Encontro do Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia

Encontro do Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia

Aconteceu em São Paulo/SP, nos dias 25 a 27 de novembro, o Encontro Nacional do SINFRAJUPE – Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia. O evento reuniu 34 lideranças, representantes de diversos ramos da Família Franciscana, motivadas pela máxima de que “mais do que nunca é preciso esperançar”. Vindas(os) de Norte a Sul do País, a partir da nova realidade que se abre no país, frente aos retrocessos dos últimos anos no campo ambiental, dos direitos e da democracia. O principal objetivo do Encontro foi refletir sobre a trajetória de articulação das franciscanas e franciscanos no Brasil por meio do impulso que oferece o SINFRAJUPE. A partir do chão de nossas realidades, o momento permitiu a reformulação da estrutura e prioridades de articulação do movimento para os próximos anos.

O SINFRAJUPE passa a ser organizado por três Comissões (Meio Ambiente, Combate à Fome e Diversidade), bem como um Grupo de Trabalho (Mobilização/Comunicação e Expressões Populares). As pessoas eleitas durante o encontro como coordenadoras destes grupos formarão, juntamente com a Executiva do Sinfrajupe, uma Equipe de Articulação responsável por dar coesão às atividades e deliberar os direcionamentos de atuação. A proposta é que as Comissões e o GT sejam ampliados com participações de franciscanos e franciscanas engajadas(os) nessas questões temáticas e que possam participar no desenvolvimento das ações.

Como animador nacional de JPIC dos capuchinhos do Brasil, ressalto que o Encontro foi muito importante, pois fazia tempo que não nos encontrávamos enquanto Sinfrajupe, diversos franciscanos engajados na justiça, paz e ecologia a nível nacional. Este encontro ajuda a um intercâmbio maior entre nós e a buscarmos ações conjuntas. Hoje somos milhares de franciscanos e precisamos comunicar mais o carisma de Francisco de Assis em meio à realidade de exclusão e depredação em nosso país. Também é de grande importância uma atenção a novas criatividades e formas de expressão do franciscanismo hoje, de modo profético e transformador, em um tempo em que a religiosidade é adulterada e manipulada com frequência para interesses inclusive fascistas.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente