SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 2022

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 2022

 

ASCENSÃODO SENHOR – 29/05/2022

“A ascensão de Jesus – comunhão plena com o Pai, é também nossa vocação”

56° DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕESSOCIAIS

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Celebramos hoje a Ascensão de Jesus aos céus, a sua volta para o Pai. Ao fazer-se humano, Jesus nos proporciona vivermos com Ele, todas as suas experiências. Iniciando a semana de oração pela unidade dos cristãos, celebramos também o dia mundial das comunicações sociais, com o tema: Escutar com o ouvido do coração. O papa nos recorda que “só quem acolhe a Palavra com o coração «bom e virtuoso» e A guarda fielmente é que produz frutos de vida e salvação”. Celebremos esta alegria, cantando.

 

ATOPENITENCIAL

Presidente: Jesus, assumindo a condição humana, se faz Filho de Deus e nosso irmão. Nesta experiência, Jesus Cristo conheceu toda fraqueza do ser humano que, por sua vez, não soube corresponder a este gesto profundo de amor. Peçamos perdão, juntamente com toda a humanidade, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Celebrar a Ascensão do Senhor é celebrar nosso acesso à vida junto de Deus por Jesus Cristo. Louvemos a alegria desta experiência que une a terra ao céu, cantando.

 

LITURGIADA PALAVRA

Primeira Leitura: At 1,1-11

Salmo Responsorial: Por entre aclamações, Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Segunda Leitura: Ef 1,17-23

Evangelho: Mc 16,15-20

 

REFLEXÃO

-Ascender, subir é um desejo inerente ao coração humano. Há os que desejam uma ascensão meramente secularista, que ignora ou exclui a dimensão transcendente da pessoa humana, reduzindo a vivência apenas ao plano mundano. Muitos desses são obcecados pelo consumismo desenfreado, movidos pelo desejo de ascender economicamente, de possuir, de acumular, fazendo da riqueza seu absoluto; outros, cegados pela ambição do poder, utilizam-se de estratégias, por vezes, das mais perversas imagináveis para alcançar seu intento; outros ainda, embriagados pelo palco da fama, tornam-se e sentem-se verdadeiros ídolos, falsos deuses.  

-A ascensão, em si, não é um mal. Tudo depende a que a gente quer ascender. À felicidade? À realização como ser humano, como profissional? A um sentido para a vida e à uma vida mais digna? À salvação? Toda ascensão tem uma motivação, um caminho. Para o cristão a motivação e o caminho é o próprio Jesus. Quarenta dias depois de sua ressurreição, celebramos a Ascensão do Senhor, como plenitude da Páscoa. Desde a encarnação, Jesus nos mostra o itinerário para a verdadeira ascensão: a humildade, o despojamento, o serviço gratuito, o dom de si mesmo em favor da vida dos outros, em síntese, o amor. “Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se de si mesmo, assumindo a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens... Por isso Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome” (Fl 2,6-11). Ante o pedido de Tiago e João que queriam ascender a um lugar de destaque no seu reino, Jesus responde: “Quem quiser ser o maior seja o servo de todos. O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,43-45).

-Portanto, celebrar e participar da Ascensão requer que alimentemos em nosso coração os mesmos sentimentos que havia em Jesus. Não ficarmos parados só olhando para o céu, mas assumir com alegria e audácia a sua missão: seu Reino de misericórdia, justiça, fraternidade, vida e paz.

- Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, como o lema: “Escutar com o ouvido do coração”, o Papa Francisco chama atenção que o dom de «escutar», é decisivo na gramática da comunicação, condição para um autêntico diálogo e que a maior necessidade dos seres humanos, hoje, é «o desejo ilimitado de serem ouvidos».

- A partir das páginas bíblicas aprendemos que a escuta não significa apenas uma percepção acústica, mas está essencialmente ligada à relação dialogal entre Deus e a humanidade. O «shema’ Israel – escuta, Israel» (Dt 6,4) – palavras iniciais do primeiro mandamento – é continuamente lembrado na Bíblia, a ponto de São Paulo afirmar que «a fé vem da escuta» (Rm 10,17).A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso «inclina o ouvido» para o escutar. O Senhor chama explicitamente o homem a uma aliança de amor, para que possa tornar-se plenamente aquilo que é: imagem e semelhança de Deus na sua capacidade de ouvir, acolher, dar espaço ao outro. No fundo, a escuta é uma dimensão do amor.

