Encontro Vocacional de Autoconhecimento

Encontro Vocacional de Autoconhecimento

“A antropologia franciscana enfatiza o caráter dinâmico de tudo o que é criado. Em seu dinamismo, cada criatura é chamada a atingir a sua plenitude. A identidade se exprime no próprio momento em que estamos vivendo. Daí surgem as perguntas em relação a quem quero ser, como quero viver e quais valores quero encarnar. Depende de nós de qual modo queremos nos inserir neste mundo e como participar do desígnio da sociedade atual, da cultura e da Igreja. Deus nos cria capazes e responsáveis por construir a nossa identidade pessoal e institucional” (Ratio Formationis, 74)

Entre os dias 08 e 11 de Setembro do ano corrente, realizou-se na cidade de Caruaru o Encontro Vocacional de Autoconhecimento. Este é o segundo encontro de um conjunto de momentos destinados aos nossos vocacionados que já se preparam para o ingresso na etapa formativa do postulado. 

Durante o encontro, os vocacionados de todo o território provincial convivem fraternalmente e experimentam um pouco mais da nossa forma de vida. Por se tratar do segundo momento, todos eles já se conheciam, o que possibilitou uma interação bastante espontânea. 

Contudo, o encontro teve por objetivo, como o próprio nome já informa, o aprofundamento de cada um acerca de si mesmo. Durante os dias em que estavam reunidos no Convento do Coração Eucarístico de Jesus, em Caruaru, os vocacionados tiveram formação e acompanhamento personalizado com uma equipe de psicólogas. Esse trabalho visa dar um vislumbre acerca dos caminhos que o dinamismo individual de cada vocacionado pode levá-los. Dessa forma, o processo formativo pode assumir esses dinamismos de forma personalizada, quando estiverem em consonância com os valores que norteiam a nossa forma de vida, ou, se necessário, realizar a correção, orientando para a construção da identidade capuchinha.

O grupo se reunirá novamente no primeiro final de semana de novembro, para um segundo momento com as psicólogas e para conversar com a equipe de animação vocacional e com a secretaria de formação inicial.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos do Nordeste | PE - AL - PB - RN
No items found.
Comente