Solenidade de Todos os Santos - 07/11/2021

Solenidade de Todos os Santos - 07/11/2021

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS – 07/11/2021

“Sejam santos, porque eu, o vosso Deus sou Santo”

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar a vida. Hoje a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. A Santidade é um projeto de vida. É um caminho percorrido no testemunho e fidelidade das bem-aventuranças. Deus nos concede a graça de participarmos de sua santidade. Agradecidos por termos tantos santos e santas, como inspiração e modelo, protetores e intercessores, iniciamos, com alegria nossa celebração, de pé, acompanhando a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL 

Presidente: Somos chamados a ser santos e viver a proposta de Jesus, de amor e misericórdia, de justiça e honestidade. Reconhecendo que por vezes não seguimos seus ensinamentos. Peçamos perdão.

- Jesus nos chamou ao amor. Do nosso egoísmo, ódio, inveja e indiferença em relação aos nossos irmãos e irmãs, Senhor, tende piedade de nós.

- Jesus nos chamou à justiça. Das nossas injustiças, desrespeitos e ofensas para com nossos irmãos e irmãs, Cristo, tende piedade de nós.

- Jesus nos chamou à vida. Das nossas agressões, violências e descuidos com a saúde e a natureza, Senhor, tende piedade de nós.

HINO DO GLÓRIA

Animador: As flores que apresentamos nos falam da primavera de santidade que, hoje, floresce na Igreja, na vida de tantos irmãos e irmãs. Com alegria, glorificamos a Deus pelo dom da santidade, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Ap 7,2-4.9-14

Salmo Responsorial: É assim a geração dos que procuram o senhor!

Segunda Leitura: 1Jo 3,1-3

Evangelho: Mt 5,1-12ª

REFLEXÃO

Todos nós estamos de passagem por este mundo. É a oportunidade de um rápido estágio que Deus nos concede realizar. O tempo que Deus nos concede, pode ser concebido e entendido de duas formas ou dimensões: a) no aspecto cronológico que segue a lógica do relógio e do calendário, que tem como critério a quantidade; b) no aspecto ou na dimensão da Graça de Deus, que tem como critério a qualidade, a intensidade e a conformidade com o projeto e a vontade de Deus. O desejo profundo que habita o coração humano, é viver longos anos. Mas o mais importante e a preocupação maior deve ser a forma de como vivemos o tempo que Deus nos concede. Todos nós somos chamados à santidade. “Sejam santos porque eu o vosso Pai sou santo” (Lv 11,45). A santidade se alcança adequando nossa vida à de Jesus Cristo, configurando-nos com ele, buscando continuamente a perfeição, superando as fragilidades e, sobretudo, vivendo o grande mandamento do amor, que se expressa na solidariedade, na compaixão e na misericórdia com nossos irmãos e irmãs, em especial os pobres e sofredores. A santidade e a perfeição se concretizam na misericórdia; esta capacidade de colocar-se na pele do outro, de sentir no próprio coração a dor, a miséria alheia. Por isso, o próprio Jesus insiste: “Sejam misericordiosos como vosso Pai celeste é misericordioso” (Lc 6,36). Quem é capaz de viver a máxima da misericórdia evitará o vírus mortal do egoísmo e da prepotência, jamais se fará juiz de ninguém, mas como o bom samaritano, sempre saberá estender a mão para ajudar, aliviar e salvar. É basicamente isto que caracteriza os santos canonizados e tantos santos e santas não canonizados (DAp 98), mas que certamente já receberam o prêmio da glória, a vida eterna.

A expressão máxima e mais contundente da santidade se expressa pelo martírio, a capacidade extrema de doar-se plenamente em favor da justiça, da verdade, da solidariedade, da paz, sendo imitadores mais próximos dos sofrimentos de Cristo. O livro do apocalipse, simbolicamente os apresenta como aqueles que alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro e trazem palmas na mão. Todos esses, tem lugar em volta do trono de Deus e servem de modelo e convocação ao seguimento radical das propostas evangélicas, como vemos nas bem-aventuranças.

As bem-aventuranças são indicações do caminho que nos conduz à santidade. Podemos trocar a palavra “bem-aventuranças” pela palavra “são santos”.  São santos, os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus”, assim sucessivamente. Vemos, assim, que está no caminho da santidade aquele que cultiva um coração que não se incha de orgulho, soberba e prepotência, mas se mantém humilde, confiando-se totalmente a Deus e reconhecendo-se necessitado da ajuda dos outros; estão no caminho da santidade aqueles que se afligem diante do sofrimento alheio e não descansam enquanto não fizerem algo para diminuí-lo; estão no caminho da santidade os não violentos, que se empenham para promover o Reino de Deus, doando suas vidas, a exemplo dos mártires e tantas pessoas anônimas que são justas e lutam pela justiça; estão no caminho da santidade os que possuem corações misericordiosos, os que jamais desejam o mal para o seu próximo, não agem com segundas intenções ou maliciosamente e são promotores da paz. A promoção da paz nos torna dignos de sermos chamados filhos de Deus. Os perseguidos por causa da justiça estão no caminho da santidade, pois a justiça é o critério fundamental para entrarmos no Reino de Deus.

Esforcemo-nos para sermos santos, porque a santidade é a meta principal de nossa vida. O caminho está indicado, basta o trilharmos e realizaremos a vocação à qual somos chamados por Deus.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Invocamos, confiantes a intercessão dos santos e santas da nossa devoção, esperando sua proteção e buscando seguir seu exemplo. A cada invocação, rezamos: Rogai por nós.

- Santa Maria, Mãe de Deus e São José!

- São Pedro e São Paulo!

- São Francisco de Assis e Santa Clara!

- Santo Antônio de Pádua e São Frei Pio!

- São Frei Antônio Galvão e Santa Paulina!

- São João XXIII e São Paulo VI!

- São Oscar Romero e Santa Dulce dos Pobres!

- Todos os Santos e Santas de Deus!

- Todos os Mártires latino-americanos!

OFERTÓRIO

Animador: Os santos e santas fizeram da sua vida uma oferta agradável a Deus e à humanidade. Junto ao Pão e ao Vinho, ofereçamos, também nós, nossa vida e missão na edificação de um outro mundo possível, com mais justiça, solidariedade e amor, cantando.

COMUNHÃO

Animador: Os santos e santas, que sempre se nutriram do alimento indispensável: o Corpo de Cristo na mesa do Senhor, hoje, participam do banquete celestial. Participamos com alegria da Mesa do Senhor, fortalecendo-nos para trilhar o caminho das bem-aventuranças, o caminho da santidade, cantando.


Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach
No items found.
Comente