- Ouvidos, temo-los todos; mas muitas vezes mesmo quem possui um ouvido perfeito, não consegue escutar o outro. Pois existe uma surdez interior, pior do que a física. A verdadeira sede da escuta é o coração. Santo Agostinho convidava a escutar com o coração, a acolher as palavras, não exteriormente nos ouvidos, mas espiritualmente nos corações: «Não tenhais o coração nos ouvidos, mas os ouvidos no coração». E São Francisco de Assis exortava os seus irmãos a «inclinar o ouvido do coração».

A escuta é condição para boa comunicação. Aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente, face a face, a escuta do outro abeirando-nos dele com abertura leal confiante e honesta. Esta falta de escuta, que tantas vezes experimentamos na vida quotidiana, é real também, infelizmente, na vida pública, onde com frequência, em vez de escutar, «se fala pelos cotovelos». É triste, diz o Papa Francisco, quando surgem, mesmo na Igreja, partidos ideológicos, desaparecendo a escuta para dar lugar a estéreis contraposições. Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar. Para fornecer uma informação sólida, equilibrada e completa, é necessário ter escutado prolongadamente. A escuta requer sempre a virtude da paciência, juntamente com a capacidade de se deixar surpreender pela verdade.

- A capacidade de escutar a sociedade é ainda mais preciosa neste tempo ferido pela longa pandemia. É preciso inclinar o ouvido e escutar em profundidade, sobretudo o mal-estar social agravado pelo abrandamento ou cessação de muitas atividades econômicas.

- Também na Igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos. É o dom mais precioso e profícuo que podemos oferecer uns aos outros. Nós, cristãos, esquecemo-nos de que o serviço da escuta nos foi confiado por Aquele que é o ouvinte por excelência e em cuja obra somos chamados a participar. «Devemos escutar através do ouvido de Deus, se queremos poder falar através da sua Palavra» (Dietrich Bonhöffer). Quem não sabe escutar o irmão, bem depressa deixará de ser capaz de escutar o próprio Deus. Na ação pastoral, a obra mais importante é o «apostolado do ouvido». Devemos escutar, antes de falar, como exorta o apóstolo Tiago: «cada um seja pronto para ouvir, lento para falar» (1,19). Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade.

- O processo sinodal é uma grande ocasião de escuta recíproca. A comunhão edifica-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs. Como num coro, a unidade requer, não a uniformidade, a monotonia, mas a pluralidade e variedade das vozes, a polifonia. Ao mesmo tempo, cada voz do coro canta escutando as outras vozes na sua relação com a harmonia do conjunto. Esta harmonia é concebida pelo compositor, mas a sua realização depende da sinfonia de todas e cada uma das vozes. Cientes de participar numa comunhão que nos precede e inclui, possamos descobrir uma Igreja sinfónica, na qual cada um é capaz decantar com a própria voz, acolhendo como dom as dos outros, para manifestar a harmonia do conjunto que o Espírito Santo compõe.

 

PRECES DACOMUNIDADE

Presidente: Confiemos nossos pedidos a Deus que demostrou todo seu amor nos enviando e agora elevando seu Filho. Tudo vem de Deus e volta para Ele. Após cada prece, digamos: Senhor, atendei nosso clamor!

  1. Cristo, elevado ao céu, abençoai vossa Igreja que, na pessoa do Papa Francisco, dá  seu testemunho profético no mundo, digamos...
  2. Cristo, elevado ao céu, iluminai os comunicadores, no dia das comunicações sociais, para serem verdadeiros e éticos em seu importante trabalho para a     humanidade, digamos...
  3. Cristo, elevado ao céu, dai coragem e um novo espírito aos sacerdotes, aos religiosos e aos leigos de nossas comunidades, objetivando uma maior unidade e vivência cristã, digamos...
  4. Cristo, elevado ao céu, tornai-nos cristãos cada vez mais autênticos contribuindo para que toda a humanidade seja o novo povo de Deus, digamos...

 

OFERTÓRIO

Animador: Todo trabalho humano é representado no pão e no vinho. Oferecemos, junto ao pão e ao vinho, as dificuldades terrenas vividas e a esperança de celebrar as alegrias celestes. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: É hora de celebrar a comunhão entre o céu e a terra. Alimentemo-nos desse Deus que tudo sabe, tudo vive e a Ele tudo retorna. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente