Terceiro Domingo do Advento - 11/12/2022

Terceiro Domingo do Advento - 11/12/2022

TERCEIRO DOMINGOADVENTO – 11/12/2022

Alegrai-vos! O Senhor está próximo!

(Acender a terceira vela (Rosa) da Coroa do Advento).

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! O 3º domingo do Advento, conhecido como domingo da alegria porque a vinda do Senhor esperado está próxima. A alegria cristã se fundamenta na certeza de que Jesus é a luz que ilumina o nosso caminho e nosso coração para ver toda bondade e beleza, amor e justiça, verdade e vida que acontecem no mundo, como manifestação da face de Deus. Acendendo a 3ª vela da coroa do Advento, manifestamos a nossa fé e a nossa alegria na vinda do Senhor. Iniciemos nossa celebração, cantando.

ATO PENITENCIAL

Presidente: Para acolher o Salvador, é necessário que o nosso coração esteja aberto e livre de qualquer sentimento que nos afasta do verdadeiro caminho. Reconheçamos que somos pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

- Pelas vezes que fazemos do egoísmo o critério de nossas ações, Senhor, tende piedade de nós.

- Pelas vezes que não buscamos a conversão e nos distanciamos de Deus, Cristo, tende piedade de nós.

- Pelas vezes que a preparação para o Natal é voltada para o consumismo e não à oração e àsolidariedade, Senhor, tende piedade de nós.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Is 35,1-6a.10

Salmo Responsorial:

SegundaLeitura: Tg 5,7-10

Evangelho: Mt 11,2-11

REFLEXÃO

- Este terceiro domingo do Advento nos convida a perceber os sinais da alegria que temos à nossa volta, na nossa realidade, na caminhada até o Natal do Senhor. Isaías, João Batista e o próprio Jesus nos ajudam a descobrir estes sinais.

-Isaías fala das transformações do mundo com a vinda do Salvador. É, em primeiro lugar, uma transformação de pessoas, de sentimentos e atitudes pessoais que possibilitarão a transformação do mundo: mãos e joelhos enfraquecidos ganharão força. Isso mostra o fim da dependência, da submissão, da escravidão. As pessoas poderão caminhar com as próprias pernas e construir com as próprias mãos. É o símbolo da liberdade. As pessoas deprimidas criarão ânimo, perderão o medo. Tudo aquilo que deprime e amedronta as pessoas terá um fim. O que hoje mais deprime e amedronta as pessoas? Os olhos dos cegos se abrirão e os surdos ouvirão, os coxos andarão e os mudos falarão. São muitas coisas que cegam,ensurdecem as pessoas, as paralisam e as deixam mudas. Basta olhar que nos cerca, a fome que assola muitos lares, a falta de acesso à saúde, o sucateamento da educação, os meios de comunicação tendenciosos que que desinformam, caluniam, as redes virtuais disseminando ódio e intolerância, veiculando ideologias dominantes, que manipulam as consciências e escravizam as pessoas. Quanta libertação, quanta vida este texto de Isaías promete. A chegada do Senhor e, sua acolhida em nossos corações, produz grandes transformações. Mas é preciso, como nos diz Tiago, ter paciência, saber esperar o tempo certo, como o agricultor espera a semente germinar, crescer e dar frutos. É, portanto, uma espera ativa.

- Oevangelho nos apresenta João na prisão, como consequência da fidelidade a Deus, ao povo, a sua missão. Preparar a chegada de Jesus custou-lhe muito, inclusive sua própria liberdade. A maior alegria de João, mesmo preso, é ver seu sonho se tornando realidade, seu trabalho dando fruto, o Messias esperado chegou. Jesus pede aos discípulos que voltem e digam a João o que viram e ouviram: cegos recuperando a visão, paralíticos voltando a andar sem dificuldade, leprosos curados, surdos escutando, mortos que ressuscitam e os pobres evangelizados,isto é, tratados com dignidade e respeito, sendo incluídos no banquete da vida, os humildes e pobres ilimunando o mundo com o sorriso da esperança. Jesus conclui exaltando a João e proclamando que no Reino dos céus todos serão muito importantes. Que possamos participar da alegria de João, cumprindo com coragem profética nossa missão, transformando nossa vida e a realidade, acolhendo Jesus e seu evangelho libertador em nosso coração.

PRECES DACOMUNIDADE

Presidente: Sentindo-nos alegres com a vinda do Salvador, façamos nossas preces, pedindo: Senhor, conceda-nos um Natal cheio de alegria!

1 – Pelas comunidades que vivem esse tempo de espera e preparação, para que sejam sinais de alegria, esperança e vivência cristã, pedimos.

2 – Pelos irmãose irmãs que vivem na tristeza e na solidão, para que a vinda de Jesus, osagracie de alegria e bênçãos, pedimos.

3 – Por todos os que creem que Jesus está próximo, para que irradiem, por onde passarem,confiança e entusiasmo, pedimos.

4 – Para que todos se sensibilizem e participem dos grupos de novena, preparando o coração para receber Jesus, pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador: No altar do Senhor, junto ao pão e ao vinho, apresentamos a manjedoura com a palavra "Alegria". O Natal está próximo e é com alegria que também ofertamos nossa colaboração com aColeta para a Evangelização, auxiliando no anúncio da Boa Nova àqueles que ainda não a acolheram. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: O Senhor, que se aproxima no Natal, já está no meio de nós na Eucaristia, para nutrir nossa fé e nosso amor. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente