Schola Fratrum: O itinerário formativo dos capuchinhos

Schola Fratrum: O itinerário formativo dos capuchinhos

Teve início no último domingo, 20 de março, o encontro de formação dos frades responsáveis pelo itinerário formativo da Ordem no Brasil. O encontro acontece no Seminário Santo Antônio, na Serra de São Pedro/SP.

História

A Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), reunida em assembleia no ano de 2010, diante dos desafios e realidades da formação inicial e das interpelações da Ordem, através da carta Circular do então ministro geral, frei Mauro Jöhri: “Reacendamos a chama do nosso carisma”, aprovou a organização dos encontros formativos que recebeu o nome de Schola Fratrum.

O que é:

É um curso de formação de formadores Capuchinhos, tem como objetivo geral: promover o processo contínuo e formação, auxiliando os formadores na missão da iniciação a nossa forma de vida e identidade de franciscano capuchinho, em analogia à iniciação Cristã. A Escola se destina aos atuais e futuros formadores das diferentes etapas do processo formativo, bem como integrantes das fraternidades formativas e do Serviço de Animação Vocacional.

A metodologia proporciona partilha de vida, das experiências e das práticas concretas dos frades formadores, além de uma riqueza de conteúdos, a partir de assessorias qualificadas, que são convidados a colaborar.

As temáticas mais aprofundadas são: A nossa Forma de vida em analogia com a iniciação Cristã; Identidade e valores da vida de franciscano capuchinho; Perfil do formador Capuchinho e das  juventudes de hoje (dos vocacionados e formandos);  Acompanhamento Personalizado e Iniciação nas diversas etapas formativas e na liturgia Franciscana.

Sobre o Encontro

Para o desenvolvimento deste encontro a temática será voltada para as questões provenientes do novo documento de orientação formativa e carismática da Ordem: A Ratio Formationis. A informação é de frei Seba, OFMCap, um dos organizadores do encontro.

Após dois anos (difíceis) nós, franciscanos capuchinhos, formadores nas diversas etapas formativas, nos reunimos pra conversarmos, partilharmos e alegrarmos com nossa vocação. Tratam-se de partilhas que são fundamentais no processo de crescimento como Ordem de Frades Menores Capuchinhos. O tema principal deste encontro é sobre a elaboração do instrumento de navegação (estatuto) das circunscrições com base na Ratio Formationis. Vale lembrar que as circunscrições já possuem tal instrumento, no entanto, tal adequação à Ratio é fundamental. O grupo é composto por aproximadamente 60 frades provenientes de todas as circunscrições do Brasil, como também de outros países. O encerramento do encontro será no próximo sábado dia 26.  

Nos acompanhe pelas redes sociais e saiba como está sendo o desenvolvimento do encontro. Para informações específicas do Schola Fratrum 2022 clique aqui.

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente