Semana de formação intensiva no Noviciado Interprovincial

Semana de formação intensiva no Noviciado Interprovincial

“Os nossos projetos formativos, partindo de uma compreensão positiva da sexualidade, devem superar alguns desvios, como o espiritualismo que, desencarnando os sentimentos, empobrece e falsifica a nossa humanidade, ou o psicologismo, que reduz todo o mistério do amor a meras teorias psicológicas, que ofuscam a beleza das variadas modalidades evangélicas de viver a afetividade” (Ratio Formationis, ANEXO III 1,1).

Entre os dias 8 e 12 de março, acontece na Fraternidade São Francisco de Assis, em Joinville (SC) mais um momento de formação com a ajuda do frei Rubens Nunes da Mota. Esta semana formativa tem conteúdo da área da Psicologia e da Teologia, levando ao conhecimento da própria história de vida (autoconhecimento), refletindo sobre o movimento dos afetos, buscando compreender como foram afetados, para ajustar a maneira que vai afetando em vista das relações fraternas e missionárias equilibradas.

Com o tema Afetividade e Sexualidade a partir da vida fraterna seguimos com nossa contribuição formativa, como Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central, junto ao Noviciado Interprovincial que acontece na Província São Lourenço de Brindes (Paraná e Santa Catarina) em Joinville.

Somada a importância de se conhecer o mundo dos afetos, para assumir a própria história, o Noviciado Interprovincial traz a riqueza da interculturalidade que ajuda na compreensão do diferente. O tema sobre os afetos, por sua vez, favorece a caminhada formativa nesta etapa onde o formando é instigado a vivenciar o que lhe é próprio como pessoa, contudo buscando a construção identitária como Frade Menor Capuchinho.

Autor:
Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap
No items found.
Comente