A pouco conhecida tradição de São José difundida pelos Capuchinhos

A pouco conhecida tradição de São José difundida pelos Capuchinhos

Há santos da igreja cuja relação com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos é direta: de frades que, com sua admirável passagem terrena, fizeram a diferença na história da Igreja e do mundo sendo considerados santos, a outros de “fora” da Ordem, como Nossa Senhora da Imaculada Conceição, escolhida para ser a patrona da Ordem Franciscana. Mas também há em São José, cujo ano celebramos em 2021, uma relação com os capuchinhos.

Tornou-se novamente falada, devido pesquisas em virtude do ano de São José, uma tradição pouco conhecida, vinda de 1880, inventada pelos capuchinhos franceses: a criação de um escapulário de São José. Inicialmente branco, ganhando cores diferentes depois da aprovação pela Diocese de Verona (Itália), o escapulário deveria seria abençoado e investido pelos frades capuchinhos. A missão incumbida aos frades foi dada pelo Papa Leão XIII em 15 de abril de 1898.

Como é o escapulário:

“Nesta forma, os dois segmentos de tecido de lã são de cor roxa; a estes são costuradas duas peças de material amarelo (linho, algodão, etc.) de igual tamanho. Sobre a peça amarela que ficará sobre o peito está a representação de São José com o Menino Jesus no braço direito e o ramo de lírios na mão esquerda, enquanto abaixo está a inscrição: "São José, protetor da Igreja Universal, rogai por nós." Na outra peça amarela está representada a coroa papal, a tiara, acima dela a pomba como símbolo do Espírito Santo, e abaixo dela as chaves de São Pedro com a inscrição: "Spiritus Domini ductor eius" (O Espírito do Senhor é o seu Guia). As faixas são brancas” (Ateliê Exemplar Opificum)

O escapulário, criado pelos capuchinhos franceses lembram a pureza, a humildade e a modéstia de José e nos lembra que precisamos pedir a ele que nos conceda uma boa morte e bons frutos para a Igreja.

“Uma vez investido no escapulário, ele deve ser usado o tempo todo para compartilhar as indulgências e privilégios do escapulário em particular. Se você remover o escapulário por qualquer período de tempo (banho, etc ...), você não terá mais direito às bênçãos associadas, entretanto, assim que voltar a usar o escapulário, você será reinvestido em suas indulgências. Se seu escapulário se desgastar, você pode substituí-lo por um escapulário não abençoado, visto que as indulgências são investidas na devoção de quem o usa, não do objeto. A maneira correta de descartar escapulários gastos/danificados é enterrá-los ou queimá-los.”, explica a tradição – com informações do Ateliê.

Na tradição ainda constam os dias em que os fiéis que se confessarem, comungarem e rezarem pelas intenções do Papa podem receber uma indulgência: o dia em que a pessoa investe o escapulário, 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, 6 de Janeiro, 2 de Fevereiro, 19 de Março , 25 de Março, Páscoa, Festa da Ascensão, 15 de Agosto, 8 de Setembro, 8 de Dezembro, 3º Domingo depois da Páscoa e na hora da morte.

Importante rezar: 5 Pai-Nossos, 5 Ave-Marias e 5 Glórias ao Pai diante do Santíssimo Sacramento nestes momentos.

Os capuchinhos de São Paulo irão revender algumas unidades do escapulário de São José. Você pode fazer o seu pré-cadastro abaixo:

Autor:
Paulo Henrique da Silva, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em SP
No items found.
Comente