A vida é uma dádiva da natureza

A vida é uma dádiva da natureza

O viver é uma dádiva da natureza. A maneira de viver é uma escolha pessoal. Não adianta reclamar que seja difícil, que seja complicada e que enverede por algum caminho sem esperança. Não adianta culpar os outros. Não adianta culpar os pais por não estarem proporcionando mais conforto, por não darem atenção e oferecerem ambiente saudável e de acordo com seus sonhos.

Seja como for, para quem não tenha sentimentos amadurecidos e provados pela luta do dia a dia, julgará ter razões de reclamar, de queixar e até de revoltar. O mundo lhe parece injusto. Uns sobram riquezas, bem-estar e conforto e outros, especialmente os jovens, lamentando dificuldades em ter acesso à universidade e a outros privilégios.

Será muito importante olhar para essa vida com os olhos da serenidade, da sabedoria e da esperança, pois ela é única. Não será por acaso, ou por alguma fraqueza. Uns a sonham com muitas conquistas. Mas talvez não seja o melhor imaginar, ou sonhar. Não seja viver de ilusões. Será bem melhor encarar a realidade e trabalhar para fazer dela uma obra de arte, dando-lhe força e esperança.

Saiba que sua vida é fruto de uma luta constante e de uma conquista interminável. Sinta orgulho em poder lutar e trabalhar essa obra a fim de que se torne motivo de orgulho a quem nela acreditar. Saber que essa conquista exige vigilância permanente contra inimigos que se encontram pelo caminho tentando desviar da rota planejada.

Como é difícil aceitar essa vida como ela é! Como é difícil aceitar as pessoas em seu modo de pensar diferente. Como é desafiante conviver com pessoas que seguem linhas de fé diferentes, partido político contrário, modos de se comportar distintos!

Mas é assim que vive a humanidade. É assim que precisamos viver. Não poderemos permanecer isolados, fechados em nosso pequeno mundo de sonhos e de imaginações. Não poderemos imaginar tão somente. Será necessário raciocinar e organizar permanentemente o raciocínio e caminhar.

Felizes serão todos aqueles e aquelas que dispõem de um coração expandindo paz e semeando esperança. Felizes serão os que possuírem em sua alma disposição em acolher aos que se angustiam por terem perdido o endereço de seus sonhos, por terem se sentindo traídos em seus projetos.Serão felizes todos quantos dispuserem gratuitamente de tempo e se sentarem a seu lado e ouvirem suas lamentações, suas angústias e seus desesperos. E, após essa longa escuta, ser capaz de colocar a mão no ombro e dizer-lhe que sempre haverá uma luz iluminando seus desejos e seus passos.

Tenha coragem! Há um longo caminho a percorrer. E não está sozinho. Todos somos caminheiros nesse caminho. Cada qual com sua cruz e com sua esperança. Enquanto houver sol, haverá luz e calor iluminando e aquecendo.

Alegre-se! Continue acreditando, amando e sorrindo. Continue lutando por aquilo que um dia sonhou. Um dia se tornará realidade. Confie! Há um Deus que confia em você! Mesmo que você duvide, ele continuará acreditando em você. Faça essa experiência.

Autor:
Frei Venildo Trevizan, OFMCap
No items found.
Comente