Noviços aprofundam conhecimento sobre as Constituições da Ordem

Noviços aprofundam conhecimento sobre as Constituições da Ordem

O estudo das Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos com os noviços da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul, da Custódia Brasil Oeste, Mato Grosso e Rondônia, e, Delegação no Haiti foi divida em duas etapas. e segundo o Assessor Frei Daison Fermino de Sá "Na primeira semana que aconteceu dos dias 4 a 8 de Janeiro, foi estudado do capítulo 1 ao 5. Na segunda etapa, dos dias 15 a 19 de Março estudamos dos capítulos 6 ao 12. Com leituras das próprias constituições e reflexões sobre cada capítulo, entre partilhas de experiências e conhecimentos de cada irmão fomos reconstruindo aquilo que é de nossa vida e missão".

O Frei Matheus Fernandes, noviço, partilha que: "Foi uma formação essencial para nossa caminhada de Noviço, conhecer as Constituições de nossa Ordem é de suma importância para a vida que Deus nos chamou e que queremos seguir a exemplo de Francisco e na forma do Evangelho. Nas Constituições está o nosso jeito de ser e de viver, é aquilo que somos, é a nossa identidade. Ela é um patrimônio inestimável de nossa Ordem. Conhecer a nossa história e as Constituições nos ajuda a poder viver e servir melhor no carisma franciscano-capuchinho". e ainda o noviço complementa, "A formação sobre as Constituições se deram em duas etapas. Na primeira etapa em janeiro os noviços foram convidados a refletir sobre: A vida dos Frades Menores Capuchinhos; A vocação para a nossa vida e a formação dos frades; A vida de oração, pobreza e o modo de trabalhar, assim podendo conhecer mais sobre o jeito Capuchinho de viver. Na segunda etapa os formandos apresentaram um capítulo cada um, trazendo os assuntos, os exemplos e que depois foram complementados pelo Frei Daison, podendo assim cada um usar da criatividade, fazendo uma interação sobre os assuntos e tirando as dúvidas. O estudo foi muito proveitoso e os temas da segunda etapa foram: A nossa vida em fraternidade; A nossa vida de penitência; O Governo da Ordem; A nossa vida apostólica; A nossa vida de obediência; A nossa vida na Castidade Consagrada e o anúncio do Evangelho e a vida de fé..."

E, para concluir Frei Daison emite e partilha sua experiência de assessorar um encontro com os noviços, "Esta foi a primeira experiência de formação com o noviciado. Trabalhar as Constituições dos Frades Menores Capuchinhos com os irmãos noviços, de fato, é uma grande responsabilidade, pois se trata de assuntos de nossa própria vida. E o noviciado é esta etapa em que os irmãos procuram viver a vida franciscana capuchinha de forma mais intensa e assim abraçar este ideal com amor. De certa, forma estudar e refletir a Constituições com os noviços sempre é uma forma de revigorar-nos em nosso carisma. Foi um momento de renovar a caminhada, bem como nos diz Santa Clara de Assis, para 'não perder de vista, o ponto de partida'”.

Autor:
Frei Vandrigo Zacchi
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.