Um processo para Frei Gabriel “virar” santo? Os passos e encaminhamentos do Processo de Beatificação do “Irmão de todos”.

Um processo para Frei Gabriel “virar” santo? Os passos e encaminhamentos do Processo de Beatificação do “Irmão de todos”.

Caros Leitores

Paz e Bem!

Desde dezembro de 2021 estamos acompanhando aqui no Jornal Metropolitano e agora aqui em nosso site, a trajetória de Frei Gabriel de Frazzanò. Ao mesmo tempo, temos ouvido por vários meios sobre um processo canônico para a Beatificação e Canonização do Frade Capuchinho que se doou na construção do Reino de Deus nas terras de Minas Gerais, especialmente em Uberaba, Carmo do Paranaíba e Frutal. Sabemos que o processo para que a Igreja reconheça alguém como Beato ou Santo e aprove o culto público é longo e complexo. Contudo, nem todos sabem ao certo como funciona tal processo e quais são os passos que já foram dados na Causa de Frei Gabriel. Vamos, portanto tratar sobre o Processo de Beatificação e Canonização de Frei Gabriel de Frazzanò, o “Irmão de todos”.

Antes de começar todo e qualquer processo é preciso que se verifique certos elementos que sinalizam a devoção popular. Com Frei Gabriel não foi diferente. Quando ainda estava vivo várias pessoas já acorriam ao frade em busca de socorro e de auxílio e sentiam, por meio dele, a presença de Deus junto aos pobres, aos idosos, às crianças e aos doentes. Com sua simplicidade capuchinha e pela força do seu testemunho de caridade e fraternidade construía o Reino de Deus por meio das suas obras e das suas iniciativas. Mas o trabalho de Frei Gabriel não era só construir espaços que eram necessários, era também fortalecer a fé e a piedade levando todos a Deus.

Por estes e outros testemunhos ele já era tido como “santo” entre o povo e é aqui que surge a devoção popular. Atentos a essa devoção e carinho do povo para com Frei Gabriel é que, após vários anos da sua morte, nós, os Frades Menores Capuchinhos, assumimos a empreitada de iniciar o Processo de Beatificação e Canonização desse nosso irmão. Muito temos ouvido, aprendido e nos emocionado com tudo o que estamos descobrindo e com o que o povo guarda em suas memórias e no coração sobre o frade capuchinho que, abnegado, dedicava-se sempre aos que necessitavam.

Mas para podermos começar a falar de um processo canônico instituído, um longo caminho precisou ser percorrido. Primeiramente, os frades de Minas Gerais, reunidos em Capítulo Provincial (no ano de 2019), ouviram a proposta apresentada de se iniciar o processo e votaram pela sua abertura ou não. Tendo sido aprovado foi feita a comunicação com o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, informando o nosso desejo e ouvindo dele um parecer. Após sua apreciação então começamos a requisitar as autorizações necessárias.

Primeiramente apresentamos nosso desejo ao Frei Roberto Genuin, nosso Ministro Geral que é o responsável por cuidar e guiar os frades de todo o mundo no perfeito seguimento do Evangelho e da vida Capuchinha. Apresentamos a ele e ao seu Conselho a história, a devoção popular e o pedido de abrir a Causa. Ele, por sua vez, apresentou todo o material elaborado ao Frei Carlo Calloni, chamado de Postulador Geral e é o frade responsável por acompanhar todos os processos abertos dos Capuchinhos que estão a caminho dos altares em todo o mundo. Após estudar todo o material encaminhado ambos deram o parecer positivo.

Frei Roberto e Frei Carlo Calloni comunicaram a nossa Província de Minas Gerais com suas apreciações e o Frei Carlo Calloni comunicou também o Arcebispo Metropolitano do processo que estava sendo configurado. Ao mesmo tempo Frei Carlo, por sugestão de Frei Adilson Gonçalves que é o nosso Ministro Provincial, nomeou Frei Vicente da Silva Pereira como Vice-postulador, ou seja, o responsável local por acompanhar o processo, animar a devoção e divulgar a figura de Frei Gabriel.

Em seguida, Dom Paulo Mendes Peixoto consultou todos os Arcebispos e Bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo, o então Regional Leste 2 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB Leste2), para saber se algum deles se opunha à abertura da Causa em sua Arquidiocese. Após a consulta foi emitido o posicionamento positivo do Regional da Conferência. Faltava agora uma última autorização, talvez a que demoraria mais, o parecer da Congregação para as Causas dos Santos, da Santa Sé.

Assim, no dia 14 de dezembro de 2020, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, Dom Paulo presidiu uma Santa Missa e assinou o pedido dessa consulta a ser enviada à Santa Sé, a missa foi transmitida pela TV Horizonte e pela Rede Vida para todo o Brasil. Iniciava-se um novo passo e uma espera que duraria cerca de 6 a 8 meses para a resposta, pois seria feita uma consulta em todos os departamentos da Santa Sé para saber se existia algo nos registros do Vaticano que pudesse desabonar ou impedir a Causa. Concomitante a isso, os frades começaram a divulgar a figura de Frei Gabriel e a rezarem e distribuírem a oração preparada para que o Povo de Deus pudesse interceder pelos encaminhamentos. Também nessa etapa nos foi oferecido este espaço no Jornal Metropolitano para divulgarmos também pelos espaços da Arquidiocese de Uberaba.

Surpreendentemente a resposta da Congregação para as Causas dos Santos foi emitida e nos chegou com apenas 3 meses e 12 dias. A carta do Cardeal Marcelo Semeraro endereçada a Dom Paulo diz da seguinte forma:

“Após pesquisa, prazerosamente, passo a informar que da parte da Santa Sé nada obsta para que a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò possa prosseguir...”.
Frei Gabriel de Frazzanò

Frei Gabriel passou a ser nomeado como “Servo de Deus”, ou seja, significa e simboliza que o Processo de Beatificação e Canonização tem as devidas autorizações e pode ser aberto. O próximo passo é a Instalação do Tribunal Arquidiocesano da Causa de Frei Gabriel.

Tal instalação será realizada no dia 16 de julho, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Frutal. Se inicia uma fase de investigação histórica da vida e das documentações que tratam de Frei Gabriel e um processo canônico sobre a sua vida, as virtudes e a fama de santidade. Será instaurado uma equipe, chamada Comissão Histórica, para o levantamento e estudo de toda documentação e outra equipe, chamada Tribunal do Inquérito, para a entrevista e a escuta de testemunhas que possam depor no Processo. Para essa escuta, o Vice-Postulador deve apresentar uma lista de, no mínimo, 40 testemunhas que conheceram, direta ou indiretamente, e/ou relatam graças e comprovação das virtudes. Todas as testemunhas apresentadas são intimadas a depor no Processo. Esta é a chamada Fase Diocesana do Processo e a fase que mais se delonga devido às escutas e os registros de cada entrevista e de cada testemunha.

A Sessão de Abertura da Fase Diocesana, a Constituição do Tribunal do Inquérito e os juramentos de todos os membros envolvidos são realizados publicamente, mas os trabalhos das equipes processam-se sob sigilo. Após todos os trabalhos realizados e todos os autos do Processo compilados e organizados, faz-se a Sessão de Clausura da Fase Diocesana e envia-se todo material para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Tal tarefa visa declarar que Frei Gabriel de Frazzanò  viveu heroicamente as virtudes teologia, a saber: Fé, Esperança e Caridade, as virtudes cardeais: Justiça, Fortaleza, Prudência e Temperança, e os Votos Religiosos de Pobreza, Castidade e Obediência professados como Frade Menor Capuchinho. Se tais comprovações procederam então o Papa o declara como “Venerável”.

