Noviços do sudeste do Brasil realizam sua primeira profissão religiosa

Noviços do sudeste do Brasil realizam sua primeira profissão religiosa

Na vida de um frade menor capuchinho há momentos de muita intensidade carismática e que marcam o encerramento de um ciclo para início de uma nova etapa. Somos constantemente convidados a fazer da nossa vida um lugar de acolhida, afeto, cuidado e sensibilidade para com todos aqueles que nos rodeiam. Chamamos esse comportamento e opção de vida de fraternidade. Aos poucos, vamos entendendo melhor a motivação fraterna de São Francisco de Assis e a partir dela vamos dando rumos a nossa vida e fazendo escolhas. Com o passar do tempo, nossas escolhas vão sinalizar se desejamos fielmente seguir os passos do pobre de Assis. E essa escolha é um dos momentos marcantes da nossa vida de frade menor capuchinho: a profissão religiosa.

Noviciado Interprovincial - Teresópolis/RJ, 2021.

No último domingo, 14 de novembro, depois de 3 anos de caminhada vocacional, sete noviços da região do sudeste do Brasil emitiram os seus votos religiosos prometendo viver por um ano sem nada de próprio, em castidade e em obediência. A celebração foi presidida por Dom Frei Carlos Silva, OFMCap na capela Nossa Senhora de Fátima da Fraternidade São Leopoldo Mandic, em Teresópolis - RJ. O Lema escolhido para a celebração foi um trecho das nossas constituições:

"Nada portanto, nos impeça, nada nos separe, nada se interponha para que o Espírito do Senhor aja e se manifeste em nós e em nossa Fraternidade." (Const. 174, 2)

Os sete irmãos que emitiram os seus votos religiosos são:

Província Nossa Senhora dos Anjos (RJ-ES)

Frei Gustavo da Silva e Silva, OFMCap

Província Nossa Senhora da Piedade (MG)

Frei André do Carmo Otoni, OFMCap
Frei Hugo Neves Ferreira, OFMCap

Província da Imaculada Conceição (SP)

Frei Richard de Oliveira Maciel, OFMCap
Frei Luiz Felipe de Moura, OFMCap
Frei Antônio Sergio Pexutti Junior, OFMCap
Frei Cassiano de Almeida Lares Domingues, OFMCap

Participaram dessa celebração a Ordem Franciscana Secular, diversos frades capuchinhos da região sudeste, religiosos e religiosas de diferentes congregações, familiares e amigos. Com carinho, todos os noviços foram acolhidos de forma singular para que esse momento tão significativo fosse vivenciado de forma intensa. No decorrer da celebração, Dom Frei Carlos Silva ressaltou que "essa opção de vida marca a nossa escolha de caminharmos juntos, em fraternidade, uma opção de vida em que o viver juntos é parte fundante". Na data em que também celebramos o dia mundial dos pobres, os profitentes foram convidados a fazerem continuamente de sua vida uma entrega sincera aos mais necessitados, aos mais pequeninos. De modo que a sensibilidade fraterna seja um aspecto vivo e atuante do nosso carisma de proximidade ao povo.

Em um ambiente verdadeiramente carismático, os ministros provinciais, frei Arcanjo de Sousa (SP), frei Adilson Gonçalves (MG) e frei Arles Dias (RJ-ES) motivaram os profitentes à permanecerem sempre fiéis ao chamado de Deus. Em tempos de tanto ódio e violência, a nossa forma de vida continua sendo uma resposta viva para a promoção da paz, da solidariedade, do respeito e da vivência fraterna voltando sempre as fontes da nossa espiritualidade e fazendo dela o seu jeito de ser e de viver.

O que é o noviciado?

“O noviciado é um período de mais intensa iniciação e de experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais; isso requer uma decisão firme e madura de provar nossa forma de vida religiosa.” (Const. 31,1).

É no início do noviciado que os vocacionados recebem o hábito, símbolo de consagração como capuchinho, e começam a ser chamados de freis. Para os franciscanos capuchinhos, a vestimenta deve ser sinal tanto da consagração a Deus como da minoridade fraterna. Os noviços são convidados à revestirem-se do Cristo manso e humilde e a serem menores. A exemplo de São Francisco, são chamados a serem autênticos no que dizem e no que vivem.

Sobre o Noviciado Interprovincial

Em 2012, as províncias do Sudeste do Brasil se uniram para que esse tempo de formação mais intensa fosse vivenciado de forma conjunta entre as três circunscrições. Essa experiência foi marcada por grandes aprendizados a respeito das diferenças culturais e desafios de convivência que são próprios da nossa forma de vida e que nos ensinam a ser mais humanos e sensíveis com as diversas realidades que nos rodeiam. Naquela época, o primeiro Mestre de formação do Noviciado  Interprovincial em Teresópolis foi frei Edcarlos Hoffman. Ele permaneceu nessa função até o ano de 2020. No dia 14 de novembro de 2020, frei Ricardo Aparecido Rodrigues assumiu a função de Mestre dos Noviços.

Durante os nove anos de formação dos Noviços em Teresópolis - RJ, diversos irmãos colaboraram na fraternidade formativa. Sendo eles:

Frei Edcarlos Hoffman (RJ-ES);
Frei Marcelo Marins (MG), atualmente padre diocesano;
Frei Marcelo Toyansk (SP);
Frei Antônio Honorato (MG);
Frei Maurício Burin(SP);
Frei Ricardo Aparecido (SP);
Frei Luiz Fernando (RJ-ES);
Frei Renato Moreira (RJ-ES).

Com a conclusão da etapa por parte dos sete noviços de 2021 a fraternidade de noviciado passa agora a ser realizada na cidade de Botucatu – SP. A fraternidade formativa será composta por frei Everson Takaki (SP), frei Antônio Honorato (MG) e frei Sebastião José(RJ).

Fraternidade Formativa do Noviciado em Botucatu - SP.

Mais fotos aqui.

Autor:
Frei Douglas Leandro de Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente