Ensaio sobre os estigmas de São Francisco

Ensaio sobre os estigmas de São Francisco

(...) acima de tudo, que, comparado a maioria de nós, pelo menos, São Francisco é a mais sublime aproximação ao Mestre, e, ainda sendo um intermediário e um reflexo, é, todavia, um esplêndido e misericordioso espelho de Cristo. (G.K Chestertone )

Foi proposital iniciar a presente reflexão com as eximias e poéticas palavras de Chestertone, esse nobre escritor 0inglês que de maneira peculiar põem Francisco de Assis como um espelho do Mestre Jesus, assim claro, como outros grandes franciscanos também sugerem. É justamente desse ponto de partida de um espelho que seguem as meditações espirituais a seguir, sobre os estigmas de São Francisco. Talvez um tanto quanto pessoais e subjetivas, todavia, auridas das mais singelas afeições franciscanas.

Pondero ao leitor que percorra as meditações espirituais que seguem a respeito do Pobre de Assis, como em profunda oração, e se a sabedoria e a humildade franciscana me permitem, servir-me-ei das palavras de São Boaventura, fiel seguidor de Francisco, que em sua obra magna espiritual nos exorta;  “Que não venha a crer que baste a leitura sem a unção, a meditação sem a devoção, a indagação sem a admiração, a atenção profunda sem a alegria do coração, a atividade sem a piedade, a ciência sem a caridade (...) ” (Itin, prólogo, n 4).

Nas principais hagiografias de São Francisco, dentre os mais belos episódios que narram a vida do Pobre de Assis, se reverbera com maior nobilidade o momento da união de Francisco com o Crucificado, que a tradição franciscana costuma chamar de estigmatização, mas, como nossa linguagem pretende ser espiritual pode-se pois chamar esse episódio de encontro, ou ainda de Cristificação. Não tanto por se tratar de um novo conceito, longe de tal pensamento, mais sim por parecer que o termo encontro uma melhor acepção ao momento em que Francisco espelha ao mundo o reflexo do Mestre da cruz, e traz assim uma novidade ao que já era novo, por se tratar da loucura da Cruz.

Voltemos nosso coração ao século XIII, em especial a Assis. Era o ano de 1224, dois anos depois o Poverello faria seu trânsito, todavia, no episódio em questão ele transitava até o monte Alverne. É interessante rememorar que a montanha (ou monte) sempre foi entre os místicos o lugar de encontro com Deus.  Parece florir nos montes certas fendas de aproximação e de encontro com o mistério, que muitas vezes se revela nos corações. Um encontro que pressupõe, nas acepções bíblicas, a revelação de Deus, como foi com Moises, que, o Deus sem nome se fez nomeável (Ex 3, 14-15).

A experiência de Moises no monte Horeb traz a revelação do nome de Deus, e em um pitoresco cenário, também em um monte só que este chamado Monte das Oliveiras, ou Getsêmani, Nosso Senhor se prepara para sua cruz, para sua entrega, para consumar seu mistério. Ora, também Francisco no monte faz seu grande momento de indizível significação. O Pobre de Assis se torna para o mundo um outro Cristo, e tudo começa com a revelação do Divino como narra Boaventura em sua Legenda Maior.

Portanto, como estivesse arrebatado em Deus por seráficos ardores dos desejos e por compassiva doçura se transformasse naquele que por excessiva caridade (cf. Ef 2,4) quis ser crucificado, numa manhã, na proximidade da festa da Exaltação da Santa Cruz, enquanto rezava num lado do monte, viu um Serafim que tinha seis asas (cf. Is, 6,2) tão inflamadas quão esplêndidas a descer da sublimidade dos céus. E como tivesse chegado em voo rapidíssimo a um lugar no ar próximo do homem de Deus, apareceu entre as asas a imagem de um homem crucificado que tinha as mãos em forma de cruz e os pês estendidos e pregados na cruz. (LM 13, 3, 1 - 3)

O biógrafo do Santo de Assis que também foi mais tarde canonizado, São Boaventura, relata na sua exímia obra a hagiografia de nosso Poverello, o momento ápice da vida de Francisco que foi seu encontro com o Crucificado.

No monte Alverne Francisco estava em um dos momentos mais solitários de sua vida, em profundas angústias a níveis existenciais e subjetivas, de certa forma foi um dos momentos mais sombrios da vida de nosso santo. E diante desse enigma de estar no meio de uma “noite escura” como dizem alguns místicos, surge então o encontro de natureza singularíssima, Deus se revela a Francisco, mais também Francisco se revela a Deus, um vai ao encontro do outro. O Deus-Homem que se insere na história, revela-se na vida de um simples frade de uma pequena cidade do interior.

O encontro com o Crucificado perpassa uma dimensão mística que envolve uma série de fatores que não poderíamos abordar nesta breve reflexão, contudo, é pitoresco como o encontro é ante qualquer outra coisa movido por um profundo desejo, e o desejo de Francisco era justamente o desejo de Deus, o coração de São Francisco se apetecia inteiramente por Cristo Crucificado.

Uma primeira narrativa, um pouco anterior a de Boaventura se encontra em Tomás de Celano. Este narra o encontro de forma mais simples que Boaventura, todavia, sendo esse relato de Frei Celano a Vida Primeira, tem-se nesses escritos uma formidável fonte de riqueza histórica:

Dois anos antes de devolver sua alma ao céu, permanecendo ele no eremitério que pelo lugar em que estava situado se chama Alverne, viu, numa visão divina (cf, Ez,1,1;8,1), um homem á semelhança de um Serafim que tinha seis asas, o qual pairava acima dele com as mãos estendidas e com os pés unidos, pregado na cruz. (...) Pensava solicito o que poderia significar esta visão, e o espirito dele ficava muito ansioso (cf. Sl 142,4) para captar o sentido inteligível dela(...). (1Cel 94)

Ora, encontra-se neste relato, de outro hagiógrafo de São Francisco, um elemento interessante quando o Crucificado aparece a Francisco, é dito que Francisco tentava entender o incompreensível, ou como fala Celano, “captar o sentido inteligível dela (da visão)”. Olhando pelo lado da mística, a revelação de Deus é sempre misteriosa, todos os esforços do intelecto humano de captar conceitos, definições ou mesmo compreender esses fenômenos de teofania acabam por fracassar. E sendo realista, também nossa reflexão falharia se tentarmos aqui captar aquilo que a cognoscibilidade é incapaz de alcançar, que em última instância, é o encontro de dois amores. E tal como em todo bom romance, somente os que se amam sabem como é, pois não é sistematização, mas se trata de viver, de existir, se trata do ato puro em si, por isso é mistério de amor.

Se em certa medida parece já ser estupefato o encontro e a revelação do Crucificado no Alverne, para ser ainda mais pitoresco o que vem depois torna-se chave de compreensão da vida de Francisco. Pela primeira vez na história do cristianismo o amante se torna imagem do amado, e a forma da criatura se assemelha ao Criador. O episódio polêmico, mais poético, do Pobre de Assis que ganha as marcas do Rei do Universo. O mais simples dos homens, se torna maior que a própria montanha em que ele estava, e o mistério e o Divino novamente se reverbera na frágil humanidade.  

Desaparecendo, então, a visão, deixou no coração dele um admirável ardor, mas também na carne imprimiu a não menos admirável imagem dos sinais. – Pois, imediatamente começaram a aparecer nas mãos e nos pés dele os sinais dos cravos (cf. Jo 20, 25), do mesmo modo como vira pouco antes naquela figura de homem crucificado. (LM 13, 3)

Aqui novamente temos Boaventura que narra com todo seu exímio domínio da linguagem, o episódio que marca o ápice da vida espiritual de Francisco de Assis. Podemos rezar o trecho e pensar em que nível o coração de Francisco estava durante as impressões dos estigmas. Como sua alma, levada a máxima depois do encontro revelador se encontrou. Leva-nos a refletir a natureza humana de cada indivíduo. Como ficamos marcados depois de encontrarmos com o Divino. Que sinais ficam em nossos corações após termos feito um encontro com o Sagrado. São provocações pertinentes é claro, mais são as questões que a experiência de Francisco nos convida.

Poderíamos nos deter como tantos em refletir sobre esses episódios. Contudo, penso que se tornaria nula qualquer tentativa de dizer o indizível como comentado anteriormente. A experiência pessoal foi de Cristo e Francisco, e cabe aos amantes o real significado desse encontro, a nós, contudo, é possível rezarmos a cena.

Diante do encontro com o Mestre, o Poverello se torna um espelho, que reflete a paixão, o sofrimento a cruz. Lembramos que as marcas da Cruz possuem uma leitura interessante quando esta se mostra revelando também a humanidade de Cristo. É radiante então pensar, que nos sinais que simbolizam a “fraqueza” de Cristo, suas dores, sua cruz, suas feridas e sua humanidade, em Francisco marcam e simbolizam a mesma dimensão, a humanidade e a cruz.

Há então, nestes episódios, uma dimensão muito mais profunda que a mera adequação do corpo de um com o outro, das dores físicas de um para com o outro. Acontece uma real cristificação, a tal ponto que em Francisco se refletia o próprio Cristo, muito mais internamente que externamente, e nesta acepção, os estigmas seriam ante quaisquer outras coisas a própria crucifixão de Cristo em Francisco. Neste ponto, convém usar Paulo que bem expressa essa união amante em amado, “Fui crucificado junto com Cristo, já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gál 2, 20).

Por fim, diante de todas essas provocações, resta apenas afirmar que os estigmas, mesmo na sua relação pessoal e inteligível, pois se trata de mistério entre o ser de Francisco e o Ser que é Deus-Homem. Resta-nos a admiração, o encantamento, o exemplo e o amor. Que também cada um de nós em nossos corações, possamos herdar as marcas da paixão, depois de nosso encontro pessoal com Cristo. Que essas marcas, sejam para nós verdadeiras marcas de Cruz, e segundo a fé cristã, a Cruz precede a ressureição.

Finalizo esta breve reflexão e rogo a Deus, que sempre possamos verdadeiramente nos alegrar no mistério da cruz, como verdadeiros franciscanos e como verdadeiros cristãos, que abraçam a cruz e vivem esse mistério, que nos narra São Paulo: “com efeito, a linguagem da Cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus (1 Cor, 18)”.

Autor:
Frei Gabriel Fonseca de Oliveira Maciel, OFMCap
No items found.
Comente