Dia Mundial da Saúde Mental contará com "live" realizada pelos Capuchinhos de Minas Gerais

Dia Mundial da Saúde Mental contará com "live" realizada pelos Capuchinhos de Minas Gerais

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 10 de outubro desde 1992. Todos os anos, a Federação Mundial de Saúde Mental escolhe um tema. Essa data visa colocar temas da saúde mental nas agendas dos governos, para além de centrar a atenção pública na Saúde Mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.

As informações abaixo são da Organização Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, chega mais uma vez em um momento em que nossas vidas diárias continuam a mudar consideravelmente com o resultado da pandemia da COVID-19.

Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a COVID-19 para casa; aos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; aos trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; ao grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com muito pouca proteção contra a COVID-19; e para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes. Sem falar em como lidar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

As consequências econômicas da pandemia já estão sendo sentidas em todos os lugares, à medida que as empresas demitem funcionários na tentativa de salvar os negócios ou são forçadas a fechar totalmente.

Com base em emergências anteriores, espera-se que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentem significativamente nos próximos meses e anos. Investir em programas nacionais e internacionais de saúde mental, que há anos não recebem recursos, é mais importante do que nunca.

Em alguns países, a vida está voltando a uma certa aparência de normalidade; em outros, as taxas de transmissão e internações hospitalares permanecem altas, prejudicando a vida de famílias e comunidades.

Em todos os países, a pandemia teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. Alguns grupos, como os de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, estudantes, pessoas que vivem sozinhas e aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes, foram particularmente afetados. Ao mesmo tempo, uma pesquisa da OMS realizada em meados de 2020 mostrou claramente que os serviços de atendimento para transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias foram gravemente interrompidos durante a pandemia.

No entanto, existem motivos para otimismo. Durante a Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2021, governos em todo o mundo reconheceram a necessidade de expandir os serviços de saúde mental de qualidade em todos os níveis e endossaram o Plano de Ação Abrangente da OMS sobre Saúde Mental 2013-2020., Incluindo opções de implementação atualizadas para o Plano e indicadores para medir o progresso.

Chegou a hora de aproveitar essa energia renovada entre os líderes governamentais para tornar o atendimento de saúde mental de qualidade uma realidade para todos. O Dia Mundial da Saúde Mental representa uma oportunidade para líderes governamentais, organizações da sociedade civil e muitas outras partes interessadas discutirem as ações que já estão realizando e pretendem realizar em apoio a esse objetivo.

Imagem da Federação da Saúde Mental. Clique na imagem e conheça o site oficial.

Partindo dessa perspectiva os Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais irão promover uma live no próximo domingo, dia 10 de outubro, às 16h. A transmissão acontecerá pelo canal do YouTube e pelo Facebook @capuchinhosmg. As convidadas para esse momento serão:

Liliane Maria Alberto da Silva, Psicóloga e Psicanalista.
Graduada pela UFMG e Mestre em Psicologia pela PUC Minas.

Teresa Cristina da Silva Kurimoto, Enfermeira e Psicóloga. Professora Adjunta da UFMG.

Participem conosco! basta acessar o link abaixo.

Link: https://fb.watch/8yYLjLApo2/

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.

"Saúde mental para todos - vamos fazer acontecer"

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente