Segundo Domingo do Advento - 04/12/2022

Segundo Domingo do Advento - 04/12/2022

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO – 04/12/2022

Convertei-vos! O Reino dos Céus está próximo.

(Preparar: Entrada: acender a segunda vela (vermelha) da coroa do Advento.)

ACOLHIDA

Animador:    Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Estamos celebrando o 2º domingo do Advento: tempo de conversão, preparação e esperança. Na liturgia de hoje João Batista nos conclama: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Suas palavras rompem com as barreiras da injustiça e discriminação, apontando para um novo mundo possível. Assim, vamos preparar o caminho do Senhor com o que realmente é essencial e nos aproxima cada vez mais de Deus e dos irmãos. Enquanto é acesa asegunda vela do Advento, cantemos.

   

ATO PENITENCIAL

Presidente:   Como estou preparando achegada de Jesus? O que coloco como prioridade em minha vida e que valores são fundamentais? Não é possível acolher Jesus se o nosso coração estiver fechado no egoísmo, na indiferença e no materialismo. Por isso, busquemos namisericórdia de Deus o perdão e vivamos a conversão. Cantemos.

LITURGIA DAPALAVRA

Primeira Leitura: Is 11,1-10

Salmo Responsorial: Nos seus dias a justiçaflorirá.

Segunda Leitura: Rm 15,4-9

Evangelho: Mt 3,1-12

REFLEXÃO

- O segundo domingo do Advento nos convoca a preparar os caminhos do Senhor, endireitar as veredas, eliminar tudo aquilo que representa obstáculo, preencher os buracos, os vazios do caminho de nossa vida, e assim, trilharmos o caminho da verdadeira conversão para podermo-nos encontrar com o Senhor que vem ao nosso encontro para nos conceder a salvação.

- Sabemos que são muitos os obstáculos, porém, a primeira atitude a ser tomada para a execução desse árduo trabalho vem de dentro de cada um: a conversão. Sem conversão não é possível fazer mudança alguma. Quem está satisfeito ou conformado com asituação, não quer mudança. Conversão não apenas no sentido pessoal,individual, mas também no sentido de social, mudança de estruturas, e isso exige comprometimento.

- O profeta Isaías anima o povo com a boa notícia, que de um tronco, aparentemente seco, surgirá um broto, que é uma referência direta ao prometido, anunciado e esperado descendentede Davi: Jesus, que nasceria num lugar insignificante, no qual ninguém mais depositava esperança, mas promoveria grandes mudanças porque teria atitudes inusitadas que romperiam com costumes excludentes, julgaria, não pelas aparências, mas conforme o direito e a justiça e, com a força de sua palavra,destruiria os males e suas causas. Suas ações seriam justas porque ele estaria revestido da justiça. Elas provocariam grandes transformações, trazendo a paz,a concórdia, a harmonia entre todos. Seria o fim do dano e da morte. Paulo, porsua vez, nos orienta, que para podermos fazer parte desse tempo novo, é preciso que tenhamos firme esperança. Sem uma esperança firme e ativa, não haverá empenho na promoção desse mundo harmônico.

- No Evangelho, João Batista, de forma radical e enérgica rompe com o sistema vigente, vai para o deserto, se veste e se alimenta de forma despojada e prega um batismo de conversão. Não basta, porém, ser batizado. É preciso, antes, ter-se convertido. É o que ele diz aos fariseus e saduceus que vinham receber o batismo sem seconverter. É o que ele diz insistentemente para cada um de nós. O batismo não éum mero ritual mágico, de aparência, e não nos garante a salvação. É precisouma mudança interior que se expressa através de ações, de frutos coerentes e convincentes.

- É hora, portanto, de fazer um profundo exame de consciência e começar as mudanças, através da graça que nos é oferecida por Deus pelo sacramento da misericórdia, da confissão. Uma confissão que seja resultado do arrependimento pelos erros cometidos e o firme e sincero propósito de mudança de vida. Com um coração limpo dos pecados e como propósito de ser melhor, não repetindo mais os erros, o Natal começa aacontecer, de fato. Então, aquele mundo anunciado por Isaías começa a deixar de ser apenas um sonho para ser realidade. Se a humanidade, ou, ao menos os que se dizem cristãos, se convertessem para o bem, não haveria tanto ódio,intolerância, violência e desrespeito à vida. Viveríamos a experiência de “um novo céu e uma nova terra”.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Deus quer contar conosco para fazer florescer, no meio da humanidade, seu Reino de justiça e de paz. Rezemos com aconfiança de filhos e filhas: Vinde salvar vosso povo, Senhor.

1 – “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”; ajudai o povo cristão a superar tudo o que o impede de acolher vosso Filho, com profundo amor e decisão, rezemos.

2 – “Nos seus diasa justiça florirá”; iluminai nossos governantes e animai-os a assumir verdadeiro compromisso com os mais pobres, rezemos.

3 – “A terra estará repleta do saber do Senhor”; suscitai na sociedade o sentido de urgência em respeitar, proteger e restaurar a obra de vossas mãos, rezemos.

4 – “A vida dos humildes salvará”; vinde libertar-nos dos poderes geradores de morte e de tudo o que degrada a vida humana, rezemos.

 

OFERTÓRIO

Animador:  Junto ao pão e vinho colocamos todos os frutos que são produzidos por um coração que vive a conversão. Colocamos, também, avida e o trabalho dos que preparam a vinda do Senhor com alegria, amor, solidariedade e desapego ao que é supérfluo. Cantemos.

COMUNHÃO

Animador: Vamos participar da mesa do Senhor onde formamos família e onde não há diferença de raça e de cor. Com a Eucaristia fortalecemos os laços de amor e compreendemos o sentido de nossa vivência cristã.

Autor:
No items found.
Comente