DÉCIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DÉCIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

DÉCIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/06/2022

“Seguir Jesus é o coração da vida cristã”

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, Paz e Bem! A Eucaristia nos fortalece na caminhada com Jesus, que nos conduz rumo à liberdade e à vida segundo o Espírito. O Filho de Deus nos chama a segui-lo com determinação, alegria e paixão, e nos ensina a não deixar que outras propostas nos desviem do caminho por ele indicado. Celebremos com alegria, em comunhão com o 10°Encontro Mundial das Famílias, com o lema: “Amor em família: vocação e caminho da santidade”, que se encerra hoje em Roma, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Seguir fielmente a Jesus e deixar-se guiar pelo seu Espírito nos proporciona a verdadeira liberdade. Muitas vezes, porém, deixamo-nos arrastar pelo espírito do mundo, dos vícios, do ódio, da intolerância, do egoísmo, da violência e de tantas outras formas de escravidão. Supliquemos a misericórdia e o perdão de Deus, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Por tantas pessoas que atendem ao chamado do Senhor e seguem com alegria, determinação e paixão as suas pegadas, cantando.

LITURGIADA PALAVRA

Primeira Leitura: 1Rs 19,16.19-21

Salmo Responsorial: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!

Segunda Leitura: Gl 5,1.13-18

Evangelho: Lc 9,51-62

 

REFLEXÃO

- Seguir Jesus é o coração da vida cristã. É o essencial, o mais importante e o decisivo em nossa vida. Nada pode haver de mais urgente e inadiável. Nesse sentido, Jesus emprega imagens duras para sacudir as consciências de quem é convidado ou se dispõe a segui-lo. Ele não se preocupa com o número de seguidores, e sim com seguidores mais comprometidos que o sigam sem reservas, renunciando a falsas seguranças e assumindo as rupturas necessárias, como nos inspira o exemplo do profeta Eliseu, na primeira leitura. As palavras de Jesus nos questionam: que relação queremos estabelecer com Ele, nós que nos dizemos seguidores seus?

- Ao que se sente atraído por Ele dizendo: “Eu te seguirei para onde fores”, Jesus responde: “As raposas tem tocas e os pássaros tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Em outras palavras, Jesus não oferece segurança ou bem-estar aos seus. Não ajuda a ganhar dinheiro ou adquirir poder. Seguir Jesus é “viver a caminho”, sem instalar-nos no bem-estar e sem buscar um falso refúgio na religião.

- Abrir caminhos para o Reino trabalhando por uma vida mais humana é sempre a tarefa mais urgente. Nada deve atrasar nossa decisão. Ninguém nos deve reter ou frear. Não é possível seguir Jesus olhando para trás. Não é possível abrir caminhos para o reino de Deus permanecendo no passado. Trabalhar no projeto do Pai exige dedicação total, confiança no futuro e audácia para seguir os passos de Jesus.

- Seguir Jesus, significa não perde-lo de vista, não ficar longe dele: caminhar numa dinâmica de movimento. Por isso, o imobilismo dentro da Igreja é uma enfermidade mortal: mata a paixão de seguir Jesus, compartilhando sua vida, sua causa, seu destino. Na Igreja vivemos frequentemente distraídos por costumes e obrigações que provém do passado, mas não ajudam a gerar vida evangélica hoje. Há cristãos que se sentem como “mortos que se dedicam a enterrar mortos”. É o momento de voltar a Jesus e buscar primeiro o reino de Deus.

- “Aquele que põe a mão no arado e continua olhando para trás”, sufoca a criatividade do Espírito ou mata a imaginação evangélica, quando se controla toda novidade como perigosa e se promove uma religião estática, estamos impedindo o seguimento de Jesus. É o momento de buscar, mais uma vez, “vinho novo em odres novos”. Seguir Jesus não significa fugir para o passado já morto, mas procurar viver hoje com o espírito que animou Jesus. Como disse alguém com maestria, trata-se de viver hoje “com a atmosfera de Jesus” e não “ao sabor do vento que mais sopra”. Seguir Jesus implica quase sempre andar “contra a corrente”, com atitude de rebeldia diante de costumes, modas ou correntes de opinião que não concordam com o espírito do Evangelho. Exige estar dispostos a enfrentar conflitos e a cruz. Estar dispostos a compartilhar sua sorte.

- Diante da tentação do uso da violência contra os samaritanos da parte de alguns discípulos, Jesus busca arrancar de suas e de nossas consciências a falsa imagem de um Deus violento. Seus gestos, suas palavras, sua vida inteira revela um Deus Pai que não se impõe nunca pela violência. “Deus é um Pai que está próximo. Só quer uma vida mais digna e feliz para todos. Mudai vossa maneira de pensar e de agir e crede nesta Boa Notícia”.

 

PRECES DACOMUNIDADE

Presidente: No dia em que se conclui o 10° Encontro Mundial das Famílias, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, supliquemos. Após cada prece, cantemos: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a nossa também!

1. Pai Santo, estamos aqui, diante de ti, para louvar-te e agradecer-te pelo grande dom da família. Nós te pedimos pelas famílias consagradas no sacramento do matrimônio, para que possam redescobrir todos os dias a graça recebida e, como pequenas Igrejas domésticas, saibam testemunhar a tua presença e o amor com o qual Cristo ama a Igreja, cantemos...

2. Nós te pedimos pelas famílias que passam por dificuldades e sofrimentos, doença ou problemas que só tu conheces: que tu as sustentes e as tornes conscientes do caminho de santificação ao qual as chamas, para que possam experimentar a tua infinita misericórdia e encontrar novos caminhos para crescer no amor, cantemos...

3. Nós te pedimos pelas crianças e jovens, para que possam encontrar-te e responder com alegria à vocação que planejaste para eles; por seus pais e avós, para que sejam conscientes de serem sinal da paternidade e maternidade de Deus no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito, tu confias a eles; pela experiência de fraternidade que a família pode dar ao mundo, cantemos...

4. Senhor, concede que cada família possa viver a própria vocação à santidade na Igreja como um chamado a ser protagonista da evangelização, a serviço da vida e da paz, em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida, cantemos...

 

OFERTÓRIO

Animador: Junto ao pão e ao vinho, oferecemos ao Senhor, nosso profundo desejo e esforço de segui-lo com fidelidade, na família, na Igreja e na sociedade, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: Eucaristia, sacramento do amor, alimento indispensável de quem quer viver a intimidade e a fidelidade no seguimento das pegadas de Jesus Cristo. Recebamo-lo, cantando.

Autor:
No items found.
Comente