DOMINGO DE RAMOS - 2022

DOMINGO DE RAMOS - 2022

DOMINGO DE RAMOS – 10/04/2022

Bendito aquele vem em nome do Senhor, que fala com sabedoria e ensina com amor!

(Preparar: Procissão de entrada: ramos. Ofertório: cesto para envelopes da campanha da fraternidade. Sugestão: encenar a entrada triunfal e a memória da paixão).

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, bem-vindos! Seguindo os passos de Jesus no caminho da cruz, com Ele entramos em Jerusalém, sempre com o coração aberto para acolher sua sabedoria e seus ensinamentos de amor, que se plenificam no ato extremos de dar a vida pela vidado mundo, pelo mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Iniciemos nossa celebração, cantando.

BÊNÇÃO DOS RAMOS

Animador: Meus irmãos e minhas irmãs, durante cinco semanas da Quaresma, preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje aqui nos reunimos e vamos iniciar, com toda a Igreja a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória desta entrada sigamos os passos de nosso Salvador, para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.

Bênção dos ramos:

Presidente: Deus eterno e todo-poderoso, abençoai + estes ramos, para que seguindo com alegria o Cristo, nosso rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Evangelho: Lc19,28-40

PROCISSÃO

Animador: Meus irmãos e minhas irmãs, a exemplo do povo simples e humilde que aclamou Jesus como aquele que vem em nome do Senhor, acompanhemos com alegria a procissão, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: Is 50,4-7

Salmo Responsorial: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?

Segunda Leitura: Fl 2,6-11

Evangelho: Lc 22,14-23,56 (Paixão)

REFLEXÃO

- A Semana Santa, que inicia com o Domingo de Ramos e é coroada com a gloriosa ressurreição de Jesus, em muitos países é chamada de “Semana maior”, em outras palavras, a semana mais importante do ano .Neste Domingo, com Jesus estamos entrando em Jerusalém, e queremos acompanha-lo no calvário, na cruz, para participar de sua ressurreição. Muitos esperavam a entrada de um rei nos moldes do sistema da época, na sua carruagem apropriada, adornada de pedras preciosas, cercado de súditos que o serviam, como os reis da época.  A primeira decepção é que Jesus não entra dessa maneira, mas sim montado num jumentinho, meio de transporte dos pobres.  Mostra com este e tantos outros gestos e procedimentos que não é um rei segundo as concepções deste mundo. Mostra que seu reinado é de serviço humilde, um rei próximo do povo, com o povoe para o povo.

- O povo pobre e humilde o aclama com ramos de oliveira nas mãos, outros estendem suas túnicas à sua passagem. Expressam sua fé no reino de Deus e seu agradecimento a Jesus, gritando: “Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” Alguns deles, porém, manipulados por uma elite perversa, dias depois iriam compactuar com a sua condenação. São muitas as maneiras de continuar condenando a Cristo, como, por exemplo, quando compactuamos com sistemas opressores e excludentes; quando nos omitimos diante de situações de injustiças; quando caluniamos e difamamos quem pensa diferente de nós; quando damos vazão a fofocas e intrigas que diminuem a vida de nossos irmãos e irmãs dentro e fora da comunidade. São formas e unir a nossa voz a das multidões que gritam: “crucifica-o”, executa-o, silencie sua voz. É extremamente doloroso saber que milhões de vozes, continuem a gritar crucifica-o, em vez de ajudar a carregar a cruz. Pior ainda quando essas vozes ecoam dentro de nossas igrejas. Quem resiste ao clamor de um irmão que carrega a cruz pesada do sofrimento e não se compadece, mostrando-se indiferente, insensível a sua dor, não deveria dizer que é cristão.

- Nós, no início desta Semana Santa, queremos, de forma renovada e profundamente comprometida, proclamar nossa adesão àquele que vem em nome do Senhor, seguir este Jesus autêntico e verdadeiro, que mesmo tendo condição divina não se apegou a sua igualdade com Deus. Jesus tinha tudo para ser diferente e distante, mas preferiu ser simples, humilde, próximo das pessoas. Este é o caminho da exaltação. Quanto mais nos aproximamos dos pequeninos, dos excluídos e descartados, mais somos engrandecidos diante de Deus, mais nos aproximamos dele. Jesus se humilhou para nos exaltar, procedendo de modo, contrário a muitos de nós que gostamos de humilhar os outros para nos exaltar. Em razão desse modo de ser de Jesus, Deus o exaltou grandemente. Todo aquele que se faz pequeno diante de Deus e dos irmãos, e o serve com humildade doando-se com amor, empenhando-se por vida em abundância para todos, será exaltado diante de Deus e participará de sua glória.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Irmãos e irmãs ,proclamando Jesus como nosso Senhor, invoquemos seu nome e seu auxílio, dizendo: Bendito o que vem em nome do Senhor.

1. Senhor Jesus, conduzi o Papa Francisco e toda a Igreja na fidelidade à missão e no amor à toda a humanidade, nós vos pedimos.

2. Rei do universo, animai nossos governantes a promover uma educação integral, que favoreça a humanização e o progresso verdadeiramente a serviço da vida, nós vos pedimos.  

3. Salvador do mundo, ajudai vossos fiéis a vencer convosco as forças da morte e do mal que investem contra a humanidade e toda a criação, nós vos pedimos.

4. Servo de Deus, que sofrestes as consequências de um processo injusto, vinde socorrer as vítimas da violência, das injustiças e do descaso, nós vos pedimos.

5. Cristo obediente até a morte de cruz, ensinai-nos a ser obedientes e fiéis à vontade do Pai, nós vos pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Na oferta dos envelopes da Campanha da Fraternidade, queremos associar-nos àquele que não reteve nada para si, transmitindo-nos a sabedoria que vem do alto, ensinando com amor, deu plenamente sua vida pela vida do mundo. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Jesus na Eucaristia, nos fortalece e nos motiva a vivermos plenamente a Semana Santa. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente