganhando cores diferentes depois da aprovação pela Diocese de Verona (Itália), o escapulário deveria seria abençoado e investido pelos frades capuchinhos. A missão incumbida aos frades foi dada pelo Papa Leão XIII em 15 de abril de 1898.

Como é o escapulário:

“Nesta forma, os dois segmentos de tecido de lã são de cor roxa; a estes são costuradas duas peças de material amarelo (linho, algodão, etc.) de igual tamanho. Sobre a peça amarela que ficará sobre o peito está a representação de São José com o Menino Jesus no braço direito e o ramo de lírios na mão esquerda, enquanto abaixo está a inscrição: "São José, protetor da Igreja Universal, rogai por nós." Na outra peça amarela está representada a coroa papal, a tiara, acima dela a pomba como símbolo do Espírito Santo, e abaixo dela as chaves de São Pedro com a inscrição: "Spiritus Domini ductor eius" (O Espírito do Senhor é o seu Guia). As faixas são brancas” (Ateliê Exemplar Opificum)

O escapulário, criado pelos capuchinhos franceses lembram a pureza, a humildade e a modéstia de José e nos lembra que precisamos pedir a ele que nos conceda uma boa morte e bons frutos para a Igreja.

“Uma vez investido no escapulário, ele deve ser usado o tempo todo para compartilhar as indulgências e privilégios do escapulário em particular. Se você remover o escapulário por qualquer período de tempo (banho, etc ...), você não terá mais direito às bênçãos associadas, entretanto, assim que voltar a usar o escapulário, você será reinvestido em suas indulgências. Se seu escapulário se desgastar, você pode substituí-lo por um escapulário não abençoado, visto que as indulgências são investidas na devoção de quem o usa, não do objeto. A maneira correta de descartar escapulários gastos/danificados é enterrá-los ou queimá-los.”, explica a tradição – com informações do Ateliê.

Na tradição ainda constam os dias em que os fiéis que se confessarem, comungarem e rezarem pelas intenções do Papa podem receber uma indulgência: o dia em que a pessoa investe o escapulário, 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, 6 de Janeiro, 2 de Fevereiro, 19 de Março , 25 de Março, Páscoa, Festa da Ascensão, 15 de Agosto, 8 de Setembro, 8 de Dezembro, 3º Domingo depois da Páscoa e na hora da morte.

Importante rezar: 5 Pai-Nossos, 5 Ave-Marias e 5 Glórias ao Pai diante do Santíssimo Sacramento nestes momentos.

Os capuchinhos de São Paulo irão revender algumas unidades do escapulário de São José. Você pode fazer o seu pré-cadastro abaixo:

Autor:
Paulo Henrique da Silva, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em SP
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.