Cristo mesmo é a nossa vida, a nossa oração e a nossa ação (Const. 3,4)

Cristo mesmo é a nossa vida, a nossa oração e a nossa ação (Const. 3,4)

O primeiro Encontro de Postulantes do Sudeste do Brasil com a participação dos noviços, após a pandemia, aconteceu de 20 a 27 de agosto, no Seminário Santo Antônio. Provindos das províncias de São Paulo, Minas e Rio, os formandos foram convidados a refletir sobre a oração mental, herança e marca da bela e santa reforma capuchinha.

Frei Ricardo A. Rodrigues, formador do pós-noviciado de Taubaté, apresentou um pouco das origens, das tradições e dos diversos métodos deixados por grandes místicos e mestres espirituais para a oração contemplativa. Para isso, escolheu seguir o percurso de ler, praticar e compreender.

Muito falada e pouco ensinada, a oração mental ou contemplativa foi fundamental para a vivência de nossos primeiros frades e santos e tem sido apelo de nossa Ordem como forma de guardar o carisma que recebemos de Deus.

Nossas constituições, no início do seu terceiro capítulo, dizem que a oração a Deus, como respiração de amor, nasce da moção do Espírito Santo, e na busca de conformar as palavras ao coração e o coração ao espírito, os presentes foram convidados a deixar-se tocar pelo silêncio, pois quem se permite fazer esta experiência coloca-se em relação mais profunda com o mundo, abre-se à paz e vive de modo mais autêntico (cf. Ratio I,2).

Momentos de lazer, esporte e convivência também foram marcantes neste encontro, que também tinha o intuito de entrosamento entre aqueles que futuramente farão o noviciado juntos.

Estavam presentes, além da fraternidade local, Fr. Luiz Mendes, formador da Província de Minas Gerais e Fr. Takaki, mestre de noviços, vigário provincial e conselheiro referencial para a formação, que presidiu a missa de encerramento.

Unidos num mesmo carisma, busquemos crescer na vida de oração, para que verdadeiramente tenhamos a consciência de que contemplando a Deus, sumo Bem e todo Bem, do qual procede todo bem, devem brotar de nosso coração a adoração, a ação de graças, a admiração e o louvor (Const. 3,6).

Gustavo da Rosa

Postulante Capuchinho | Fraternidade São Félix de Cantalício

Autor:
No items found.
Comente