Para que seja então Beatificado, é necessário a constatação de um milagre pela intercessão de Frei Gabriel. Para o estudo e análise do possível milagre é instaurado outro Tribunal Arquidiocesano de Inquérito sobre o possível milagre, para ouvir as testemunhas e os envolvidos, e uma Comissão Médica, para analisar toda documentação e emitir um parecer. Também tais documentações são enviadas para o estudo e apreciação dos membros da Congregação para as Causas dos Santos. Para a Canonização, é necessário um segundo milagre e as tarefas de investigação se repetem.

Para alguns todos esses processos podem parecer demasiado longo e moroso, mas a seriedade e meticulosidade com que tais passos são dados configuram a respeitabilidade, integridade e honestidade. A ciência da Igreja de declarar alguém como Servo de Deus ou Venerável e propor um Beato ou Santo como modelo de seguimento do Evangelho e vivência da fé por meio da intercessão é muito bem analisada e estudada para que seja feita com veracidade e justiça.

Por isso, devemos rezar! Devemos nos unir em oração pela Causa de Frei Gabriel, pelas equipes que têm a responsabilidade em seus ofícios e por todos os chamados a colaborar por meio dos testemunhos. Sabemos que todo o processo, além dos encaminhamentos práticos tem um custo e é mantido pelas doações espontâneas, pela venda dos livros “Frei Gabriel de Frazzanò – O Irmão de todos”, de Frei Francisco de Uberaba e demais iniciativas para a colaboração financeira. Portanto, convidados a todos para divulgar cada vez mais a figura de Frei Gabriel, rezar pedindo a Deus a intercessão do Servo de Deus, o bom andamento da sua Causa de Beatificação e a colaboração financeira. O caminho é árduo, mas acreditamos que, como era o trabalho de Frei Gabriel, tudo será feito com a ajuda do povo que tanto o ama e da melhor forma possível.

Rezemos:
“Altíssimo, onipotente e bom Senhor”, a vós nos dirigimos, glorificando vosso nome, pela vida e testemunho de nosso humilde irmão, Frei Gabriel de Frazzanò. Ele viveu a sua vida consagrando-a totalmente a vós no serviço aos pobres, aos idosos, às crianças carentes e aos doentes. Ele foi um Frade Capuchinho, fiel a Jesus Cristo e a serviço do bem comum. Frei Gabriel – o irmão de todos – por sua dedicação e por seu empenho, tornou-se exemplo de pessoa comprometida com os pequenos deste mundo, por amor a vós, Senhor! Que seu exemplo nos contagie e nos leve a viver os valores evangélicos. Por sua intercessão, pedimos a graça (em silêncio pedir a graça). Atendei-nos Senhor! Pedimos com toda a nossa confiança: se for da vossa vontade, que o irmão de todos, Frei Gabriel de Frazzanò, seja incluído no número de vossos santos. Amém!

1 Pai nosso. 1 Ave Maria. Glória ao Pai.

(Com aprovação eclesiástica)
Essa oração é para uso pessoal e particular.
Em nada se pretende antecipar a autoridade da Igreja, à qual unicamente compete pronunciar-se sobre a santidade de Frei Gabriel.
Graças alcançadas por sua intercessão, sejam informadas aos:
Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais. Rua Iara, 171, Bairro Pompeia
Belo Horizonte/ MG. 30280-370.
e-mail: freigabriel@capuchinhosmg.org.br
Colabore com a Causa de Beatificação do Servo de Deus Frei Gabriel

Faça sua doação por depósito identificado

Banco SICOOB (756)
Ag.: 4030 Conta: 63.745.912-1
PROCAMIG – 09.457.004/0001-78
PIX: freigabriel@capuchinhosmg.org.br

E que o Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò interceda por nós!

Paz e Bem!

Foto principal: Dom Paulo, Arcebispo de Uberaba e Frei Vicente da S. Pereira, Vice Postulador da causa do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò.
_____

Frei Vicente da S. Pereira, OFMCap

Frei Glaicon G. Rosa, OFMCap

Autor:
Vice Postulação da causa do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò
No items found.
Comente