VIGÉSSIMO SEGUNDO DOMINGO COMUM – 29/08/2021

VIGÉSSIMO SEGUNDO DOMINGO COMUM – 29/08/2021

VIGÉSSIMO SEGUNDO DOMINGO COMUM – 29/08/2021

O Espírito suscita uma diversidade de ministérios e serviços na Igreja.

ACOLHIDA:

Animador – Irmãos e irmãs em Cristo, nossa saudação de Paz e Bem.

Neste último domingo do mês vocacional celebramos a diversidade de ministérios e serviços assumidos pelos cristãos leigos, que movidos pelo Espírito Santo, dão vida às nossas comunidades, dinamizam a Igreja e transformam o mundo. Que sejam sempre portadores e testemunhas da Palavra de Deus, a Lei maior que deve orientar nosso ser a agir. Acompanhemos a procissão, cantando. 


ATO PENITENCIAL

Animador – A Palavra de Deus é luz para discernir o caminho. Todavia, nem sempre a lei maior da vida e do amor ilumina as nossas ações. Arrependidos, peçamos perdão.

- Pelas vezes que ignoramos as orientações do Deus da vida, e deixamo-nos dominar pelas propostas enganadoras deste mundo, Senhor, tende piedade de nós.

- A essência da religião está no coração atento ao sopro do Espírito que se deixa iluminar pela Palavra de Deus. Pelas vezes que nos fechamos a essa luz, e nossas atitudes geram sofrimento na família e na sociedade, Cristo, tende piedade de nós.

- A interioridade humana é o espaço da liberdade e das decisões. Pelas vezes que achamos a Palavra de Deus exigente e seguimos propostas mais fáceis e cômodas.  Senhor, tende piedade de nós.


GLÓRIA

AnimadorDemos glórias ao Senhor por tantos fiéis leigos que ouvem o chamado do Senhor e colocam seus dons a serviço da Igreja, cantemos.


LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Dt 4,1-2.6-8

Segunda Leitura: Tg 1,17-18.21b-22.27

Evangelho: Mc 7,1-8.14-15.21-23 

REFLEXÃO

Deus nos deu os mandamentos como setas que indicam o caminho da justiça, da liberdade, da fraternidade, da paz, da vida em abundância e da conquista da terra prometida, ou seja, uma terra sem males. Observá-los e praticá-los torna-nos sábios e inteligentes. Quem escuta a Palavra de Deus e não a cumpre, ou a reduz a meras práticas exteriores e honra a Deus só com os lábios e não com o coração, engana-se a si mesmo e está longe de Deus.

Para Jesus, a essência da religião está no coração. O coração é a fonte do bem ou do mal. O Papa Francisco nos adverte: “Cuidemos do nosso coração, pois é de lá que sai o que é bom ou ruim, o que constrói e destrói”. Pecamos, aceitando o mal em nosso coração, do mesmo modo que nos tornamos “sagrados” se o amor, que habita o nosso coração, qualifica e santifica nossas obras e relações. Jesus rebate a hipocrisia dos doutores da lei e dos fariseus legalistas mostrando-lhes que mais do que ter as mãos limpas é preciso ter o coração puro, livre de tantos sentimentos perversos, de tanto mundanismo que leva a ignorar o essencial e a se perder nos adereços, nas coisas insignificantes. O coração humano é purificado no relacionamento autêntico com Deus observando seus mandamentos, exercendo obras de misericórdia e solidariedade, promovendo a defesa e dignidade da vida, contribuindo na edificação de uma sociedade sem excluídos e descartados. A conversão é, acima de tudo, uma mudança no coração que leva a uma mudança no modo de ser, de agir, configurando-nos com o ser e agir de Jesus.

A Carta de São Tiago evidencia a necessidade de sermos “praticantes da Palavra e não meros ouvintes”, pois de que adianta conhecer o caminho da santidade, que Deus nos oferece em seu Filho amado, se não estou disposto a trilhá-lo? A palavra é lâmpada para nossos pés, é luz do nosso caminhar, é orientação segura para nossa vida, nossa santificação, nossa salvação. É sempre bom lembrar que o coração é o ponto de partida e o ponto de chegada da Palavra. O anúncio de Jesus Cristo não deve cair como um golpe na cabeça, mas aterrissar suavemente no coração. São Paulo, grande anunciador da Palavra de Deus nos dá o exemplo: “Eu lhes falo com franqueza; meu coração está aberto para vocês… abram também o coração de vocês” (2Cor 6,11.13). “A Palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração” (Rm 10,8). É no coração que a palavra fecunda e produz frutos de vida, de dignidade, de justiça e de paz.


PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Confiantes, apresentemos ao Senhor nossas preces, suplicando: Senhor, Vossa Palavra seja a luz do nosso coração. 

  1. Quando nosso coração tem dúvidas, ilusões e insegurança nas decisões da vida, supliquemos...
  2. Quando as vozes sedutoras do mundo nos apontam caminhos para a felicidade, longe da luz do Evangelho, supliquemos...
  3. Quando as práticas religiosas são meros ritos que não chegam ao coração e os acontecimentos que clamam por amor, justiça e solidariedade não nos comovem, supliquemos...
  4. Quando a esperança e a alegria de viver se tornam difíceis para os doentes, idosos, crianças e jovens abandonados, que vivem tristes e desanimados, revoltados e infelizes, por eles supliquemos...

OFERTÓRIO 

Animador – Coloquemos, junto com o Pão e o vinho, sobre o altar do Senhor a vida feita doação de tantas lideranças leigas de nossas comunidades, cantando 

COMUNHÃO

Animador – O Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia são alimentos preciosos e indispensáveis para caminhar na luz do Senhor. Participemos do banquete da vida, cantando. 


Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach
No items found.
Comente