Noviços aprofundam conhecimento sobre as Constituições da Ordem

Noviços aprofundam conhecimento sobre as Constituições da Ordem

O estudo das Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos com os noviços da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul, da Custódia Brasil Oeste, Mato Grosso e Rondônia, e, Delegação no Haiti foi divida em duas etapas. e segundo o Assessor Frei Daison Fermino de Sá "Na primeira semana que aconteceu dos dias 4 a 8 de Janeiro, foi estudado do capítulo 1 ao 5. Na segunda etapa, dos dias 15 a 19 de Março estudamos dos capítulos 6 ao 12. Com leituras das próprias constituições e reflexões sobre cada capítulo, entre partilhas de experiências e conhecimentos de cada irmão fomos reconstruindo aquilo que é de nossa vida e missão".

O Frei Matheus Fernandes, noviço, partilha que: "Foi uma formação essencial para nossa caminhada de Noviço, conhecer as Constituições de nossa Ordem é de suma importância para a vida que Deus nos chamou e que queremos seguir a exemplo de Francisco e na forma do Evangelho. Nas Constituições está o nosso jeito de ser e de viver, é aquilo que somos, é a nossa identidade. Ela é um patrimônio inestimável de nossa Ordem. Conhecer a nossa história e as Constituições nos ajuda a poder viver e servir melhor no carisma franciscano-capuchinho". e ainda o noviço complementa, "A formação sobre as Constituições se deram em duas etapas. Na primeira etapa em janeiro os noviços foram convidados a refletir sobre: A vida dos Frades Menores Capuchinhos; A vocação para a nossa vida e a formação dos frades; A vida de oração, pobreza e o modo de trabalhar, assim podendo conhecer mais sobre o jeito Capuchinho de viver. Na segunda etapa os formandos apresentaram um capítulo cada um, trazendo os assuntos, os exemplos e que depois foram complementados pelo Frei Daison, podendo assim cada um usar da criatividade, fazendo uma interação sobre os assuntos e tirando as dúvidas. O estudo foi muito proveitoso e os temas da segunda etapa foram: A nossa vida em fraternidade; A nossa vida de penitência; O Governo da Ordem; A nossa vida apostólica; A nossa vida de obediência; A nossa vida na Castidade Consagrada e o anúncio do Evangelho e a vida de fé..."

E, para concluir Frei Daison emite e partilha sua experiência de assessorar um encontro com os noviços, "Esta foi a primeira experiência de formação com o noviciado. Trabalhar as Constituições dos Frades Menores Capuchinhos com os irmãos noviços, de fato, é uma grande responsabilidade, pois se trata de assuntos de nossa própria vida. E o noviciado é esta etapa em que os irmãos procuram viver a vida franciscana capuchinha de forma mais intensa e assim abraçar este ideal com amor. De certa, forma estudar e refletir a Constituições com os noviços sempre é uma forma de revigorar-nos em nosso carisma. Foi um momento de renovar a caminhada, bem como nos diz Santa Clara de Assis, para 'não perder de vista, o ponto de partida'”.

Autor:
Frei Vandrigo Zacchi
No items found.
Comente