Capuchinhos de SP se reúnem em Assembleia

Capuchinhos de SP se reúnem em Assembleia

Uma vez por ano os capuchinhos de São Paulo têm um encontro marcado, para juntos realizarem uma Assembleia. O momento de parada é oportuno para ouvir o que cada comissão, liderada pelos frades, fez neste período muito particular e desafiador de nossa história. O encontro terminou ontem (28), depois de quatro dias de trabalhos no Seminário Santo Antônio, na serra de São Pedro – SP.

Participação no Encontro Pan-Americano

No primeiro dia, a comissão ‘Administrativa e Social’ (responsável por administrar os bens e o financeiro da instituição, bem como a responsável pelos projetos sociais), JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e a ‘Pastoral Indigenista’, na pessoa do Frei Mateus Bento, apresentaram os seus trabalhos. No início da noite, os frades pararam as atividades para participar do Encontro Pan-Americano da Ordem, que aconteceu online.

Renovação dos votos

Na quarta-feira ocorreu uma emocionante celebração de renovação dos votos em que sete irmãos (freis José Gomes, José Moacyr, Nilton César, Geraldo Sinestri, Rogério Dias, Mauro Strabelli e Messias Franco) comemoraram aniversário de Vida Religiosa. Em seguida da celebração, as equipes de Formação Inicial (que cuida dos estudos dos jovens frades), Vida Fraterna (responsável pelos eventos do grupo, como a Assembleia, por exemplo) e de Comunicação (grupo que administra a presença de comunicação dos capuchinhos) se apresentaram. Durante todas as apresentações, inclusive as da segunda-feira, os frades puderam fazer perguntas e proposições.

Lançamento dos livros

O terceiro dia da assembleia foi momento para confraternizarem e também celebrarem a obra dos freis Odair Verussa e Mauro Strabelli que lançaram os livros: ‘Memória Histórica da Província dos Capuchinhos de São Paulo’ e ‘Lâmpada para os meus pés’ (respectivamente). “Queremos agradecer estes irmãos pelo tempo dedicado ao estudo e a pesquisa”, disse Frei Arcanjo, Ministro Provincial, na noite de lançamento.

A terça e quinta-feira foram dias para ouvir reflexões oferecidas pelos professores Matthias Grenzer e Pe. José Adalberto Vanzella.

O último compromisso da agenda foi com o Ministro Provincial que fez alguns comunicados, atualizando os frades da situação de diversas áreas da instituição, inclusive acerca da ida de três missionários (freis Anderson, José Antônio e Maurício) para a futura delegação do Chile.

Esta foi a última Assembleia antes do Capítulo Provincial eletivo, em outubro de 2022.

Autor:
Paulo Henrique da Silva, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em SP
No items found.
Comente