Postulantes gaúchos concluem etapa formativa

Postulantes gaúchos concluem etapa formativa

Postulantes concluem etapa formativa

No dia 09 de dezembro, na Casa de Formação do Postulado I na Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul/RS, aconteceu à conclusão do ano de formação dos postulantes capuchinhos. A Missa de encerramento foi presidida pelo Ministro Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto, contando ainda com a presença do Frei Sergio Marcelo Dal Moro, Mestre de Postulantes, Frei Celeste Conte, do Animador Vocacional da Província e Vice-Mestre do Postulado Frei Bruno Agostineto e os Postulantes Cleiton Pinzetta(Xavantina/SC) Matias Loureiro (Santa Maria/RS) e Miguel Accadroli (Arabutã/SC)que concluíram a etapa formativa que iniciou em fevereiro.

Conforme as Constituições Capuchinhas o Postulado é o primeiroperíodo da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, opostulante conhece a nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação. A fraternidade, por sua vez, conhece melhor opostulante, e ajuda no aprofundamento da vida de fé. Esse tempo de formaçãocontempla a catequese da fé, a introdução da vida litúrgica, a experiência daoração, do estudo do franciscanismo, na vida fraterna e numa primeiraexperiência de atividade apostólica.

Ao avaliar o ano de formação, o Mestre de Postulado Frei Sergio Marcelo Dal Moro disse: “Conforme prevê o itinerário formativo, o postulado I é o tempo para uma experiência de fraternidade, buscando discernir a própria vocação a vida evangélica franciscano-capuchinha, para isso o jovem tem que aprofundar o discernimento vocacional. Temos certeza que esses três jovens realizaram esse bonito caminho, por isso foram aprovados para próxima etapa, onde vão continuar a formação no Postulado II. Nesse tempo, não apenas em fraternidade e no discernimento, mas eles manifestaram também um ótimo caminho de espiritualidade e o espírito de minoridade nos serviços simples. Devido à pandemia não tivemos muitas atividades, porém, eles sempre estavam disponíveis para a fraternidade”.

Para o Postulante Miguel Acadrolli, esse ano foi um ano de grande crescimento pessoal e crescimento navida comunitária. Apesar de a pandemia ter nos impedido de fazer os trabalhos pastorais, o convívio com os freis e com os colegas me ajudou bastante nesseano no discernimento, e agora vou para o próximo ano com alegria, cultivando a espiritualidade franciscana e a vida comunitária, vivendo como São Francisco.

O ano foi de boa convivência com os colegas e os freis, tivemos momentos de oração, formação,esporte e lazer, sendo um ótimo ano de crescimento, agora vamos para a próxima etapa que espero que seja boa como essa foi, conclui o Postulante Matias.

A mensagem deixada pelo Postulante Cleiton foi essa: Quero destacar nesse Postulado o nosso convívio, tivemos um ano a típico, mas que ajudou a desenvolver bastante o convívio entre os irmãos e os freis. Pra mim foi importante aprender a conviver como irmãos, como uma fraternidade. Tivemos várias atividades que nos possibilitaram integração com os freis, com a comunidade, que vai nos ajudar em nosso caminho e discernimento. Agradeço a Deus, aos freis, a todos que nos ajudaram, incentivaram e que nos mostraram o caminho.

Após o período de fériasos postulantes irão residir em Tangará da Serra/MT para a realização da etapaformativa do Postulado II que compreende o período de fevereiro a setembro, onde irão aprofundar ainda mais a vocação e o chamado de Deus. Louvamos a Deus poreste momento e continuemos a rezar pelas vocações.

Autor:
Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Sul
No items found.
Comente