Segundo Domingo do tempo comum - Ano A - 08/01/2023

Segundo Domingo do tempo comum - Ano A - 08/01/2023

SEGUNDO DOMINGO COMUM – 15/01/2023

Ele está vivo entre nós!”

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! João Batista proclamou que Jesus é o Filho de Deus, e, que na sua condição humana, fixou sua tenda entre nós. Felizes, nos juntamos a João Batista, e queremos experimentar esta revelação: Deus está Vivo e caminha conosco! Iniciemos nossa celebração, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Jesus “é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Conscientes de nossos pecados, confiemo-nos ao seu amor incondicional e à sua misericórdia sem limites, e supliquemos seu perdão, cantando.

 

GLORIA

Animador: Demos glórias à Trindade Santa, o Deus que está no meio de nós, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Is 49,3.5-6

Salmo Responsorial: (Sl 39) – Eu disse: Eis que venho,Senhor, com prazer faço a vossa vontade!  

Segunda Leitura: 1Cor 1,1-3      

Evangelho: Jo 1,29-34

REFLEXÃO

-Neste segundo domingo do tempo comum, somos convocados a seguir Jesus em sua missão, buscando fazer a vontade de Deus, com dedicação e prazer.

-Na primeira leitura, Isaías fala de um servo no qual Deus é glorificado. Um servo preparado por Deus desde o seu nascimento, que vem para unir as pessoas,os povos e promover a vida. Essa união é a glória de Deus. Deus é glorificado cada vez que nos irmanamos na sua causa em favor da vida e da construção do seu Reino. Este servo será a luz para as nações. Iluminará os caminhos, indicará adireção a ser seguida, as ações a serem feitas, e levará a salvação aos confinsde toda a terra. Este servo é o Messias, o Filho de Deus enviado ao mundo para fazer a vontade do Pai e fazê-la com prazer, como nos diz o salmo: “Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade.

-Paulo e Sóstenes se apresentam à comunidade de Corinto como enviados de Deus. Eles por palavras e, sobretudo, pelo exemplo mostram que Deus é glorificado quando praticamos a sua vontade. Porém, naquele tempo como hoje, muitas vezes a vontade humana se sobrepõe à vontade de Deus, e sofremos as consequências de escolhas erradas. Quando isso ocorre, em vez de assumir nossas responsabilidades, por vezes, atribuímos a culpa a Deus.

-João Batista nos apresenta Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é o Cordeiro Pascal que dará a vida pela vida da humanidade. Sua missão é tirar o pecado do mundo. Ele veio para erradicar as causas que levam as pessoas a errar, que as fazem sofrer, que atentam contra a sua vida e dignidade. João o coloca muito acima de si. Enquanto que João batiza com água e conclama o o povoà conversão, Jesus vai batizar com o Espírito Santo e o fogo. Quem o recebe tem sua vida transformada radicalmente. Em síntese, a liturgia deste domingo nos introduz na missão de Jesus e nos ensina a segui-lo com fidelidade, dando testemunho dele, fazendo com alegria e prazer a sua vontade.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Façamos nossas preces com a alegria e o entusiasmo, próprios de quem está vivendo uma experiência transformadora. A Experiência da Vida Nova. Após cada prece rezemos: Senhor,confiamos em vós!

1 – Pelo Papa Francisco, Bispos e Sacerdotes, para que, iluminados por Deus, saibam indicar o caminho da libertação para toda a humanidade, rezemos.

2 – Para que todos os cristãos, abençoados por Deus, testemunhem Jesus Cristo na convivência fraterna e em todos momentos de suas vidas,rezemos.

3 – Para que todos os movimentos, grupos de oração e espiritualidade, serviços e pastorais da nossa comunidade, reunidos na mesma fé, vivam e contagiem a todos pela sua feliz experiência cristã, rezemos.

4 – Pelas nossas famílias, primeiras células formadoras da Igreja, para sejam centros de luz que iluminam nossos passos para uma sociedade mais amorosa, justa, coerente e responsável, rezemos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Oferecemos, junto ao pão e ao vinho, nossa alegria, nossa caminhada e também nossas dificuldades; mas, sobretudo, nossa confiança, nossa fé e nosso desejo de participar desta NOVA VIDA que só é plena em JESUS CRISTO. Cantemos o canto do ofertório.

 

COMUNHÃO                            

Animador: Aproximemo-nos da mesa sagrada onde comungamos a revelação que nos faz João Batista: Deus está conosco! Queremos viver este profundo encontro com Jesus. Cantemos com alegria.

Autor:
No items found.
Comente