Dia de Oração pela Criação com os capuchinhos

Dia de Oração pela Criação com os capuchinhos

No Dia Mundial de Oração pela Criação, 1ºde setembro, instituído pelo Papa Francisco, em 2015, os capuchinhos celebraram este Dia, em uma live, com partilhas de experiências dos frades, orações e o lançamento de uma Campanha em Socorro ao Haiti. A mediação foi de frei Marcelo Toyansk (JPIC) e frei George Matheus Costeletos e a irmã Marinalva Carvalho contribuíam na recitação das orações e nas músicas, as quais se intercalavam com as partilhas das fortes experiências e compromissos dos capuchinhos no cuidado com a criação e a vida mais vulnerável.

Após a apresentação, tivemos frei Roberto Eufrásio compartilhando seu compromisso de muitos anos junto à realidade da Bacia do Rio São Francisco, que sofre pela salinização e grande redução de seu volume pela exploração gananciosa de suas águas. Ele também nos provocou a um maior compromisso com o cuidado com a criação! Após este testemunho devida, frei Klenner Antônio, jovem frade comprometido há anos com as comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, relatou sobre os ataques que os indígenas vêm sofrendo e a presença dos capuchinos junto a eles, destacando a presença com eles nas manifestações em Brasília contra a tese infundada do “marco temporal”.

Frei Wilson Zanatta seguiu com a partilha de sua atuação de quase 30 anos junto às comunidades de reforma agrária no Rio Grande do Sul, com um intenso trabalho junto à agroecologia, o reflorestamento, o movimento “sem terra” e as plantas medicinais. Grandes testemunhos no campo, que foram seguidos da partilha de frei Renato Moreira, do Rio de Janeiro, sobre a difícil vida nas periferias urbanas, em meio à violência e as carências, mas também com lutas e resistências. O frei relatou sobre algumas presenças dos capuchinhos em meio a estas realidades, como em Teresópolis, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. E ressaltou que ainda precisamos estar muito mais próximos dessa realidade desafiante.

Por fim, frei Paulo Xavier, de Manaus, discorreu sobre a realidade da Amazônia, tão cobiçada pelas suas florestas, minérios e diversos recursos e como os capuchinhos se fazem presentes nela, seja em meio às comunidades indígenas (Alto Solimões), na grande cidade (Manaus) ou mesmo nas estradas e juntos aos imigrantes (Roraima).Junto a estes profundos testemunhos, escutamos, então, a gravação do missionário brasileiro no Haiti, frei Aldir Crócoli, relatando a realidade dramática deste país e como podemos ajudar financeiramente através de uma Campanha. Este encontro on-line foi organizado pela Comissão JPIC(Justiça, Paz e Integridade da Criação) dos capuchinhos do Brasil e a Comunicap (Comunicação dos capuchinhos do Brasil).

Para ver na íntegra:

https://www.facebook.com/capuchinhosbr/videos/1036906547140904

https://www.youtube.com/watch?v=BQyXxg5_rgg

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente