Primeira edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi de Catequese

Primeira edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi de Catequese

Foi com alegria que acompanhamos a realização da Primeira Edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi, no último dia 3 de fevereiro, durante a 5ª edição do Catequistas Brasil. Apesar de ser a primeira vez que o prêmio foi entregue, o objetivo é realizar a premiação todos os anos dentro desse evento que reúne pessoas de todo o país.

A 5ª edição do Congresso Catequistas Brasil reuniu mais de 2500 congressistas no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), no Santuário Nacional. O encontro foi realizado entre os dias 2e 4 de fevereiro e contou com palestras, oficinas e atividades simultâneas, além da feira de catequese.

Entrega do Prêmio

No sábado, dia 3 de fevereiro, no palco principal, após as atividades das palestras formativas, os participantes do congresso puderam assistir a premiação que contemplou 11 homenageados. Como não poderia deixar de ser, nesta edição destacou-se a história de Frei Bernardo Cansi, OFMCap, conhecido como Apóstolo da Catequese, graças ao seu trabalho de promoção da Catequese Renovada.

Assista aqui: Frei Bernardo – Apóstolo da Catequese

Várias personalidades estiveram presentes, entre elas, a Sra. Terezinha, irmã de frei Bernardo, e Frei Cláudio Fumegalli, OFMCap, Conselheiro Provincial dos Capuchinhos no Brasil Central. Entre os destaques que Frei Cláudio fez durante sua fala está o agradecimento em nome dos Capuchinhos e deu seu testemunho de convivência com Frei Bernardo.

Frei Cláudio ainda destacou que precisamos reconhecer a importância do nosso confrade, pois “ele é uma expressão, é um nome que marcou a catequese no Brasil e vai ficar marcado graças também a esse reconhecimento.”

Veja a fala de frei Cláudio durante o evento.

Confira os homenageados na Primeira Edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi:

- Padre Paulo Gil;
- Congregação Nossa Senhora de Belém;
- Marlene Silva;
- Paulinas-COMEP;
- Padre Humberto de Carvalho;
- Irmão Israel Nery, FSC;
- Irmã Ângela Soldera, SJBP;
- Padre Luiz Lima, SDB;
- Irmã Marlene Bertoldi, CIIC;
- Inês Broshuis;
- Padre Zezinho, SCJ.

Outros destaques

A presença de Padre Zezinho entre os homenageados da noite ganhou destaque graças a catequese que proporcionou aos participantes durante sua fala. Um livro com a biografia de frei Bernardo também foi apresentado, escrito com base em testemunhos de pessoas que conviveram com ele.

Saiba mais sobre o Catequistas Brasil e o Prêmio Frei Bernardo Cansi.

Autor:
Departamento de Comunicação GO, MS, TO e DF
No items found.
Comente