Com complicações da Covid-19, falece Frei José de Oliveira

Com complicações da Covid-19, falece Frei José de Oliveira

O Frei José de Oliveira faleceu hoje (3) em Piracicaba-SP. Aos 92 anos, sua situação se agravou devido complicações da COVID-19. Ele estava morando na Fraternidade N. Sra. dos Anjos para tratar de um câncer. Antes de Piracicaba, vivia desde 1999 na fraternidade N. Sra. das Dores, em Cândido Mota - SP. "Chegou em nossa Paróquia no ano de 1999, onde começou a realizar trabalhos como orientador espiritual do Apostolado da Oração, da Legião de Maria e da Ordem Secular Franciscana. Muito acolhedor, Frei José sempre acompanhou as famílias candidomotenses levando sempre uma palavra de esperança em suas visitas, ministrando o Sacramento da Unção dos enfermos e abençoando seus lares", definiram os paroquianos que conviveram 20 anos com o frade.

Devido a situação atual da pandemia, e a infecção do falecido, não haverá velório. Serão celebradas as exéquias pelo Ministro Provincial, Frei Arcanjo, e em seguida o sepultamento do corpo.

Histórico:

Frei José de Oliveira nasceu aos 05 de dezembro de 1928 na Paróquia de Santo Antônio em Porangaba-SP. Ali foi batizado aos 16 de dezembro de 1928 e crismado aos 09 de março de 1930 por Dom José C. de Aguirre, Bispo de Sorocaba.

Entrou para o Seminário Seráfico São Fidélis de Piracicaba aos 09 de março de 1939. Vestiu o hábito em Taubaté no Convento de Santa Clara, aos 12 de janeiro de 1946. Foi seu mestre de noviços Frei Epifânio Menegazzo. Emitiu os primeiros votos em Taubaté, no Convento de Santa Clara, aos 21 de janeiro de 1947, perante Frei Felicíssimo de Prada. Os votos perpétuos, em Mococa, no Convento São José, aos 21 de janeiro de 1950 pelas mãos de Frei Marcos Brevi.

Em Mococa estudou Filosofia nos anos de 1947, 1948 e 1949. No Convento de São Paulo estudou Teologia nos anos de 1950-1953. Recebeu a primeira Tonsura aos 03 de junho de 1950 de Dom Antônio Alves de Siqueira, Bispo Auxiliar de S. Paulo, em São Paulo. Ali recebeu também o Ostiarato e o Leitorato aos 23 de setembro de 1950 de Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo. O Exorcisato e Acolitato, aos 23 de dezembro de 1950, em São Paulo de Dom Antônio Alves de Siqueira. O subdiaconato, aos 20 de setembro de 1952, de Dom Paulo Rolim Loureiro. Do mesmo Bispo recebeu também o Diaconato aos 20 de dezembro de 1952, e o Presbiterato aos 22 de fevereiro de 1953. Terminado os estudos, em agosto de 1953 partiu para Roma onde licenciou-se em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana em junho de 1956.

Retornando à Província lecionou História da Igreja para mais da metade dos Frades da Província que estiveram sob seus cuidados nos últimos anos que precederam suas ordenações. Foi Guardião, Superior e Pároco em várias Fraternidades da Província e por duas vezes Definidor Provincial.

com auxílio da PASCOM de Cândido Mota

Autor:
Paulo Henrique da Silva, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em SP
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.