Capuchinhos, no centro de São Paulo, pelo cuidado da Casa Comum

Capuchinhos, no centro de São Paulo, pelo cuidado da Casa Comum

No 24 de maio de 2015, o Papa Francisco publicou a encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa Comum. Sete anos depois, na manhã de 24 de maio de 2022, celebramos essa importante mensagem para os dias de hoje, na conversão ecológica integral, com diversas manifestações, dentre as quais, juntamente da Vida Religiosa do Regional São Paulo, uma programação de algumas atividades no centro da grande cidade de São Paulo.
Às 11h neste dia, religiosos de diferentes carismas, dentre os quais os capuchinhos, se reuniram em frente ao Santuário de São Francisco, no largo de mesmo nome, cuidado pelos franciscanos, para um momento de mística entorno da Laudato Si’. A seguir, celebrando a Eucaristia, nos cantos, nas preces e na homilia retomava-se a criação como dádiva de Deus, na qual está o ser humano para cuidar e para viver a fraternidade.
Em seguida, os religiosos saíram em caminhada, levando banners e faixas, pelas ruas centrais, até o largo São Bento e, em seguida, até a praça da Sé, uma caminhada de cerca de duas horas, com paradas e diálogos com inúmeras pessoas. Durante este percurso, em meio a centenas de pessoas que andam apressadamente para o trabalho, compras ou negócios, os religiosos alternavam mensagens de conscientização no megafone – “nossa guerra é contra a fome”, “basta de depredação da natureza, da Amazônia”, “nenhuma família sem casa”... – com cantos, orações e panfletagem também. Os panfletos traziam algumas graves denúncias da atual situação ambiental e social no país e, no verso, os “dez mandamentos da Casa Comum”.

Também neste dia 24/5, além da organização e participação nestas atividades no centro de São Paulo, os frades capuchinhos de São Paulo, através da Comissão JPIC, lançaram o 1º vídeo de uma série de 4 pequenos vídeos, entre os dias 24 de maio e 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), versando sobre uma apresentação da Laudato Si’, o Ver da realidade, o Iluminar dela e propostas de Agir, conformes à mesma encíclica Laudato Si’.

Acesse:  LAUDATO SI' - Primeiro episódio

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente