Capuchinhos realizam Encontro Vocacional no Convento da Pompeia

Capuchinhos realizam Encontro Vocacional no Convento da Pompeia

A solicitude pelas vocações nasce principalmente da convicção de vivermos nós mesmos e de propormos aos outros um gênero de vida rico em valores humanos e evangélicos, o qual ao mesmo tempo que presta um autêntico serviço a Deus e aos homens, favorece o desenvolvimento da pessoa (Constituições OFMCap 17,1).

O Convento Capuchinho da Pompeia, em Belo Horizonte - MG, acolheu 16 vocacionados para um encontro de discernimento vocacional. O Serviço de Animação Vocacional (SAV) trabalhou com o tema: "O bom pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo10,11b)".

Deus, amando, cria o ser humano e o convida a viver, doa-lhe a liberdade, dando-lhe desta maneira a capacidade de construir a si mesmo. Esta lógica da criação nos ensina que viver consiste em assumir a responsabilidade do caminho, em dar forma à própria existência, buscando descobrir a nossa vocação: o que o mundo está esperando de nós, o dom que o Criador nos dá. A vida é dom que exige a nossa responsabilidade (Ratio Formationis, 3).
Foto: Encontro Vocacional 07/2023

Os Encontros Vocacionais são momentos propícios de reflexão e interirorização para o discernimento vocacional. Nesses encontros somos convidados a discernir o chamado que o Sagrado faz a cada um de nós. No decorrer da caminhada vamos conhecendo um pouco mais da Vocação, depois nos aprofundamos na vocação leiga e religiosa.

Foram dois dias de aprofundamento e reflexão sobre a vocação e o carisma franciscano. Tendo início do dia 08 de julho, com a oração da manhã e término no domingo, dia 09 de julho, com o almoço festivo. No decorrer do encontro os vocacionados participaram de momentos de oração, partilhas, formações e confraternização. Os participantes são provenientes de diversas regiões de Minas Gerais e junto aos frades buscam esclarecer um pouco mais o seu chamado vocacional, seja para a vida laical, religiosa ou presbiteral.

Conheça o site vocacional clicando na imagem acima.
Sem relações não existe fraternidade. Por isso, o nosso primeiro compromisso e vocação é nos tornarmos frades menores, segundo o estilo de Jesus, que não se apropriou da sua condição de Filho, mas se fez irmão de todos sem excluir ninguém. As relações fraternas nos oferecem um espaço de crescimento humano e espiritual, no qual aprendemos a viver, contemplar, estudar, refletir, discernir e decidir todos juntos em fraternidade. (Ratio Formationis, 66)

O (SAV) é o responsável por conduzir todas as atividades que se referem a divulgação, formação e orientação vocacional. Todos os anos são realizados diversos encontros vocacionais, missões e visitas na intenção de aproximar os jovens que se interessam pela nossa vida da vivência do nosso carisma no dia a dia.

Agradecemos de coração sincero a todos que se dispuseram a viver conosco esse tempo de graça e fraternidade. Que os nossos corações permaneçam unidos na oração e que possamos continuar caminhando em espírito de comunhão. Paz e Bem!

Autor:
Frei Douglas Leandro de Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente